Indústria de motocicletas tem melhor primeiro trimestre desde 2012

A crescente que o setor de duas rodas alcança cada vez mais registrou a produção nacional de 438.038 motocicletas

fábrica indústria de moto motocicleta
As vendas nacionais crescera junto com a produção (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 11/04/2024 às 09h02

O setor de fabricação de motocicletas cresceu 10,3% no volume de produção durante os três primeiros meses de 2024. Os resultados deste primeiro trimestre reforçam a atenção que os veículos de duas rodas têm no Brasil desde meados da pandemia do covid-19.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os dados, divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), apontam que 438.038 unidades foram produzidas pelas fábricas situadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) no período.

VEJA TAMBÉM:

Esse desempenho na produção de motocicletas é o melhor resultado alcançado pelo setor para o primeiro trimestre desde 2012.

Além do primeiro trimestre, o mês de março apresentou números positivos para a indústria das duas rodas, com a produção de 156.322 motocicletas, um aumento de 11,3% em relação a fevereiro e 2,5% superior ao mesmo período de 2023.

Para o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, os números comprovam o esforço das fabricantes em manter a curva de produção ascendente.

A tendência é que esse ritmo seja mantido ao longo do ano, pois a procura pela motocicleta como solução de mobilidade ou para o trabalho segue em alta, mantendo o mercado aquecido”, afirma.

Indústria de motocicletas – Varejo

No que diz respeito às vendas no varejo, os licenciamentos no primeiro trimestre totalizaram 432.402 unidades, marcando um crescimento expressivo de 21,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este também foi o melhor desempenho em termos de emplacamentos em 13 anos, segundo a Abraciclo. Em março as vendas no varejo somaram 152.719 motocicletas, registrando um aumento de 4,6% em relação a março de 2023 e de 12% em relação a fevereiro.

Apesar destes positivos, na parte de importações da indústria de motocicletas registrou 9.379 unidades para o mercado externo, marcando uma queda de 8,7% em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, em março, as exportações tiveram um crescimento significativo, totalizando 4.093 unidades, um aumento de 45,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 46,7% em relação a fevereiro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário