É possível economizar sem comprometer a vida útil da motocicleta e também a segurança dos tripulantes e terceiros
O cuidado com seu veículo que determina a vida útil dele. E isso é fato! Porém sabemos que quando chega a hora de dar uma manutenção, seja preventiva ou corretiva, nem sempre o bolso está esperando e há aquela opção de peça mais em conta para colocar, a peça paralela. Contra indicada pelas fabricantes, será que vale a pena usar esta ou é procurar por problema?
VEJA TAMBÉM:
Sendo bem direto e seguindo a filosofia do nosso publisher, Boris Feldman: depende!
Uma peça original de moto, feita pela própria fabricante, específica para o modelo, testada com um rigor e produzida com componentes superiores certamente irá se sobressair em comparação a uma de mais baixo custo e talvez até de procedência duvidosa.
Em uma recente conversa, o especialista em desenvolvimento do setor de pesquisa da Honda, Bismark do Vale, nos informou que as motocicletas da japonesa são submetidas a vários testes de força e robustez. A partir destes, eles conseguem entender o limite de cada componente e indicar os melhores cuidados aos proprietários.
Estes testes são feitos, obviamente, com todas as peças originais da moto. Partindo deste ponto, é difícil compreender ou prever a reação de um modelo com alguma peça paralela.
Aí que vem a resposta do “depende”. Para peças que afetam diretamente no funcionamento e/ou segurança, o original é sensato. Para lataria ou apenas design, pode ser feliz pagando menos em uma peça paralela.
Por exemplo, na hora de trocar as velas e cabos de ignição, a escolha de um conjunto paralelo não é uma boa. Estes podem durar menos que o previsto, fazendo a necessidade de uma troca e gastos precoces, além de colocar em risco a vida do condutor com um desligamento repentino. Tudo isso por não saber a procedência do item.
Por outro lado, uma aleta plástica, que equipa o design do corpo da moto, não faz nenhuma diferença a não ser talvez uma aparência diferente da original e qualidade inferior.
Em resumo, o condutor pode sim comprar peças paralelas, mas se quiser andar com segurança e preservando a vida da moto, ele vai escolher uma original ao menos para as partes que influenciam o funcionamento da motocicleta.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |