Moto elétrica com tecnologia brasileira pode quebrar recorde mundial de velocidade
Junto à CBMM, Lightning desenvolveu moto elétrica utilizando o Nióbio para tentar quebrar recorde mundial de velocidade que ultrapassa os 456 km/h
Junto à CBMM, Lightning desenvolveu moto elétrica utilizando o Nióbio para tentar quebrar recorde mundial de velocidade que ultrapassa os 456 km/h
A Lightning revelou, na última segunda-feira (15), a Tachyon Nb, desenvolvida especialmente para recuperar o recorde mundial de velocidade terrestre para motocicletas elétricas que outrora pertenceu à empresa.
A Tachyon Nb será colocada à prova em alguns dos “paraísos da velocidade” dos Estados Unidos, como o deserto de El Mirage e o Bonneville Salt Flats. Para se tornar a moto elétrica mais rápida do mundo, o modelo da Lightning terá de ultrapassar os 456 km/h registrados pela Voxan Wattman em novembro do ano passado.
VEJA TAMBÉM:
Para cumprir seu objetivo a Lightning se juntou à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), líder mundial na tecnologia do Nióbio. De acordo com a empresa, o elemento é capaz de trazer uma revolução na mobilidade, já quepode proporcionar melhorias no sistema de frenagem reduzindo o desgaste, resultando em maior durabilidade e eficiência.
Além disso, a sua utilização nas baterias permite também um carregamento ultrarrápido e de maior densidade energética quando comparado às baterias de íons de lítio.
Tachyon é em referência à uma partícula que, hipoteticamente, poderia viajar a uma velocidade superior à da luz. Nb faz alusão ao elemento Nióbio.
O uso do Nióbio, inclusive, é graças à colaboração envolvendo a CBMM, localizada em Araxá (MG) e maior fornecedora mundial do material. A super moto elétrica vai receber o metal especial no chassi, módulo de carregamento e nos discos de freio.
Esta parceria serve como plataforma para testar e validar as novas tecnologias deNióbio, que acreditamos que possam desempenhar um papel significativo no segmentoda mobilidade. Neste projeto, estamos implementando discos de freio com Nióbio paramelhorar o desempenho em altas temperaturas, além da aplicação do metal em várioscomponentes como no módulo de carregamento integrado que permite que todo osistema seja mais confiável e eficiente. Os tubos de aço – especialmente no chassi -também contam com aplicação de Nióbio, o que nos permite atender aos exigentesrequisitos de resistência e peso.”
Apesar de não ter data específica divulgada, a CBMM afirma que, em breve, a Tachyon Nb vai pegar a estrada para cumprir o seu objetivo nos “paraísos da velocidade”, onde os veículos com tecnologia de ponta e do mais alto desempenho são testados até o limite em corridas de quebra de recordes de velocidade em terra desde 1948.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quem dera? Fazer um top speed nesse foguetão.