Marc Márquez é heptacampeão da MotoGP no Japão

Na pista de Motegi o piloto espanhol igualou a marca Valentino Rossi, com nove títulos no Mundial de Motovelocidade

Marc Márquez campeão MotoGP 2025 GP japão montegi
Márquez conquista seu sétimo título da MotoGP depois de superar grave lesão e outras dificuldades desde 2020 (Fotos: MotoGP | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 29/09/2025 às 12h00

Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) é o campeão mundial de MotoGP de 2025. O piloto espanhol garantiu seu sétimo título na categoria principal após terminar em segundo lugar no Grande Prêmio Motul do Japão, com cinco etapas ainda por disputar na temporada.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

A vitória em Motegi ficou com seu companheiro de equipe, Francesco Bagnaia. Com o resultado, Márquez chegou a 541 pontos no campeonato, contra 340 do irmão Álex Márquez , o rival mais próximo, que finalizou a corrida na sexta posição e já não pode mais alcançá-lo na classificação geral.

VEJA TAMBÉM:

O domínio do espanhol em 2025 foi absoluto: foram 11 vitórias e 15 pódios ao longo do campeonato. O título encerra um jejum de quase seis anos desde sua última conquista, marcando uma das maiores viradas de jogo recentes no esporte.

Marc Márquez campeão MotoGP 2025 GP japão montegi equipe
Marc Márquez encerrou jejum de quase seis anos sem conquistar um título da MotoGP.

“Hoje não consegui controlar as emoções, era difícil até ver os pontos de freio”, afirmou Márquez na coletiva após a etapa japonesa.

A trajetória do piloto é marcada pelo sucesso desde sua estreia nas 125cc, em 2010. Entre 2013 e 2019, competindo pela Honda, Márquez conquistou seis títulos da MotoGP em sete anos (2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019), além de vencer o campeonato já como estreante na principal categoria.

A sequência vitoriosa, no entanto, foi interrompida em 2020. No retorno de uma temporada adiada pela pandemia, Márquez sofreu uma grave fratura no braço direito durante a prova de Jerez de la Frontera. Em seguida, o espanhol passou por um retorno precipitado, três equipes, dois fabricantes, múltiplas cirurgias, episódios de visão dupla, lesões no ombro e na mão, além de longos períodos afastado das pistas.

Após um processo de recuperação complexo e decisivo para salvar sua carreira, o espanhol voltou ao topo do pódio e se tornou heptacampeão mundial de MotoGP. “Seis anos atrás, eu não sabia o que era sofrer. Só tinha conhecido a glória. É verdade que tive algumas lesões, mas eram sempre três ou quatro meses de recuperação e depois voltavam as vitórias”, relembrou.

Aos 32 anos, Márquez iguala o recorde de Valentino Rossi, também com sete títulos, e fica a apenas uma conquista das oito taças de Giacomo Agostini, lenda italiana que dominou a motovelocidade nas décadas de 1960 e 1970.

“Não quero lembrar o que passei, só aproveitar o momento. Foi superdifícil, mas agora estou em paz comigo mesmo. Cometi um erro ao voltar cedo demais. Lutei, lutei e venci outra vez. Agora estou em paz”, declarou a lenda espanhola após confirmar mais um título mundial.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário