Nova marca de motos italiana inicia fabricação no Brasil

A produção teve início no  Polo Industrial de Manaus sob expectativa da marca em figurar entre as 10 maiores em emplacamentos nos próximos três anos

moto morini Nova marca de motos italiana inicia fabricação no Brasil
Três modelos já estão em produção (Foto: Moto Morini | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 09/05/2025 às 16h00

A italiana Moto Morini já havia confirmado presença e quais modelos traria para o mercado brasileiro neste ano de 2025. Agora a marca dá mais um passo para colocar suas motocicletas nas ruas do país, já que iniciou a sua produção no Polo Industrial de Manaus, na última quarta-feira (07).

Ainda sem fábrica própria, a Morini iniciou suas operações nas esteiras do grupo DBS, conhecida pela montagem de veículos elétricos.

VEJA TAMBÉM:

moto morini Nova marca de motos italiana inicia fabricação no Brasil

Esse é um marco extremamente relevante para os motociclistas e o mercado de duas rodas brasileiro. Representa o renascimento da escola italiana de motos no nosso país — uma escola de vanguarda, que criou os conceitos de luxo, estilo e performance, e que, por muitos anos, não esteve completamente suportada e abastecida no nosso país”, destaca Gunther Hofstatter, diretor de Vendas e Pós-Vendas da Moto Morini Brasil. “E não poderia ser fora da Zona Franca de Manaus. É o mercado de maior relevância, é onde a estrutura fabril e industrial se coloca, onde a mão de obra se instala, e com isso conseguimos trazer cada vez mais competitividade nos nossos preços e agressividade nas nossas produções, para que a gente consiga abastecer o mercado brasileiro da forma que ele merece”.

A fábrica da Moto Morini contará com uma linha de montagem padrão  CKD (Completely Knocked Down), no qual as motos são montadas localmente a partir de peças importadas.

Segundo a marca, esse modelo garante não só preços mais agressivos como também a adaptação do produto às condições do país, como clima e padrão do combustível.

Gunther também aponta que a marca tem um plano robusto para conquistar espaço no país. O crescimento se apoia em três pilares principais: expansão do portfólio, rede de concessionárias e volume de vendas.

Hoje já temos mais de 12 modelos no portfólio global e pretendemos trazer todos para o Brasil, com motos que vão de 350 a 1.200 cilindradas, nos mais diversos estilos, do touring ao adventure”, explica o diretor.

Inicialmente, o line-up da Moto Morini no Brasil contará com três modelos, que serão oficialmente apresentados no Festival Interlagos, realizado de 29 de maio a 1º de junho, em São Paulo.

Moto Morini X-Cape 650

Morini X Cape 650
Moto Morini X Cape 650 (Foto: Moto Morini | Divulgação)

Começando pela trail da fabricante, a Morini X-Cape 650 combina a estética italiana em um modelo bom para as estradas e que também arrisca um off-road. Destacada pelo seu conforto o modelo é indicado até para os pilotos menores, já que tem uma altura de 845 mm em relação ao banco – altura pedia para a categoria – mas tem opcional de um assento de 820 mm.

O para-brisa, ajustável com apenas uma mão, as malas de viagem com alças amplas para o passageiro da garupa e os faróis full LED completam a gama de equipamentos de série que a marca exalta.

Seu motor bicilíndrico de 549 cm³ é capaz de atingir uma potência máxima de 50 cv a 8250 rpm e torque máximo de 5,6 kgfm a 7000 rpm. Com este conjunto o modelo Morini chega a uma máxima de 170 km/h.

O painel da trilheira também é um ponto a se comentar. Digital e completo ele permite que todas as informações estejam prontas para o piloto, além de integrar um sistema Bluetooth com navegação e sistema de monitoramento da pressão dos pneus. A frente da moto também equipa um carregador USB duplo.

Seiemezzo 650

moto morini seiemmezzo STR
Moto Morini Seiemmezzo STR (Foto: Moto Morini | Divulgação)

A Seiemezzo 650 é uma motocicleta que combina um design jovem e esportivo com linhas mais harmoniosas e atraentes, segundo a marca. ela se destaca em sua sua pilotagem que assim como sua proposta combina tecnologia e elegância.

Nesta, o sistema de comunicação bluetooth integrado possibilita o uso simultâneo de um telefone e dois dispositivos de fone de ouvido. Os controles do guidão, com iluminação retroativa, permitem acessar todas as funcionalidades do modelo e assim como sua irmã ela tem monitoramento da pressão nos pneus.

O sistema de freios é equipado pela Brembo e oferece discos duplos de 298 mm na frente, um disco traseiro de 255 mm e o sistema ABS Bosch 9.1 MB.

Com o peso seco de 200 kg, a Morini Seiemezzo 650 também porta um bicilíndrico de 649 cm³, porém por ser menor e 13 kg mais leve ela atinge até 61 cv e 5,5 kgfm.

Morini Calibro 700

Morini Calibro 700
Moto Morini Calibro 700 (Foto: Moto Morini | Divulgação)

Por fim a Morini Calibro 700, uma terceira variante que adota uma pegada custom dentre as italianas. Seu destaque é, além do design, sua ergonomia.

O assento duplo, com acolchoamento ergonômico, garante viagens confortáveis e relaxantes para piloto e passageiro. A iluminação frontal full LED também é destacada pela fabricante e parabenizada por combinar com o estilo clássico.

Como é comum em modelos custom, a Morini Calibro 700 possui transmissão por correia, o que torna a manutenção bem mais espaçada e diminui o barulho no modelo.

A tecnologia da Calibro inclui um painel analógico com display digital integrado, permitindo monitorar informações essenciais, como o nível de combustível e a marcha. A entrada USB, estrategicamente localizada, facilita o carregamento de dispositivos durante as viagens, sem comprometer a pilotagem.

Com dimensões de 2220 mm de comprimento, 860 mm de largura e 1190 mm de altura, o veículo possui distância entre eixos de 1490 mm e peso seco aproximado de 200 kg. Seu motor entrega torque máximo de 6.9 kgfm a 6500 rpm e potência máxima de 69 cv a 8500 rpm.

Moto Morini nas ruas

A primeira concessionária da marca será inaugurada em junho, na cidade de Santo André (SP). A Moto Morini afirma que a previsão é alcançar de 10 a 12 lojas nas principais capitais brasileiras até 2027.

Não há nenhuma previsão de quando as motos Morini chegarão de fato às ruas brasileiras, mas as expectativas é de que nada ultrapasse os meados de 2026.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário