Óleo de moto se troca conforme o manual! Menos em uma situação

Quem roda demais, ou muito pouco, deve seguir uma orientação um pouco diferente na hora de trocar o óleo lubrificante

óleo de moto
Tem que ficar esperto com o uso severo (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 16/09/2024 às 08h00

Mesmo com o passar dos anos, evolução das tecnologias, difusão das informações, a troca do óleo da moto ainda é uma grande discussão meio aos motociclistas. Alguns apontam que deve-se trocar conforme o manual, outros dizem que a cada 1.000 km. Mas fato é que as montadoras já responderam esses embates há muito tempo. Porém, o que pouco se diz é que quem faz o uso severo da moto deve encurtar o prazo da troca do lubrificante.

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óleo de moto
Na maioria dos casos a troca é a cada 5.000 km ou 6.000 km (Foto: Shutterstock)

Troca do óleo da moto

Essa historinha de trocar o óleo da moto a cada 1.000 km já caiu por terra há algumas décadas. É fato que modelos como a Honda CG 125 dos anos 2000 necessitava sim da troca do óleo mais cedo (a cada 1.500 km para ser mais preciso). Mas isso era motivado pela tecnologia das motocicletas, componentes da época e, principalmente, pelo tipo de óleo que elas utilizavam. Os lubrificantes minerais eram os mais usados, estes tinham uma vida útil menor. E, hoje, com o óleo de moto sintético, a troca é bem mais espaçada.

É comum que motos populares tenham a recomendação de troca de lubrificante a cada 5.000 km ou 6.000 km, seguindo a recomendação no manual do proprietário.

Seguir as orientações do fabricante é o mais indicado, porém não é apenas isso que vai garantir a “saúde” da moto em termos de óleo e motor. O condutor deve obrigatoriamente saber as condições de pilotagem que ele roda para fazer as trocas mais corretamente ainda.

Troca em caso de uso severo

Como as fabricantes também já alertam, a única situação que necessita de uma troca de óleo precoce é a de uso severo da motocicleta, e esta pode ser dividida em três casos.

  • Uso severo por rodar muito – Pilotos entregadores, mototaxistas, motofretistas ou viajantes, que circulam muito com a moto, por longas distâncias ou durante muito tempo, são considerados condutores que fazem uso severo de suas motos. Isso porque o estresse do veículo é muito maior já que ele trabalha mais do que a média e tem menos tempo de “descanso”.
  • Uso severo por rodar pouco – a situação contrária também cai na categoria de uso severo. Um piloto que pega a moto e roda poucos km, por exemplo 1 km ou 2 km, até algum destino, como o trabalho, e depois do expediente retorna para casa não garante tempo para que o óleo da moto possa esquentar. Dessa forma o óleo lubrificante sempre trabalha frio e não atinge a temperatura de trabalho ideal e suas propriedades lubrificantes acabam muito mais rapidamente.
  • Uso severo por rodar em terrenos sujos – A Alta exposição da moto em terrenos empoeirados, de terra e outros similares faz com que as partículas de sujeira, mais presente nesse tipo de estrada, adentrem no motor e contaminem o óleo lubrificante, por isso que trilheiros e moradores do interior são os que mais se enquadram nessa categoria.

A grande questão do uso severo é que ele faz com que o óleo lubrificante da moto se deteriore mais cedo, assim ele perde suas propriedades lubrificantes e aditivas muito mais rapidamente. Porém, mesmo que as marcas alertam que essa troca deve ocorrer antes do que o estipulado no manual, isso depende muito do estresse gerado pela moto.

Nosso querido Boris Feldman sempre fala da troca de óleo lubrificante em condições severas, mas em carros. O especialista afirma que um automóvel que troca o óleo a cada 10.000 km, em condições estressantes, pode fazer a substituição com a metade do tempo, trazendo essa lógica para as motos, fazer a substituição do óleo a cada 2.500 km ou 3.000 km, para as populares, pode ser uma boa alternativa.

Outra forma de verificar se as propriedades do óleo estão acabando é por meio da embreagem. Diferente dos carros, o óleo da moto também passa pela caixa de marchas e por isso quando ele fica mais velho pisar no pedal para trocar as marchas pode ficar mais incômodo.

Quem ainda acreditar que o uso da moto está muito extremo, pode sim realizar a troca ainda mais cedo. Mas um alerta, cuidado para não gastar dinheiro atoa trocando óleo ainda novo.

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6 Comentários
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AILTON 28 de setembro de 2024

Tenho uma fazer 250 2014…sou segundo dono,peguei com 11 mil km…troco o óleo conforme informado no manual…a cada 5000 mil km…e filtro uma troca sim outra não…uso óleo recomendado pelo fabricante e filtro original…motor está no momento com 247 mil km…..pelos comentários me considero um sortudo.kkkk….

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Cleber 23 de setembro de 2024

Já caiu por terra a década 🤣🤣🤣 não mesmo 90% dono de moto baixa cc troca a cada 1000km eu sou um.. vocês deviam ter visitado uma 10 oficina antes de fazer essa matéria e não o manual..

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Fernando Martins 23 de setembro de 2024

. Tenho fan125 2007 , 138.000 km rodados ,óleo trocado acada 1000 km , uso assi. Desde as cgs 77 , bons tempos, nunca fiz u motor …

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Lucas 23 de setembro de 2024

Mano no dia que vc se tornar engenheiro mecânico aí daria pra botar fé no seu comentário haha

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Mário Müller 22 de setembro de 2024

Queria entender como partícula de poeira entram do motor e contaminam o óleo. Pelo sista de ar.as não tem filtro.. Pra.mim é conversa.

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SILVANO 19 de setembro de 2024

Meu Deus, lendo esse artigo e fazendo um motor de uma moto 160 2023 com apenas 12.464 km rodados porque o cliente insistiu q podia rodar 2.000 km por troca kkkkkkk aí vc se depara com isso, não sou assim porém façam o q o cidadão aí tá falando, nos mecânicos amamos é Dim Dim no bolso na certa Kkkkkk
Só vou deixar uma coisa pra que estiver lendo pensar:
1- Se eu rodar 1.000 km dentro de uma cidade em um mês, vc acha q o motor roda quantos km? Pois conta que o piloto vai usa primeira marcha segunda etc… Aí tem lombada trânsito parada em semáforo e arranca a moto novamente sempre alterando as marchas e uso constante da embreagem, ok?
2- Se rodar 1.000 km em uma rodovia em um mês, sendo q ao arrancar a moto vc segue até a última marcha e segue com ela até o destino, o motor tá trabalhando mais do que aquele que está dentro da cidade?
Pois é, é isso q diferencia uma troca de outra, o resto é balela de quem usa a didática e não a prática do dia a dia.
Quer um motor saudável e duradouro, sai mais barato a troca periódica do óleo!!!
Fiz um motor a uns dias atrás de uma fan 125 2009 com nada menos que 128.000km alguém já viu alguma assim? pois bem, ele faz 1.600 km mês, e faz a troca a cada 15 dias portanto é com 800 km aí tá a prova q a troca periódica é fundamental pra q o motor esteja sempre 100% e usar um óleo de boa qualidade!!!

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