5 motos que não têm manete de embreagem: para não ficar refém das scooters ou elétricas
Além das scooters que são sempre automáticas, existem algumas motos brasileiras que também não necessitam do manete de embreagem
Além das scooters que são sempre automáticas, existem algumas motos brasileiras que também não necessitam do manete de embreagem
A Honda atualizou a Pop 110i para a linha 2025 e o modelo que agora é partida elétrica também deixou pra traz o manete de embreagem. Com um novo câmbio basta bater o pé para que ela pule para a próxima velocidade, mas esta não é a única moto da Honda que possui essa tecnologia ou uma parecida.
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A japonesa Honda é a única no Brasil que possui três tipos de câmbio de moto que não tem manete de embreagem. O primeiro e mais conhecido é o CVT, que é o verdadeiro automático e comum em vários tipos de marcas e veículos. Mas ela também tem câmbios próprios que não precisam do manete, sendo eles o semiautomático e o DCT.
O semiautomático rotativo é um câmbio que o condutor ainda tem que fazer metade da tarefa, que é a de passar as marchas no pé, porém não precisa mais apertar a embreagem – as motos nem contam com o manete. Além disso, um ponto interessante dele é que não há necessidade de, ao parar a moto, reduzir as marchas para cair no neutro. Basta jogar para frente que ela vai para o ponto morto. Isso economiza em ter que reduzir as marchas em uma frenagem.
O outro câmbio da Honda que não tem manete de embreagem é o DCT. Este é um tipo automatizado, ou seja, possui as marchas e tudo mais, mas um robô passa elas sem que o condutor precise. Basta acelerar e reduzir para pilotar. As motos Honda que o possuem nem contam com manete de embreagem nem pedal de marchas, apenas botões no punho esquerdo caso o piloto queira passar ou reduzir com um simples toque. Ele também conta com duas embreagens, uma para as marchas pares e outra para as ímpares e isso evita com que a moto engasgue já que a próxima velocidade está sempre pré engatada.
A Africa Twin é a maior da Honda que conta com o automatizado DCT. Esta 1.084 cm³ capaz de uma potência máxima de 99,3 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 10,5 kgfm a 6.000 rpm é uma big trail com chassis de aço em berço semi-duplo e subchassi de alumínio, sendo própria para offroads mais pesados. Ela recebeu atualização em 2023 e agora com opções em azul metálico, preto fosco e branco perolizado.
Mesmo com esta aparência de scooter não tinha como excluir essa gigante da lista. Sendo praticamente uma crossover, a X-ADV é uma DCT aventureira que também é feita para embarcar no offroad pesado. Está, além de ter várias tecnologias para a terra e demais tipos de condução, também consegue levar objetos embaixo do banco.
A NC 750X é um verdadeiro crossover, entre naked e trail, mas na verdade conta com o chassi de scooter. Feita sob a mesma base da X-ADV, está automatizada que pode se aventurar tanto na terra quanto no asfalto – embora seja melhor no asfalto – também oferece um bagageiro no lugar do tanque e se caracteriza como única moto com essa qualidade. O modelo já testado por nós aqui no AutoPapo é uma opção para quem quer viajar em uma moto grande e até econômica para a categoria.
A Biz é uma clássica da Honda e talvez a mais conhecida moto que não precisa de passar marcha com o auxílio do manete de embreagem. Contando com o conjunto semi automático da Honda é um modelo pequeno e acessível para os consumidores iniciantes ou que não querem usar tanto a mão esquerda e ainda aproveitar um banco com bagageiro.
Como já falamos, a Pop é a mais nova Honda que não precisa passar marcha com o auxílio da mão esquerda. Esta que nem tem mais o manete de embreagem ganhou a tão pedida partida elétrica, além de uma mexida no motor que a deixou mais forte e potente
Esta é a única da japonesa que conta com um câmbio CVT e não é uma scooter. Sem puxar sardinha para o lado da Honda, a gigante turing que custa mais de R$ 300.000 é uma tecnologia feita para viajar da melhor forma possível em duas rodas, contando com vários modos de pilotagem, controle de tração, assistente de partida, som e até air bag, entre outros.
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