Análises incluíram indicadores de desempenho, eficiência, segurança e tecnologia para a escolha da melhor moto
A revista Duas Rodas anunciou as vencedoras da tradicional premiação Moto do Ano, e a grande protagonista de 2026 é a Ducati Multistrada V4S. O modelo não apenas dominou a disputa na categoria Adventure, como também levou o título máximo da edição. Além da categoria adventure, outras nove divisões tiveram suas respectivas campeãs.
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Segundo a Duas Rodas, a Ducati Multistrada V4S redefiniu o segmento Adventure desde sua estreia no Festival Interlagos Motos 2025. Com motor V4 de 1.158 cm³ que entrega 170 cv e um pacote eletrônico de ponta, incluindo radares dianteiro e traseiro, quickshifter bidirecional e painel atualizado, ela combina esportividade, tecnologia e conforto.
A revista ainda destacou que a moto elevou a segurança a um novo patamar com o controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego, além de impressionar pela versatilidade em viagens e uso diário.
Campeãs por categoria na Moto do Ano 2026:

Ainda segundo a revistas, a Suzuki V-Strom 800 vence como uma big trail mais urbana, acessível e focada no uso real. Rodas de liga leve, suspensão mais baixa e motor bicilíndrico de 82 cv entregam equilíbrio e conforto no dia a dia. Com preço competitivo, ela venceu rivais como Ténéré 700 e X-Cape 650 Alloy.

A vencedora da categoria Custom é a Harley-Davidson Low Rider ST, equipada com o poderoso Milwaukee-Eight 117 de quase 2 litros. A combinação de desempenho esportivo, ciclística competente e estilo clássico rendeu à moto o título de Moto do Ano na categoria.

Lançada no Festival Interlagos, a Royal Enfield Guerrilla 450 confirmou o favoritismo. Com motor de 40 cv, chassi de dupla viga e pacote eletrônico moderno — incluindo painel TFT com Google Maps — ela se destacou como opção urbana premium, segundo a análise da revista.

A categoria Naked até 1000 cm³ foi dominada pela Kawasaki Z H2, equipada com motor sobrealimentado de 200 cv. A Duas Rodas destacou que o comportamento ficou mais utilizável que o da lendária H2, mantendo brutalidade controlada e ciclística afiada.

A BMW S 1000 RR em versão M Package chegou ao país em 2025 e rapidamente assumiu o posto de referência entre as superesportivas. Para a revista, o conjunto com 210 cv, aerodinâmica revisada, modos Race Pro e componentes em carbono justificou o título da categoria.

A Honda NX500, evolução direta da CB 500X, levou a melhor entre as trails médias. Mesmo que ainda vem voltada para o uso urbano, a Duas Rodas ressaltou o acerto do motor de 49,6 cv, suspensão Showa SFF-BP, painel TFT moderno e ergonomia aprimorada — combinação que consolidou o modelo como Moto do Ano na categoria Trail até 500 cm³.

A BMW R 1300 RT ASA venceu por elevar o patamar de luxo e tecnologia no segmento. O destaque é o sistema Dynamic Chassis Adaption, que ajusta automaticamente suspensões e altura conforme piso e carga. O painel TFT de 10,25” com navegação integrada, o conforto aerodinâmico com para-brisa elétrico e o motor boxer de 145 cv completam o pacote que garantiu o título.

A Bajaj Dominar NS200 foi escolhida pela combinação de desempenho, tecnologia e preço competitivo. O motor de 24 cv com tecnologia DTS-i, o ABS de duplo canal, o painel com conectividade Bluetooth e o garfo invertido colocaram o modelo como opção robusta e moderna na categoria urbana.

A Yamaha XMAX 300 Connected conquistou o prêmio por elevar o nível do segmento. O motor de 27,9 cv, o novo painel duplo com TFT e navegador integrado Garmin, o controle de tração e o para-brisa elétrico formam um conjunto mais tecnológico e completo, reforçando sua posição entre os scooters premium.
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