Qual o melhor óleo para moto? Tem uma regrinha simples para saber
Quem cuida da sua pequena, média, ou gigante sempre se preocupa com a qualidade dos itens que vão nela, e o lubrificante é um bem importante
Quem cuida da sua pequena, média, ou gigante sempre se preocupa com a qualidade dos itens que vão nela, e o lubrificante é um bem importante
Na hora de realizar a troca do lubrificante vêm a dúvida: “qual deles eu escolho?” E isso é uma indagação muito comum já que são várias marcas de diferentes especificações. E por mais que seja comum que o vendedor recomende um, é importante saber por si só qual o melhor óleo para moto.
VEJA TAMBÉM:
Qual o melhor óleo para moto?
A regrinha simples para saber qual lubrificante escolher é CONSULTAR O MANUAL DO FABRICANTE. Nele fica especificado qual o melhor óleo lubrificante para o motor daquele modelo de motocicleta.
Cada montadora costuma recomendar um lubrificante com as medidas e viscosidade específicas e até um da própria marca.
Outro ponto importante é não ficar trocando de marca óleo a todo momento. Siga fiel ao lubrificante escolhido e só mude se houver necessidade.
Qual a importância da viscosidade do óleo lubrificante?
A viscosidade do óleo é o que garante a espessura daquele lubrificante. Cada motor necessita de um tipo para garantir que ele flua e passe pelas engrenagens corretamente.
Todo óleo de motor possui números junto à letra W, que vem da palavra winter. Na sigla 5W40, por exemplo, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Quanto mais baixo for esse número, menor a viscosidade, maior a fluidez e menor será o esforço do motor na hora de dar a primeira partida. O segundo número aponta a viscosidade do óleo em altas temperaturas, quando o motor já está em funcionamento há algum tempo.
Quais os problemas de usar o óleo lubrificante errado?
Se o óleo para moto for o errado, os prejuízos para a moto podem ser muitos. O principal são os danos relacionados ao motor, pois o equipamento não será lubrificado da maneira correta, o que gera atrito entre as partes rodantes do propulsor e leva a quebra de equipamentos internos e até mesmo a necessidade de uma retifica. Por isso, sempre é importante utilizar o óleo para moto indicado pelo manual, ou com as mesmas especificações.
Existe a necessidade de mudar o óleo para moto?
Quando a moto já está com o motor mais rodado, mais gasto, ela começa a queimar mais óleo do que o normal. Isso acontece porque os componentes internos já não estão tão bem alinhados ou nas medidas perfeitas. Neste caso, uma medida paliativa é usar um óleo lubrificante que seja mais espeço em altas temperaturas. O problema da queima excessiva será mascarado por um tempo, mas o motor continuará cansado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Siga o manual e perca seu motor
Sem noção! vc que é um zé ninguém que sabe mais do que os engenheiros. me poupe.
Que deselegante
Bom dia!
Gostaria de saber se existe algum estudo comprovando que usar óleo mais grosso vai melhorar alguma coisa em um motor que já está muito rodado ou até queimando óleo.
Obrigado!