Motociclista: se você não vê o retrovisor, o motorista não te vê
Condutores e principalmente os pilotos devem estar bem posicionados para não serem surpreendidos com outro veículo fazendo manobras imprevistas
Condutores e principalmente os pilotos devem estar bem posicionados para não serem surpreendidos com outro veículo fazendo manobras imprevistas
O que faz com que seja possível ver quem vem atrás, no trânsito, são os espelhos retrovisores. Estes equipamentos são essenciais e obrigatórios, mas nem por isso o motorista consegue enxergar tudo que está vindo atrás deles. Condutores e principalmente os motociclistaas devem saber que a sua posição influencia bastante na visibilidade do motorista à frente.
VEJA TAMBÉM:
De maneira geral, para o motociclista saber se um carro ou outro veículo a frente está te vendo é bem simples. Se você vê o espelho retrovisor do veículo, ele te vê. Claro que existem algumas ressalvas para isso, como em casos que aparecem apenas a pontinha do retrovisor. Para ter mais segurança de que o motorista à frente pode te ver, deve-se ver com clareza todo o espelho.
Além da dica de estar sempre vendo com clareza o espelho retrovisor do carro a frente é importante ter a noção de que, assim como quando se está muito longe, estar muito perto pode significar um ponto cego, principalmente para os pilotos.
Parar atrás de um carro, estando bem próximo, tira totalmente a visão dos espelhos retrovisores externos e se o veículo também estiver com a visão do retrovisor interno comprometida, por carga ou objetos, o motorista não vai saber que há uma moto atrás dele.
Para que o motorista veja a moto chegando, o melhor é se posicionar logo atrás do espelho retrovisor, ou até mesmo um pouco fora do carro – no corredor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |