Grande maioria dos modelos utiliza filtros descartáveis que devem ser substituídos a cada 12.000 ou 18.000 quilômetros
Para que uma moto a combustão funcione ela precisa de três elementos fundamentais: combustível, combustível e calor. O combustível é a gasolina e para os que não entendem termos técnicos, o combustível é o oxigênio. Quando este é aspirado para dentro do motor, passa por várias barreiras físicas que impedem detritos e partículas de sujeiras prejudiciais à máquina. Por isso o filtro de ar da moto requer tanto cuidado e não pode ser “limpo” caso contraindicações.
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Feito de um composto semelhante ao papel, o filtro de ar de moto absorve as sujeiras até perder suas capacidades pelo excesso de resíduos. A partir deste momento a substituição é necessária.
Essa recomendação serve para a maioria das motocicletas cotidianas, que utilizam este tipo de filtro. Motos esportivas ou de trilha utilizam de filtros laváveis e para elas a conversa é outra. Motocicletas com filtro de “papel” tem que obedecer um prazo de troca para manter o bom funcionamento.
Nunca limpe o filtro com ar comprimido. Isso afeta a capacidade de filtragem. O certo é sempre fazer a substituição”, afirmou a fabricante de filtros Wega, em vídeo educativo.
Como disse a Wega, esse tipo comum de “limpeza” é contraindicado. A chances da alta pressão danificarem o equipamento que é relativamente frágil são muitas. Sem falar que, mesmo que aparente, ele não ficará 100% limpo.
Alguns fabricantes de moto até orientam em uma limpeza suave do filtro da moto, retirando e, com leves batidas em seu corpo, eliminando o excesso de resíduos. Essa manutenção garante apenas mais alguns quilômetros com o item de filtragem, que a próxima revisão deve ser trocado.
Variando de modelo para modelo, a troca do filtro de ar requer apenas uma chave philips e uma limpeza do local que armazena o componente. Basta remover os parafusos, limpar em torno da cápsula do equipamento e colocar o filtro novo antes de fechar – atenção para colocar tudo da forma e lados corretos.
Rodar com o filtro sujo ou sem ele impacta diretamente na vida útil do motor da moto. Quando partículas de sujeira entram no motor, elas penetram nas cavidades milimétricas internas, como cilindros, pistões e válvulas, causando desgaste prematuro por atrito e abrasão. Esse acúmulo pode comprometer a lubrificação, reduzir a eficiência do motor e até levar a falhas graves, exigindo manutenções caras ou até uma retífica completa. Quanto maior a partícula, maior as chances de dar tudo errado.
Siga o manual do proprietário e faça as manutenções quando iniciado. Normalmente a troca do filtro acontece a cada duas ou três trocas de óleo.
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