Na moda e versáteis, big trail são os ‘SUVs das motos’

Modelos grandes e que encaram qualquer terreno têm comercialidade exponencialmente cada vez mais desde os últimos 20 anos

CFMoto Ibex 700
A versatilidade tem mandado no mercado (Foto: CFMoto | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 06/12/2025 às 09h00

Atualmente, quando se fala em automóvel, inquestionavelmente a moda são os SUVs. Estes originalmente veículos espaçosos, potentes e preparados para vários tipos de terrenos abriram porta para uma espécie de “suvização” da frota e hoje até um simples Renault Kwid tem parâmetros para ser tecnicamente um SUV.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

No mundo das motos a história não foi muito diferente. Sem entrar no ponto da queda de versatilidade dos modelos, as Big trail hoje são como os SUVs: o desejo de muitos consumidores modernos.

VEJA TAMBÉM:

Nos últimos 20 anos a procura por estes modelos aumentou constantemente. Segundo dados divulgados pelas Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as motos da categoria Maxtrail deixaram de ocupar pouco mais de 0,33% (3.421 unidades) do total de motos emplacadas no país, em 2005, para ter a relevância de 1,4% (27.207 unidades) em 2024.

Os números podem parecer ínfimos mas o salto representa um crescimento de 695% na categoria das grandes motos trilheiras.

A alta demanda pelos modelos mais simples e baratos é o que faz essa média ser tão baixa na categoria. As moto city e scooter, por exemplo, representam sozinhas 77% dos atuais números de emplacamentos.

Em 2025, até o mês de novembro, o país já registra um novo recorde na categoria de  motos big trail. Mais de 30 mil unidades já foram emplacadas, números que somam mais de 1,5% de todo o mercado.

Por que as motos big trail?

Nosso amigo jornalista, especialista em mercado e produto e piloto com mais de 30 anos de experiência, Teo Mascarenhas, apontou que a demanda pelas big trail vem da sua versatilidade

Acho que a resposta é a versatilidade. As Big Trail andam muito rápido no asfalto, especialmente em viagens e encaram estradas de terra. Na praia, na cachoeira, etc. Tudo isso com muito conforto, eletrônica e roda de amigos.”

Por sua proposta e mecânica, as big trail são modelos grandes, potentes e que encaram praticamente qualquer desafio. Podem não ser tão apropriadas para uma trilha mais intensa, como modelos próprios de motocross. Nem as rainhas das estradas como as gigantes touring, porém elas entregam tudo em um só modelo. E com uma vantagem, a ergonomia.

Para os brasileiros, quando se fala em proposta e conforto, as motos big trail se tornam a melhor opção. Em uma antiga matéria publicada aqui no AutoPapo, citei que as melhores motos para viajar seriam as touring, porém a grande massa dos nossos leitores alertou que infelizmente não é possível ter modelos como esse por aqui. O motivo? A qualidade das estradas. As trilheiras são as melhores para encarar buracos e terrenos acidentados.

Tendência do mercado de motos

Assim como os carros estão sendo suvizados, as motos com caráter trilheiro ou aventureiro tem ganhado espaço.

Desde 2024 modelos trail ou scrambler entre 400 e 450 cm³ são a sensação do mercado. A Triumph lançou sua Scrambler 400 X, variante que alavancou as vendas da marca. A Honda e Yamaha trouxeram seus modelos intermediários XL750 Transalp e Ténéré 700 e a Royal Enfield rapidamente se tornou campeã de vendas com a nova Himalayan 450.

Para 2026 as expectativas se voltam muito para a CFMoto, que recente no Brasil prometeu sua variante Ibex 450, considerada uma das melhores do mundo. A marca ainda confirmou a variante 750 da big trail.

Felizmente, para o mundo das motos (diferente dos carros), a “trioheirizçaõ” dos modelos não aconteceu na essência das máquinas. A maioria das novidades que chegam ao mercado tem caráter realmente trilheiro.

Se o mercado de motos big trail vem crescendo nos últimos anos, o aumento das tecnologias e qualidade das motos vem tornando isso cada vez mais possível. Hoje a maioria destas possui muito mais segurança e controles de assistência ao piloto do que modelos de 10 anos atrás.

Com isso, a tendência do mercado continua sendo as grandes trincheiras, uma boa notícia para quem busca adquirir a sua e conta com a competitividade do mercado para ter modelos mais acessíveis e fácil manutenção.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário