Modelo custom foi abençoado pelo pontífice em prol de arrecadação de fundos para crianças crentes em Madagascar
O Papa Leão XIV abençoou uma BMW R 18 na última semana, como reportamos aqui no AutoPapo. Até o momento detalhes sobre o modelo claramente modificado não haviam sido expressos de forma oficial, o que a fabricante acabou de fazer em repercussão ao assunto. Em nota a BMW falou um pouco sobre essa “moto do Papa”.
VEJA TAMBÉM:
Esta R 18 Transcontinental foi “especialmente modificada”, afirmou a marca alemã.
A moto do Papa – que no fim das contas não passou nem um dia com o Santo Padre já que saiu direto para um leilão beneficente – foi modificada pela concessionária alemã BMW Motorrad Witzel.
Ela foi pintada de branco-madrepérola e recebeu o brasão do Vaticano, entre outras modificações.”, afirmou a fabricante.
Essa BMW R 18 Transcontinental de cor única segue a mesma base da vida de fábrica e as modificações perceptíveis aos olhos indicam que mudanças mecânicas não aconteceram.
O que chama atenção, além do destaque que passou a ser a assinatura do Papa Leão XIV, são as mensagens presentes em todo o modelo. O brasão do Vaticano aparecem no para-lamas dianteiro e nas malas laterais e no bagageiro central uma série de palavras em diversas línguas com o mesmo significado: “paz”.
Os chamados “Jesus Bikers” foram os responsáveis por levar a moto até o Papa. Com 11 anos de existência, o grupo alemão de motociclistas dedica-se a percorrer longas distâncias em prol de arrecadar recursos para a caridade.
A BMW R 18 assinada por Prevost será doada às Pontifícias Obras Missionárias (Missio) na Áustria para depois ser leiloada. O valor arrecadado com a venda irá financiar a construção de uma escola em uma aldeia da diocese de Ihosy, em Madagascar.
O que inicialmente parecia uma ideia maluca se transformou em uma ótima campanha de caridade. Estou feliz que nós, da BMW Motorrad, possamos apoiar projetos de ajuda humanitária para crianças em Madagascar com nossa R18 Transcontinental. Gostaria também de agradecer ao Papa Leão XIV por dedicar seu tempo para apoiar este projeto”, afirmou Markus Flasch, CEO da BMW Motorrad.
A “moto do Papa” foi levada a Prevost na quarta-feira (3) e entregue para a benção pelas mãos do CEO e do chefe da BMW Motorrad Alemanha, Michael Sommer.
Equipada com um motor boxer de dois cilindros, desenvolvido especialmente para ela, o propulsor de 1.803 cm³ da BMW R18 é capaz de atingir uma potência de 91 cv a 4.750 rpm e torque de 16,1 kgfm a 3.000 rpm. Essa clássica custom conta ainda com câmbio de seis marchas e refrigeração a ar.
No sistema de suspensões, a “moto do Papa” oferece 120 mm de curso na dianteira e 90 mm na traseira, sem ajustes eletrônicos. Já nas rodas raiadas, o modelo utiliza pneus 120/70 R19 na frente e 180/65 R16 atrás.
Outro ponto positivo está nos freios: conjunto ABS com discos duplos de 300 mm e pinça fixa de quatro pistões na dianteira, e um disco de 300 mm na traseira. Um recurso essencial para controlar o torque elevado e os 345 kg com tanque cheio.
A BMW R18 conta ainda com iluminação full LED e partida sem chave, graças ao sistema de chave presencial.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |