Conheça a moto elétrica Honda rival da nova Yamaha Neo’s
A Yamaha lançou a primeira moto elétrica feita por uma grande japonesa aqui no Brasil e com isso a Honda deve adiantar alguns processos
A Yamaha lançou a primeira moto elétrica feita por uma grande japonesa aqui no Brasil e com isso a Honda deve adiantar alguns processos
A última grande novidade no mercado de motos foi a chegada de elétrica Yamaha Neo’s Connected, primeira a ser fabricada no Brasil por uma das grandes fabricantes japonesas que dominam o mercado. Este movimento certamente já atiçou a sua principal concorrente, a Honda, que vem falando da categoria dos elétricos há um bom tempo e provavelmente irá mexer alguns pauzinhos para trazer um modelo do tipo o mais rápido possível.
Uma forte candidata a chegar aqui é a Honda EM1, elétrica que já existe no mercado internacional.
VEJA TAMBÉM:
Anunciada no Salão Moto de Milão (Eicma) de 2022, a Honda EM1 é a primeira moto elétrica da japonesa e atualmente é comercializada principalmente no mercado europeu.
Esta pequena moto elétrica na verdade se encaixa na categoria dos scooters. Pesando apenas 95 kg – pouco mais que a POP 110 iES (87 kg) – ela é destinada para o deslocamento urbano e junto de seu sistema Honda Mobile Power Pack e uma bateria que pode ser retirada e recarregada em casa com um dispositivo de uso doméstico garante ao piloto uma autonomia de mais de 40 km (48 km no modo ECON). Sua velocidade é limitada a 45 km/h, para atender a legislação de ciclomotores com motores convencionais de 50 cm³.
Sua bateria de 270 W, composta por íons de lítio de 50,3V e 29,4 Ah, é capaz de carregar de 0% a 100% em cerca de 6h. Já uma bateria com 25% de carga pode alcançar os 75% em 160 minutos.
Em questão de potência e força a pequena moto elétrica da Honda é capaz de atingir 1,7 kW (2,3 cv) e 9,1 kgfm.
Sob o assento há um compartimento de 3,3 litros de capacidade, pequeno por compartilhar espaço com as baterias e na parte de tecnologia se destaca o painel digital e a entrada USB.
Na ciclística o ponto forte é o chassi tubular com suspensão telescópica na dianteira e roda aro 12. Atrás, a roda aro 10 se vale de dois amortecedores. A frenagem conta com disco dianteiro e tambor traseiro, comandados pelo sistema CBS – Combined Braking System.
Ainda não é possível afirmar que este será o modelo trazido pela Honda para competir com a nova Yamaha. Na índia um novo modelo também elétrico está sendo desenvolvido e a expectativa é que ele chegue ao mercado em março de 2025.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |