Motos mais baratas de 2023: Confira o Top 10
As orientais seguem dominando o segmento como é de praxe, mas ao invés das japonesas, são as chinesas que saem na frente nessa briga
As orientais seguem dominando o segmento como é de praxe, mas ao invés das japonesas, são as chinesas que saem na frente nessa briga
Metade do ano já se foi e com isso várias das dívidas que costumam pesar no bolso do cidadão também já foram quitadas. Sem a preocupação do IPVA cheio, fica mais fácil pensar em um novo veículo para se deslocar e com certeza ele pode estar entre as motos mais baratas de 2023.
VEJA TAMBÉM:
Os 10 modelos mais acessíveis estão abaixo. A lista conta com opções de diferentes segmentos, como scooters, além de motocicletas. Todos com motores pequenos com deslocamento entre 110 cm³ e 160 cm³.
A queridinha do Brasil desta vez ficou na última posição. Sendo o modelo mais vendido do Brasil, também não teria como ela vencer a competição, já que é a única 160 da lista. Em outra perspectiva, pode-se pensar que CG é a mais em conta dentre as 160, mas infelizmente não entre as rivais 150 e isso a coloca na lanterna das motos mais baratas de 2023.
Motor: 162,7 cm³ OHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar;
Potência: 14,9 cv a 8.000 rpm;
Torque: 1,40 kgfm a 7.000 rpm (gasolina);
Preço: R$ 13.280.
Na vice-lanterna há um empate de dois modelos que embora tenham o mesmo preço sugerido, não são concorrentes diretos.
A Shineray Jef 150 faz parte da gama de modelos resenhados esteticamente da montadora. Embora sua aparência moderna ela ainda é um modelo bem simples, com a presença de carburador, freios a disco na dianteira e tambor atrás e mantendo a partida a pedal, mesmo com opção elétrica.
Motor: 149 cm³ monocilíndrico, 4 T, 2 válvulas, OHC;
Potência: 13,3 cv a 7.500 rpm;
Torque: 1,42 kgfm a 6.000 rpm;
Preço: R$ 12.990.
Já a Yamaha Neo 125 também é um modelo mais simples, mas se diferencia por ser uma scooter e possui câmbio automático do tipo CVT. Outro ponto é que a iluminação dos faróis é em LED.
Motor: 125 cm³ SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, refrigeração a ar;
Potência: 9,8 cv a 8.000 rpm;
Torque: 1,0 kgf.m a 5.500 rpm;
Preço: 12.990.
Em 8º lugar vêm as motocicletas de entrada da Haojue. Sendo modelos mecanicamente bem parecidos, as simples chopper e city também contam com sistema de frenagem bem simples com freios combinados de disco simples na frente, além de um painel analógico bem completo, informando todas as condições da moto.
Motor: 149 cm³ 4 tempos, DOHC, refrigerado a ar;
Potência: 11,27 CV a 8000 rpm;
Torque: 1,16 kgf.m a 6.000 rpm;
Preço: 12.686.
A grande rival da Yamaha Neo 125 é a também japonesa Elite. Sendo bem parecida com a Yamaha, a também scooter de entrada é apenas algumas centenas de reais mais em conta.
Motor: 124,9cm³ OHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar;
Potência: 9,34 CV a 7500 rpm;
Torque: 1,05 kgf.m a 6000 rpm;
Preço: R$ 12.580.
Embora a Elite seja sua concorrente, essa de fato é a elite (em preços baixos) das scooters brasileiras. Sendo a mais barata das 3 automáticas desta lista, a Haojue Lindy 125 é a scooter com menor custo de nossa lista de motos mais barata de 2023.
Motor: 124 cm³ 4 tempos, DOHC, refrigerado a ar forçado;
Potência: 8,4 cv;
Torque: 0,92 kgf.m a 7000 rpm;
Preço: R$ 12.484.
Embora não seja uma scooter de verdade. A Honda Biz atropela as automáticas com seu câmbio “automatizado”. Isenta de manete de embreagem, a Biz precisa apenas do toque nos pés para trocar de velocidade e mesmo assim continua sendo mais procurada que suas concorrentes, que também têm preço mais alto.
Motor: 109,1 cm³OHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar;
Potência: 8,33 cv a 7.250 rpm;
Torque: 0,89 kgfm a 5.500 rpm;
Preço: R$11.000.
Chegando na casa dos R$ 10 mil, a Nex 115 é a única com este valor no mercado nacional. A chinesa compete no mesmo segmento que a Biz e várias outras da Shineray, mas mesmo com seu preço mais baixo, ela não está entre as mais vendidas do país.
Motor: 113cm³ Tipo 4 tempos, DOHC, refrigerado a ar forçado;
Potência: 9,0 cv a 7500 rpm;
Torque: 0,92 kgfm a 4500 rpm;
Preço: R$ 10.993
Essa é a “magrela” que, com certeza, tem o melhor desempenho do Brasil. Sem falar do comportamento nas estradas, a POP 110i possui preço baixo e também é a quarta mais vendida no país. Mesmo sendo um modelo pequeno e simples, seu preço baixo e acessibilidade a colocam no alto nos dois rankings.
Motor: 109,1 cm³ monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar;
Potência: 7,9 cv a 7.250 rpm;
Torque: 0,90 kgfm a 5.000 rpm;
Preço: R$ 9.010.
A linha Jet é um dos carros-chefe dentre os modelos de maior porte da chinesa Shineray. O modelo simples passou por uma recente reformulação na sua linha 125, que teve como grande destaque a implementação de um painel de instrumentos 100% digital, mas se mantém com a mecânica parecida com as de suas irmãs de marca.
Motor: 123,67cm³ OHC, monocilíndrico, refrigerado a ar, quatro tempos;
Potência: 6 cv a 7.500 rpm;
Torque: 0,91 kgfm a 5.500 rpm;
Preço: O valor da Jet 125 pode variar de acordo com sua versão, sendo elas as: Jet 125 x (R$ 9.290); Jet 125ss (R$ 9.490); Jet 125 2x (R$ 8.990).
A campeã dentre as motos mais baratas de 2023 tem esse título desde seu lançamento. A Shineray Worker, como o próprio nome sugere, é um modelo para quem precisa se locomover de forma simples e econômica. Possuindo uma pegada de trilheira, o modelo também remete às clássicas café racer. Ela está disponível em motores 125 e 150.
Motor: 123,6 cm³ monocilíndrico, 4T, 2 Válvulas, OHC;
Potência: 7,2 cv/ 7.500 rpm;
Preço: R$ 8.490.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quero comprar uma moto achei excelente os valores
Tenho uma Haojue Chopper 2019, comprei usada em 2021.
Avalie bem sua necessidade antes da compra, pois ela é barata sim, mas as peças de reposição, muitas compatíveis com as antigas Suzuki Intruder, são, invariavelmente, de baixa qualidade e durabilidade. Eu já rodei 30 mil km após a compra e afirmo : se seu uso é exclusivamente pra passeio, ok ! Vá em frente sem medo, é econômica, chegando a 40 km/l na cidade, confortável e baixo custo de seguro. Ela não é visada pra roubo/desmanchar. Mas, se for uso em estrada, ou entrega via aplicativo, esqueça. Baixas potência e velocidade não combinam com rodovia, eu passo muito apuro por isso. Sobre peças, ela ‘come’ relação no café da manhã : não duram 10 mil km, e o custo não é tão pequeno assim, cerca de 300 reais instalado. Muitas peças de reposição são apenas encontradas nas Concessionárias Autorizadas Suzuki/Haojue, e o preço não é convidativo.