Motos até R$ 10 mil: para quem quer gastar pouco
Ainda restam algumas motos zero quilômetro abaixo deste valor, porém a maioria tem que ser garimpada no mercado de usadinhas
Ainda restam algumas motos zero quilômetro abaixo deste valor, porém a maioria tem que ser garimpada no mercado de usadinhas
Não é nenhuma novidade que o mercado de veículos está com preços exorbitantes, principalmente depois da alta dos semicondutores por volta de 2021. Com o setor de duas rodas não é diferente e por isso está comum ver motociclistas de entrada custando a mais de R$ 20.000. Fugindo destes valores altos, listamos aqui algumas motos até R$ 10 mil.
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A primeira da lista é a única zero quilômetro dela (para o leitor ver como os preços estão realmente altos e qualquer moto custa mais do que R$ 10.000). A Shineray é uma chinesa famosa por seus produtos mais simples e também de baixo custo, por isso aqui está a Free 150 EFI, um dos últimos modelos da marca a ser lançado e a atual 150 mais barata do Brasil.
Com uma nova estética da marca chinesa que pode ser destacada principalmente nos faróis, o modelo conta com um painel mais amplo – em comparação com as suas irmãs – e completo possui também motor de 149 cm³ capaz de até 12 cv de potência e 1,4 kgfm de torque. Este conjunto garante uma velocidade máxima de 90 km/h.
A Honda PCX é uma cobiçada scooter da marca. Acima de modelos como a Elite e Biz, ela é uma boa opção um pouco mais sofisticada, mas ainda econômica. Neste ponto alguns relatam uma média de até 50 km/l com a pequena.
A versão 2013 foi a primeira dela a ser lançada e chegou aqui com um motor de 149 cm³, capaz de 13,1 cv e 1,36 kgfm. Como toda boa scooter, mesmo há mais de 10 anos ela já contava com uma transmissão automática CVT e luzes em LED.
A Honda PCX 2013 estoura por pouco o orçamento de quem procura uma moto até R$ 10 mil, mas é uma boa opção para deixar de fora desta lista. Seu preço segundo a Fipe é de R$ 10.059.
A Fazer 250 é a antecessora da FZ25, mesmo que a nova ainda seja uma Fazer. Este modelo lançado em 2006 segue firme no mercado brasileiro, muito por conta de seu motor que é “pau pra toda obra”.
Este modelo mais simples, mas um pouco mais forte que a sua irmã menor 150, é dotado de um monocilíndrico de 249 cm³ capaz de até 21 cv a 8.000 rpm e 2,1 kgfm a 6.000 rpm. A mais antiga ainda não possui freios ABS e tela digital, mas o restante da mecânica é bem parecida com a nova.
A Dafra Next 250 também é uma pequena que se encaixa nesta lista de motos até R$ 10 mil – em quase todos os seus anos/modelos. Também é verdade que listamos ela a pouco tempo como uma das piores motos do Brasil, mas não ficamos loucos e estamos sim colocando ela aqui. Afinal não existe moto totalmente ruim, nem totalmente boa.
Mesmo com uma direção dura, ciclística pesada e problemas nos amortecedores e suspensões, a 250 da Dafra era mais potente que suas principais concorrentes e também portava um design mais arrojado e imponente. Seu motor de 249,4 cm³ atinge 25 cv.
Aqui no final temos um modelo custom para aqueles que gostam das mais clássicas. A Kasinski Mirage foi uma moto muito famosa no início dos anos 2000. Esta pequena que também chegou em motorizações 150 é muito bem acabada e possui uma manutenção mais acessível, mesmo com o seu V2. O complicado é achar uma antiga dessa com o mesmo valor da fipe e em bom estado.
Por fim, não tem como fugir das duas mais clássicas do mercado de motos. Mesmo tentando trazer novas opções para os entusiastas, a Honda CG 150 e Yamaha Fazer 150 são modelos acessíveis, de fácil manutenção e também econômicas. Para estas já é possível encontrar anos/modelos 2016 que se encaixam na categoria de motos até R$ 10 mil.
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