Pilotar no meio da pista é a pior decisão do motociclista!
Pilotar no centro da via pode ser a diferença entre fazer o percurso com segurança e se arriscar em um possível contato com fluidos e óleos
Pilotar no centro da via pode ser a diferença entre fazer o percurso com segurança e se arriscar em um possível contato com fluidos e óleos
O piloto de motocicleta deve estar sempre atento à pista em que transita. Isso porque fatores como más condições, buracos e objetos podem significar um risco de acidente. Essas condições são esporádicas e podem ser vistas a tempo de um desvio, porém existe um lugar da via que é sempre mais arriscado, o meio dela.
VEJA TAMBÉM:
A explicação para esse perigo maior estar no meio da pista é porque é lá que há maiores chances de ter óleo e outros fluidos derramados. Isso acontece pois, como os motoristas de carros, caminhões e demais veículos de quatro ou mais rodas ocupam toda a faixa, seus motores, e itens que armazenam fluidos costumam passar a maior parte do tempo bem acima do meio da via. Dessa forma, se um veículo estiver com vazamentos, o líquido vai ficar pingando no meio da faixa.
Óleos lubrificantes são extremamente escorregadios e podem facilmente levar um motociclista ao chão. Por isso é importante evitar pilotar no meio da pista, onde esses líquidos são mais propensos a estar.
Já que pilotar no meio da pista não é o mais indicado, o motociclistas deve posicionar-se mais próximo às extremidades da via. Porém é importante tomar cuidado com essas partes também, pois se o condutor estiver muito próximo ao centro da via, ele pode se deparar com as faixas de sinalização – que também podem ser pintadas com tintas escorregadias – ou com refletores, e correm outros riscos de queda. Caso se posicione muito próximo ao meio fio, existe a chance de sair da pista e até de atingir algo próximo a caçada.
Já que não se pode pilotar nem no meio da pista, nem nas extremidades, o que sobra é a melhor opção, que é passar com a moto no mesmo local que os carros passam com seus pneus.
Essa é a parte da pista onde a maioria dos pneus passa, logo são pontos com menos chance de ter fluidos ou objetos que atrapalham e comprometem a condução do motociclista.
Entretanto, não se esqueça de ficar atento aos objetos e principalmente buracos na pista, pois onde os pneus passam também são os locais mais propensos a ter esse tipo de deformidade, mas estas podem ser vistas com mais facilidade, diferente dos óleos lubrificantes.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A meu ver, a melhor posição é um pouco para dentro de onde estaria a roda esquerda do carro, onde o motociclista estaria sentado se estivesse num carro. No meio da faixa também se tem um campo de visão menor, e ficando mais “em frente” do motorista de trás, se tem maior visibilidade.
O problema de se trafegar onde os veículos quatro rodas passam com as rodas é que geralmente os buracos e o maior desgaste do asfalto está exatamente nesta faixa, e a parte central, onde sofre menos pressão pelos quatro rodas, geralmente é onde o asfalto está melhor.
Excelente dica. Mais dicas e artigos referentes ao motociclismo seriam muito bem-vindos. Afinal de contas, somos muitos. Obrigado!