Moto cheirando à gasolina? Veja os prováveis motivos

É importante verificar todo o sistema que passa o combustível, desde a tampa do bocal de até as saídas como escapamento e ladrão

abastecendo moto
São vários os motivos que podem ser facilmente identificados (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 22/05/2024 às 09h02
Atualizado em 22/05/2024 às 14h28

Na hora de abastecer a moto, o cheiro de combustível é óbvio, já que o ambiente está cheio dela e também o bocal está aberto para colocar mais. Porém, depois de sair do posto  a moto não pode mais estar cheirando à gasolina. Se este problema acontece com a sua, listamos aqui algumas das principais causas.

VEJA TAMBÉM:

tampa do tanque da moto
Desgaste na borracha do tanque pode ser um dos motivos (Foto: Shutterstock)

Moto cheirando à gasolina – Tampa do tanque da moto

Começando por cima, a tampa do tanque pode ser o primeiro problema. Além dos danos físicos que ela pode estar exposta, fazendo com que não se encaixe direito e o cheiro de gasolina suba, a borracha de vedação pode gastar e assim o odor escapa. Basta trocá-la para resolver o problema.

Fissuras no tanque

Outro problema pode estar no próprio tanque. O tanque com fissuras e outros danos fazem com que a gasolina vaze e por ser de aço os rasgos de menor tamanho não deixam o combustível vazar a ponto de pingar e assim a moto fica cheirando à gasolina.

tanque de moto
O próprio tanque pode romper (Foto: Shutterstock)

Moto cheirando à gasolina – Mangueiras ressecadas

As mangueiras que levam o combustível de um lado para o outro ressecam com o tempo e isso pode fazer com que elas rachem e assim o combustível vaze. Confira se elas estão em bom estado.

  • Uma mangueira que costuma vazar, para modelos carburados, é a do suspiro do carburador. É importante verificar com atenção, pois o problema pode estar também no carburador.

Carburador

Para os modelos mais antigos, o carburador também pode ser um problema. Dentro dele existe uma agulha que verifica o nível de combustível, se ela der problema ele pode encher demais e a gasolina sair pelo ladrão – item fundamental para evitar que a gasolina retorne.

As juntas do carburador também podem ressecar e assim deixar a moto cheirando à gasolina. Este assim como os outros deve ser trocado.

O real fim do carburador: vejas as motos que devem sair de linha em 2023
Quem tem modelos mais antigos deve focar de olho (Foto: Shutterstock)

Moto cheirando à gasolina – Bicos injetores

Os bicos injetores dos modelos com injeção eletrônica também podem deixar a moto cheirando à gasolina, caso eles estejam sujos ou danificados podem injetar uma quantidade errada de combustível e ocasionar o problema.

Mistura rica

Se por algum motivo estiver sendo injetado mais combustível que o necessário para dentro da câmara de combustão, pode ocasionar que ele não seja totalmente queimado e assim vá parar no escapamento. Isso também pode deixar a moto cheirando à gasolina.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário