Este foram os maiores lançamentos de motos em 2024
Dentre todas as novidades lançadas em 2024 as motos que se adequaram às novas tecnologias e questões de segurança foram as que mais impactam
Dentre todas as novidades lançadas em 2024 as motos que se adequaram às novas tecnologias e questões de segurança foram as que mais impactam
O ano de 2024 foi muito movimentado para o mercado de duas rodas, que em 2025 se adequa às novas leis de emissão do Promot 5 e por isso muitos modelos sofreram atualizações em seus motores e por consequência na lataria. Porém, as novas tecnologias e a exigência do mercado também fizeram as fabricantes a adequar seus modelos ao segmento. Listamos abaixo as principais novidades do período, tomando por base estas atualizações e novidades cativantes.
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Começando com a marca mais vendida do Brasil, a Honda lançou uma de suas principais motos no fim de 2023, mas a colocou nas lojas apenas em janeiro de 2024.
Esta crossover que juntou a antiga Sahara com a XRE 300 – que esteve no mercado entre 2010 e 2013 – agradou alguns pela nova motorização inspirada na CB 300F Twister (porém mais potente e forte) e pelo novo chassi feito a partir das estruturas das trilheiras CRF. Entretanto, nem todos ficaram felizes e a crítica aos valores que se elevaram neste modelo que tem a mesma proposta da antiga XRE e a nova estética caíram aos montes sobre a moto. Fato é que o modelo é sim uma nova moto e não apenas um facelift.
Logo em seguida a japonesa atualizou a sua menor motocicleta, a Pop. A pequena ficou levemente mais potente que a antiga, mas as maiores mudanças foram na adesão à partida elétrica e o abandono do pedal (atualização muito pedida pelos consumidores), e também no fim do manete de embreagem já que ela passou a portar um câmbio automatizado com caixa rotativa de quatro velocidades. A pequena se adequa mais aos seus consumidores que a utilizam em curtas distâncias e em meio ao trânsito urbano.
No meio do ano, durante o Festival Interlagos, o retorno da Honda Tornado foi uma das grandes novidades do mercado de motos de 2024. Agora com um motor de 300 cm³ o modelo trilheiro de banco reto e estreito voltaria ao país, após 16 anos fora.
Mais robusta, a trilheira herdou algumas partes da nova XRE 300, porém com novos ajustes de suspensão, chassi e outros que a preparam mais para um ambiente off-road
Por fim a vermelhinha lançou atualizações em seus modelos mais vendidos como a CG, mas estas novidades chegaram primeiro na Honda NXR 160 Bros. A pequena trilheira da marca foi praticamente obrigada pelo mercado a se adequar ao sistema de freios ABS, que vinha sendo colocado em algumas motos de novas marcas do mercado brasileiro.
Além dos freios antitravamento ela passou a contar também com um disco de feio na roda traseira – para completar o conjunto – um novo painel mais tecnológico e completo, novas carenagens, luzes em LED e outros.
Também trazida no Festival Interlagos de 2024, a Yamaha Ténéré 700 finalmente chegou ao Brasil. Na verdade ainda não chegou, mas teve sua confirmação e apresentação feitas para o início das vendas em 2025.
Ela demorou 5 anos para chegar ao mercado, mas felizmente irá chegar já atualizada com a nova T7 que foi lançada no mercado exterior. Esta conta com o mesmo propulsor 689 cm³, porém com ajustes nas estruturas, suspensão e tecnologias.
Ainda em Interlagos a Kawasaki trouxe uma nova família de 500. As Ninja 500 e Z 500 entraram no line up da marca em substituição às 400 que estavam no mercado de motos nacional. A estratégia não passou de uma readequação ao mercado, já que a Ninja 300 estava de volta e ter um modelo um pouco maior faria mais sentido. As novas 500 também são adequadas às novas leis de emissão.
Fechando a gama das japonesas tradicionais do Brasil, a Suzuki lançou duas irmãs 800 para o mercado de nakedes e big trails, as GSX-8S e V-Strom 800. Portando o mesmo motor 776 cm³, os modelos são bem parecidos nos quesitos tecnologia e desenvolvimento. Elas possuem diferentes modos de pilotagem e até quickshifter, mas cada uma com uma proposta e pilotagem.
Indo para outras nacionalidades, a indiana Royal Enfield lançou a Super Meteor 650, sua primeira chopper de média capacidade. Sendo maior que sua irmã 350 o modelo se comporta com mais maestria em velocidades mais elevadas e pistas mais rápidas e, embora seu tamanho avantajado, a facilidade de comandá-la a tornam o grande lançamento custom do mercado de motos de 2024.
A Triumph, assim como a Suzuki, lançou dois modelos “irmãos”, porém estes com menos diferenças. Tanto a Scrambler 400X, quanto a Speed 400 são inspiradas em clássicas e que se saem bem tanto na cidade quanto em rodovias, porém a maior com uma posição de pilotagem mais imponente.
A Triumph acertou muito em lançar essas duas motos no Brasil, já que elas iniciaram uma categoria de motos menores da marca que até então só trabalhava com motores médios/grandes. Isso viabilizou também preços mais acessíveis ao consumidor.
A big trail mais equipada do Brasil também foi atualizada para 2024 e desta vez com mudança de motor e até de nome. Em substituição a R 1250, a BMW R 1300 GS chegou ainda mais tecnológica que sua irmã menor, portando vários modos de pilotagem, controles de altura e suspensão, além dos assistentes de pilotagem com controle de cruzeiro, alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa e controle de distância. O modelo possui o motor de moto mais potente já feito pela marca alemã.
A Shineray Storm 200 chegou no mercado brasileiro de motos em 2024 para mudar a ideia que se tinha da chinesa que só fazia modelos mais simples. Agora com o maior motor disponível pela fabricante, a Storm 200 chega com características e uma moto premium como: painel de LED completo, suspensão invertida, freio ABS e iluminação full LED.
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