Indústria de motocicletas tem melhor primeiro trimestre desde 2012

A crescente que o setor de duas rodas alcança cada vez mais registrou a produção nacional de 438.038 motocicletas

fábrica indústria de moto motocicleta
As vendas nacionais crescera junto com a produção (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 11/04/2024 às 09h02

O setor de fabricação de motocicletas cresceu 10,3% no volume de produção durante os três primeiros meses de 2024. Os resultados deste primeiro trimestre reforçam a atenção que os veículos de duas rodas têm no Brasil desde meados da pandemia do covid-19.

Os dados, divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), apontam que 438.038 unidades foram produzidas pelas fábricas situadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) no período.

VEJA TAMBÉM:

Esse desempenho na produção de motocicletas é o melhor resultado alcançado pelo setor para o primeiro trimestre desde 2012.

Além do primeiro trimestre, o mês de março apresentou números positivos para a indústria das duas rodas, com a produção de 156.322 motocicletas, um aumento de 11,3% em relação a fevereiro e 2,5% superior ao mesmo período de 2023.

Para o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, os números comprovam o esforço das fabricantes em manter a curva de produção ascendente.

A tendência é que esse ritmo seja mantido ao longo do ano, pois a procura pela motocicleta como solução de mobilidade ou para o trabalho segue em alta, mantendo o mercado aquecido”, afirma.

Indústria de motocicletas – Varejo

No que diz respeito às vendas no varejo, os licenciamentos no primeiro trimestre totalizaram 432.402 unidades, marcando um crescimento expressivo de 21,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este também foi o melhor desempenho em termos de emplacamentos em 13 anos, segundo a Abraciclo. Em março as vendas no varejo somaram 152.719 motocicletas, registrando um aumento de 4,6% em relação a março de 2023 e de 12% em relação a fevereiro.

Apesar destes positivos, na parte de importações da indústria de motocicletas registrou 9.379 unidades para o mercado externo, marcando uma queda de 8,7% em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, em março, as exportações tiveram um crescimento significativo, totalizando 4.093 unidades, um aumento de 45,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 46,7% em relação a fevereiro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário