Pastilha de freio da moto: cinco sinais que está na hora de trocar
Além de verificar visualmente, os sinais sonoros podem ser muito importantes para saber se está tudo certo com os freios
Além de verificar visualmente, os sinais sonoros podem ser muito importantes para saber se está tudo certo com os freios
As pastilhas de freio são componentes essenciais para a segurança do piloto e por isso devem estar sempre dentro dos padrões, justamente com os discos e todo o sistema de breque. Porém, às vezes o equipamento está necessitando de mais força, não está funcionando como era antes e o piloto pode não se tocar exatamente do problema. Coletamos então cinco sinais que indicam a hora de trocar a pastilha de freio da moto.
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Uma das maneiras mais simples de verificar se as pastilhas de freio da moto precisam ser substituídas é inspecionando a sua espessura. A grosso modo este equipamento é composto por duas partes, uma que se encaixa na motocicleta e outra que faz o trabalho de frear junto ao disco. Quando a parte que naturalmente se desgasta vai chegando próxima ao encaixe quer dizer que está na hora de trocar a pastilha.
Deixar com que a pastilha passe do ponto compromete, além da frenagem, o disco de freio e aí o custo da manutenção será bem mais elevado.
Além da espessura, a aparência das pastilhas também pode indicar a necessidade de substituição. Se as pastilhas apresentarem ranhuras profundas, desgaste irregular ou trincas, é recomendável trocá-las. Um freio irregular causa uma frenagem irregular e também um desgaste irregular. Nestes casos a chance de falhar a frenagem e também estragar os discos é maior.
Outro indicativo de que as pastilhas de freio da moto precisam ser substituídas são os barulhos incomuns durante a frenagem. Se você ouvir chiados, rangidos ou qualquer outro som estranho ao acionar os freios, de duas uma. Ou as pastilhas estão tão gastas que passaram do limite e estão danificando os freios, ou as pastilhas vitrificaram* e neste caso a troca delas é necessária, pois elas estão mais duras e perderam a qualidade.
Caso perceba que a moto está demorando mais para frear ou que a sensação de frenagem está mais fraca do que o habitual, é importante verificar as pastilhas de freio.
Verificar o fluido de freio é a maneira mais simples de conferir como estão as pastilhas da moto. Caso o nível esteja baixo, é bem provável que as pastilhas estejam gastas.
Os discos de freio da moto tem uma vida útil bem mais longa do que as pastilhas. Eles geralmente têm um desgaste que acompanha o das pastilhas, mas caso uma pastilha o tenha danificado, ele irá atrapalhar o rendimento da pastilha nova. Por isso, na troca de pastilhas ele também deve estar com um desgaste como esperado e nos conformes. O disco torto, empenado, ou mal desgastado atrapalha na frenagem, faz barulho e corrói a pastilha mesmo que nova.
Por fim, esteja ciente que o desgaste dos freios da moto dependem da condução do piloto e não da quilometragem percorrida. É importante verificar tudo a cada 1.000 km.
* O processo de vitrificação acontece quando os freios atingem uma alta temperatura, ocasionada por muita frenagem excessiva, após isso os componentes mudam quimicamente e ficam mais rígidos. Como consequência sem o barulho mas também a perda da qualidade dos materiais das pastilhas de freio.
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