Moto automática é uma tendência do mercado, goste você ou não
Recentemente algumas marcas de duas rodas anunciaram novos câmbios em suas motos, o que certamente instigou as concorrentes
Recentemente algumas marcas de duas rodas anunciaram novos câmbios em suas motos, o que certamente instigou as concorrentes
As marcas já vinham nos avisando que essa hora chegaria, mas agora que a Yamaha anunciou um projeto encaminhado e a BMW soltou um modelo novo e recheado de tecnologia que a moto automática realmente parece ser uma tendência do mercado. E mesmo que o consumidor se mostre resistente, parece que este é o futuro.
VEJA TAMBÉM:
Deixando de lados as scooters – que são todas automáticas do tipo CVT e não são motocicletas propriamente ditas – e voltando um pouco mais nesta cronologia de fabricantes, aqui no Brasil a Honda foi a primeira e até então única a contar com uma moto automática, ou melhor automatizada. A Transmissão de Dupla Embreagem (DCT) chegou como a primeira que trocava as marchas sem que haja a necessidade de intervenção do piloto. Inclusive esta tecnologia passou a ser fabricada aqui no país no fim de 2023.
Já a BMW anunciou há algum tempo que estava desenvolvendo um modelo também automatizado, que saiu na nova R 1300 GS Adventure. E a última a adentrar nessa briga foi a Yamaha, que publicou estar desenvolvendo uma transmissão na mesma linha.
Motos com câmbio automatizado:
Mas tal novidade que essas três gigantes do mercado mundial trouxeram certamente não ficarão apenas entre elas. Outras fortes do mercado como a Triumph, Kawasaki, Ducati e mais concorrentes contam com o quick shifter em várias de suas motos. Partindo dessa premissa seria muita presunção ignorar a ideia de que elas já não estariam também de olho nas motos automáticas.
Porém, não são apenas as grandes trilheiras de marcas de luxo que estão recebendo os câmbios mais aprimorados por aqui. A Honda que fabrica modelos de alto nível e também populares atualizou a Pop e a deixou sem embreagem, adotando a mesma transmissão que a sua parceira de marca, a Biz. Agora ambas são do tipo rotativo e basta bater o pé para trocar as marchas.
Ainda sim, mesmo que estas pequenas tenham recebido tal tecnologia praticamente certo que uma transmissão automática não chegue nelas. Seria um investimento muito alto e certamente inviável. A tecnologia da moto automática deve permanecer apenas em modelos intermediários ou grandes, com motores acima de 600 cm³, pelo menos nos próximos anos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |