[Moto usada] Dafra Apache 150 2014: ‘terceira’ via por menos de R$ 5.000

A Honda e a Yamaha dominam o segmento de motocicletas no Brasil, mas na categoria das 150/160 a Apache não deixa nada a desejar

Dafra Apache 150 2014
Possui design mais moderno que as concorrentes (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 04/09/2023 às 08h02

A Dafra foi uma montadora que se destacou muito na mídia quando se instalou no Brasil, em 2010. Nos anos seguintes ela apareceu no mercado tendo alguns de seus modelos dentre os mais vendidos no Brasil. Uma dessas motos que chamou a atenção dos brasileiros foi a Dafra apache 150, que fabricada entre 2010 e 2015, continha muita tecnologia para  a categoria.

VEJA TAMBÉM:

O que verificar antes da compra?

  • Procedência;
  • Estado de conservação;
  • Histórico de ocorrências;
  • Registros de manutenção no manual do proprietário;
  • Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras;
  • Recalls.

O que verificar no ato da compra?

  • Marcas de queda;
  • Garfos;
  • Suspensões;
  • Condições das rodas;
  • Freios;
  • Kit relação;
  • Estado do motor;
  • Vazamentos;
  • Situação das luzes;
  • Bateria;
  • Números dos documentos, chassis e motor;
  • Avaliação de um mecânico;
  • Aspectos gerais.

O que trocar quando comprar uma Dafra apache 150 2014?

  • Cabo de vela e cachimbo (este modelo não tem boa vedação neles);
  • Óleo do motor;
  • Filtros de ar e de óleo;
  • Demais lubrificantes e líquidos (se necessário).

Ficha técnica da Dafra apache 150 2014

Motor

A Apache manteve praticamente as mesmas configurações ao longo de todo o seu período de fabricação. O modelo possui um motor de 147,5 cm³ capaz de atingir 14 cv a 8.000 rpm e 1,27 kgfm de torque máximo a 5.000 rpm. Sua transmissão possui cinco velocidades e o tanque tem 16 l.

Design

Esse era um dos diferenciais da 150 da época. Para alguns meio exagerado, mas para outro o modelo apresentava uma pegada mais esportiva e com detalhes interessantes para a categoria, como alças bem modernas para o garupa e até protetor de cárter.

Tecnologia

Já com partida elétrica, a Dafra apache 150 contava com um painel completo desde seus primeiros modelos. Ela possui indicador de combustível, setas, posição da marcha e neutro, relógio e outros.

Suspensão e freios

A suspensão da 150 é telescópica na dianteira e de braço oscilante com cinco ajustes na traseira. Seu disco de freio da roda da frente tinha o maior diâmetro da época, para  a categoria, com 270 mm.

Quanto custa?

  • Segundo a Tabela Fipe, a Dafra apache 150 2014 tem valor de R$ 4.809 e segue da mesma forma no varejo.

Consumo

  • A Dafra apache 150 2014 era um pouco beberrona para uma 150. Os melhores relatos apontam um consumo médio de 35 km/l.

Pontos negativos da Dafra apache 150 2014

  • Sem dúvida, além do alto consumo, o conforto é algo que incomoda no modelo. As suspensões não são tão macias e o curso de apenas 105 mm na dianteira deixa boa parte do impacto com o condutor.

Pontos positivos da Dafra apache 150 2014

  • O preço e o que ela oferece como motocicleta que ganham os consumidores. O modelo 2014, por exemplo, custa atualmente menos de R$ 5.000 reais, enquanto as concorrentes custam o dobro.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adriano 6 de setembro de 2023

Ponto negativo, conforto! Moto com semi-guidão, banco com espuma macia e AMORTECEDOR TRASEIRO A GÁS, se isso não for conforto numa 150 CC de 13 anos atrás no Brasil, estou louco mesmo.

Avatar
Deixe um comentário