Existem motos com sistema de refrigeração apenas a ar e óleo e também as que comportam um conjunto de arrefecimento líquido adicional
Por mais que a tecnologia venha avançando, ainda é comum ver carros encostados pelas estradas brasileiras e com vapor saindo pelo capô. O vintenário Ford Fiesta com o motor Zetec Rocam é um modelo que não nos deixa mentir. Esse fenômeno do “motor fervido” é mais comum entre os veículos de quatro rodas, mas será que uma moto também pode ferver? Como diria Boris Feldman, a resposta é: depende!
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No caso dos modelos de duas rodas, é mais comum que existam dois tipos de sistema de arrefecimento. Para as menores, um mais simples que utiliza apenas ar e óleo e outro mais sofisticado, para as maiores, que assim como os carros atuais conta com um radiador com água desmineralizada e aditivos.
Uma motocicleta que conta com um sistema de arrefecimento mais complexo, com radiador e líquido além do óleo, pode ferver assim como um automóvel. Isso acontece quando há um superaquecimento no motor e tira ele das condições ideais de rodagem. Quando um propulsor esquenta é comum que o líquido de arrefecimento entre em ebulição, gerando vapor e borbulha.
São várias as causas para este problema:
Porém, uma moto com sistema de arrefecimento ar e óleo também pode ter problemas semelhantes. Fato que ela não ferve como um modelo com radiador, pois não tem água para ferver. Porém, o superaquecimento é sim um risco.
Desprezando os sintomas que são ligados ao sistema de resfriação por radiador e líquido, uma moto “ferve” quando o nível de óleo está baixo, o uso dela extravasa os limites (giros muito altos e prolongados), não há circulação de ar necessária para resfriamento (quando o trânsito está parado, o dia muito quente e a moto sob grande esforço), dentre outros.
Motos sem radiador também podem apresentar outro sintoma caso superaqueçam, a queima demasiada do óleo. Esse fenômeno resulta em uma fumaça azul saindo pelo escapamento.
Independente do tipo de arrefecimento da moto, é imprescindível atenção à manutenção do modelo e também na forma de uso para não passar esse tipo de situação que pode custar muito caro. Uma retífica de cabeçote ou um motor novo são duas coisas nada em conta.
Além disso, as motocicletas sempre contam com indicadores de temperatura ou luzes de advertência no painel para ajudar a monitorar o comportamento do modelo.
Se mesmo assim perceber que a moto está superaquecendo, o mais prudente é parar em um local seguro, desligar o motor e aguardar até que a temperatura se normalize. Nunca abra o radiador ou o reservatório de expansão com o motor quente, pois há risco muito grandes de uma erupção do líquido sujeitando o cidadão a queimaduras e/ou lesões graves.
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