Motos com motor de carro: já tinha visto uma V12?

A maioria destes modelos são tão grandes que fica difícil de guiar e se tornam mais cobiçadas como modelos de coleção

Osdon Zephyr V12
Dá pra passar dos 500 cv sem esforço (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 13/05/2025 às 10h00
Atualizado em 14/05/2025 às 17h32

Há algum tempo trouxemos aqui no AutoPapo uma peculiaridade do mundo automobilístico, carros que receberam motor de motocicletas. Indo na contramão, por que não trazer algumas motos com motor de carro? Esses aqui certamente são bem mais empolgantes no quesito desempenho. Tem até motor V12!

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1. Dodge Tomahawk V10 Viper

Dodge Tomahawk V10 Viper

Começaremos então essa listinha por ela, a Tomahawk V10 Viper. Apresentada como conceito no Salão de Detroit em 2003, a Dodge Tomahawk é uma moto com motor de carro que detém o  famoso V10 de 8,3 litros do icônico Dodge Viper.

Com 507 cv de potência o modelo possuía um design muito futurista para a época, além de quatro rodas (2 paralelas e bem juntas em cada extremidade) para suportar seu peso e estrutura. Ela era basicamente apenas um motor com rodas.

Essa gigante que passava de 500 km/h não foi homologada para as ruas e teve sua produção limitada a 10 unidades.

2. Amazonas 1600

Amazonas 1600

Na década de 1970, o Brasil vivia um período de ditadura militar com forte protecionismo econômico, o que dificultava a importação de motocicletas. Nesse cenário, os engenheiros Luiz Antônio Gomide e José Carlos Biston criaram a icônica Amazonas, uma moto nacional equipada com o motor de Fusca. Batizada inicialmente como Motovolks, ela nasceu da necessidade de oferecer um modelo robusto, com peças acessíveis e fabricação totalmente brasileira.

Com marcha à ré — uma inovação inédita no mundo das motos —, a Amazonas utilizava componentes automotivos diversos, como chassi adaptado de Harley-Davidson, painel do Volkswagen Passat e farol de caminhão Mercedes-Benz.

Em 1979, o modelo recebeu o motor de 1.584 cm³ (ainda do fusca), gerando 56 cv de potência e torque de 10 kgfm, o que proporcionava bom desempenho mesmo com seus 407 kg de peso. A moto ia de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos,graças ao conjunto de dois carburadores e à suspensão reforçada.

A produção original da Amazonas durou até 1988, após a venda da fábrica para o empresário Guilherme Hannud Filho. Pouco depois, os criadores voltaram com um projeto evoluído: a Kahena, apresentada em 1990 no Salão do Automóvel de São Paulo. Com um novo chassi em aço estampado, transmissão por cardã e suspensão traseira monobraço, a Kahena manteve o motor VW 1600, mas teve produção limitada e artesanal. Com poucas unidades fabricadas, o projeto foi encerrado no fim dos anos 1990, marcando o fim de uma era ousada da engenharia nacional sobre duas rodas.

3. Osdon Zephyr V12

Osdon Zephyr V12

A Olson Zephyr V12 é uma das motos mais impressionantes e exclusivas feitas com motores de carros. Ela foi criada pela Olson V8 Motorcycles e utiliza um motor V12 originalmente do Lincoln Zephyr dos anos 1930. O motor, um Flathead de 5.0L, foi adaptado para impulsionar a moto, o que resulta em uma máquina extremamente poderosa e única.

Com 12 cilindros e cerca de 130 cv, a Olson Zephyr V12 chegou com um projeto especial para garantir um centro de massa mais equilibrado, o que ajuda a manter a moto mais estável e com um design menos largo. Para o funcionamento adequado do motor e manter o controle, o modelo foi equipado com radiador e ventoinha na parte traseira.

Apesar de não ser a mais radical entre as motos com motor de carro, a Olson Zephyr V12 se destaca por ser uma das poucas motocicletas a usar um motor V12, além de sua história e exclusividade. Apenas um número limitado foi produzido, o que a torna ainda mais cobiçada por colecionadores e entusiastas de motocicletas customizadas.

4. Boss Hoss

Boss Hoss

Fundada nos Estados Unidos, a marca Boss Hoss ganhou fama por criar motos customizadas equipadas com motores V8, conhecidos por sua potência impressionante. Desde 1990, a marca tem sido especializada em produzir motos e triciclos com motores de carros, sendo um dos maiores exemplos dessa fusão entre as duas categorias.

O motor V8 utilizado nas Boss Hoss é o mesmo presente em carros de alto desempenho, como o Chevrolet Camaro, oferecendo opções com motores 5.7L (350) e 8.2L (502). Com potência que varia de 365 cv a impressionantes 510 cv. As motos podem pesar entre 500 a 590 kg, exigindo pneus automotivos traseiros robustos para sustentar toda essa potência.

O design das Boss Hoss é caracteristicamente custom, com um estilo que reflete o espírito americano. Essas motos são feitas sob encomenda, com cada unidade sendo única em termos de visual, e possuem câmbio semi-automático com duas marchas e a marcha à ré, facilitando a manobrabilidade dessa grande máquina. A escolha de usar motores V8, comuns em esportivos, em motos customizadas confere às Boss Hoss uma identidade singular, sendo um marco para os fãs de motocicletas que buscam algo verdadeiramente imponente e exclusivo.

Apesar de seu peso e tamanho, as Boss Hoss são projetadas para oferecer uma experiência de pilotagem distinta, onde a potência do motor é o principal atrativo, tornando-as únicas no mercado de motocicletas.

5. Von Dutch XAVW

Von Dutch XAVW

A Von Dutch XAVW é uma motocicleta única construída em 1966 pelo lendário customizador e artista Kenny Howard, mais conhecido como Von Dutch. A base da moto foi uma rara Harley-Davidson XA de 1941, originalmente desenvolvida para uso militar durante a Segunda Guerra Mundial. Em vez do motor original boxer de 740 cm³, Von Dutch instalou um motor Volkswagen 1200 cm³, típico dos Fuscas e Karmann-Ghias da época, o que exigiu alterações profundas no quadro e na transmissão da moto.

O projeto mescla influências distintas da engenharia americana e alemã, com uma série de componentes vindos de diferentes motocicletas. A suspensão dianteira, o farol e o para-lama vieram de uma Moto Guzzi Falcone de 1951; o tanque, de uma Honda CB450; e o escapamento, de uma Triumph TRW. O tanque recebeu ainda o emblema da Volkswagen e pintura personalizada com os característicos filetes à mão de Von Dutch, sua marca registrada.

Após ser finalizada, a XAVW foi vendida a outro ícone da cultura custom, Ed “Big Daddy” Roth, e depois passou pelas mãos de Randy Smith, que a restaurou parcialmente nos anos 1970. Décadas depois, em 2012, a moto ressurgiu em um episódio do programa Caçadores de Relíquias (American Pickers), onde foi comprada por Mike Wolfe por US$ 21 mil e exibida no National Motorcycle Museum em Iowa até o fechamento do museu em 2023.

A Von Dutch XAVW é considerada uma verdadeira obra de arte sobre rodas — uma fusão inusitada entre moto e carro, com valor histórico e cultural inestimável. É um exemplo raro de criatividade e habilidade artesanal, e permanece como uma das customizações mais emblemáticas da história do motociclismo.

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1 Comentário
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Carlos Alberto Ranieri 14 de maio de 2025

Nas fotos não há nenhuma moto V12

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