Por mais que essa baixa seja comum algumas atitudes podem agravar a queima e ainda gerar problemas motores ao modelo
É comum que o óleo do motor da moto baixe conforme o uso, como as próprias fabricantes inclusive alertam. Isso pode acontecer por vários motivos como evaporação, diluição por combustível não queimado ou a natural perda de componentes do lubrificante que vem com o tempo. Porém o motociclista deve ficar atento a este consumo que demasiado indica problemas mecânicos.
Abaixo, listamos os principais problemas de consumo elevado de óleo lubrificante.
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O primeiro fator que indica um “problema” na moto é o lubrificante fora do prazo. Este que tem a solução mais simples também é um dos que mais acontecem.
O óleo lubrificante tem um limite, que é de tempo e/ou quilometragem rodada. A grande maioria das motos rodam com o mesmo óleo por até 6.000 km o um ano (variando de modelo para modelo)
Conforme a vida útil deste item vai passando suas propriedades também se deterioram e assim o volume do lubrificante baixa.
Embora o óleo de moto fora do prazo não seja um problema em si, pode sim acarretar em sérios problemas no motor e por isso é importante estar em dia.
Não adianta apenas trocar o óleo. Utilizar de um lubrificante de má qualidade e principalmente fora do padrão especificado pela fabricante são grandes motivos para o óleo da moto baixar demasiadamente.
Cada modelo de motor necessita de características, densidades e aditivos diferentes. Colocar qualquer lubrificante compromete todo o conjunto motor.
Aqui a situação já começa a ficar mais complicada e virar para o lado dos problemas mecânicos, e não apenas do óleo lubrificante.
Claro que por determinados motivos como localidade e uso severo, o motor da moto trabalha em temperaturas mais elevadas e aí não tem o que fazer. O desgaste será maior e prematuro.
Porém pode ser que o modelo esteja com algum defeito que cause superaquecimento e por isso o óleo baixa além da conta. Para motos com radiador, é importante conferir o sistema de arrefecimento. Se a moto for de resfriação simplesmente a ar, é bom maneirar no esforço gerado, reduzindo a aceleração e altos giros.
O sistema de ventilação do motor (respiro) permite a liberação dos gases que se acumulam no interior do bloco. Se esse sistema estiver entupido, o aumento da pressão interna pode forçar a saída do óleo por juntas e retentores, criando vazamentos que, em um primeiro momento, podem passar despercebidos. Tal esforço pode comprometer seriamente o funcionamento do modelo.
E por fim chegamos nos mais temidos e também comuns problemas nas peças internas. Estas são, de longe, as principais e mais preocupantes causas de consumo elevado de óleo da moto.
Entre os mais comuns motivos destes estão: o desgaste dos anéis do pistão, retentores de válvula e até do próprio cilindro. Quando essas peças perdem a capacidade de vedar corretamente a câmara de combustão, parte do óleo que deveria circular pelo motor acaba sendo queimada junto com o combustível.
Além da redução do nível, outro sinal típico é a fumaça azulada saindo pelo escapamento. Isto indica que o motor está “fumando”.
Também podem ocorrer falhas em juntas e retentores que provocam pequenos vazamentos, às vezes imperceptíveis a olho nu, mas suficientes para baixar o nível do óleo com o tempo. Se não forem corrigidos, esses desgastes comprometem o desempenho e aceleram ainda mais a degradação do motor.
Todos estes problemas geralmente indicam a necessidade de retífica do motor da moto, ou até a substituição completa.
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