Motos altas ou motos baixas: veja quando cada uma se sai melhor
Na hora da dúvida entre um modelo e outro é importante saber quais as vantagens entre cada tipo de motocicleta
Na hora da dúvida entre um modelo e outro é importante saber quais as vantagens entre cada tipo de motocicleta
As big trail estão ficando cada vez mais famosas entre os condutores. A aclamada era das motos carenadas japonesas deu espaço às altas alemãs. Um exemplo aqui no Brasil é a BMW R1250 GS, que lidera o ranking de emplacamentos da categoria na fenabrave e comercializa muito mais que as motos esportivas e naked.
Independente destes números a altura da moto faz diferença no momento da condução, por isso é importante saber qual modelo é a melhor opção para cada necessidade.
VEJA TAMBÉM:
Os modelos mais altos, chamados de trail ou big trail costumam ter uma característica mais voltada para o off road, se saindo muito bem em terrenos acidentados, sem deixar de lado o bom desempenho nas estradas.
Conforto: esse sem dúvidas é o principal motivo da escolha de uma trail. Nestes modelos de motos altas o modo de pilotagem é mais ergonômico. o motociclista tem a possibilidade de fica com a coluna ereta, pernas mais esticadas e braços semi flexionados. Tudo isso possibilita que o trajeto seja mais tranquilo.
Visibilidade: pode parecer uma dica simples, mas quando se está pilotando em uma posição mais elevada fica melhor observar o tráfego a frente, evitando assim acidentes e prevenindo situações.
Condução em terrenos acidentados: Motos altas são frequentemente equipadas com suspensões robustas e pneus de grande aderência, o que as torna ideais para a condução off-road e para enfrentar terrenos acidentados, como trilhas e estradas de terra.
Viagens: todos os fatores citados acima são fundamentais para que este possa sair com perfeição. Quando há conforto, visão e boa condução para diversos terrenos, viajar se torna bem mais fácil.
Por outro lado, as motos baixas também têm suas próprias vantagens distintas que atraem um público diferente.
Facilidade de manuseio: Motos baixas costumam ser mais leves e ter um centro de gravidade mais baixo, o que facilita na hora das manobras, especialmente para pilotos novatos ou para aqueles que têm menor estatura.
Condução Urbana: Em ambientes urbanos, motos baixas são muitas vezes mais ágeis e fáceis de manobrar no tráfego congestionado. Sua baixa altura torna a parada nos semáforos e o estacionamento mais convenientes.
Acessibilidade: em geral, quando comparadas às motos com motores do mesmo tamanho, as mais baixas costumam ser mais em conta do que as motos altas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |