Pilotar moto com chinelo no antebraço: é multa?

Objetos considerados perigosos e influentes a condução podem infringir artigos do Código de Trânsito Brasileiro

f5a7fbd4 2430 45cc 8cf6 da63b8ee0115
Prática é comum dentre motociclistas que montam a moto utilizando chinelos (Foto: AutoPapo | Amanda Almeida)
Por Lucas Silvério
Publicado em 30/11/2025 às 13h00

Em um país tropical e desigual como o Brasil não são incomuns as cenas de cidadãos pilotando moto com chinelo ou sandálias que não se prendem aos pés, o que é infração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para evitar a multa, alguns recorrem aos membros superiores e passam a correia do calçado entre os antebraços, assim os prendendo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Embora o CTB não aborde com precisão essa prática, é bom o condutor entender a legislação para evitar riscos e multas desnecessárias.

VEJA TAMBÉM:

Segundo o Art. 252 da Lei, em seu inciso segundo, conduzir um veículo “transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas” é infração média, ou seja, passível de 5 pontos na carteira e multa de R$ 130,16.

Por mais que o pilotar moto com chinelo no antebraço não esteja com um volume considerável preso a si, fica a depender do agente fiscalizador se a prática é irregular ou se encaixa na norma.

Caso não seja este o motivo da abordagem, o agente ainda pode considerar o  artigo 169, que abre margem para a aplicação de multa em motociclistas com chinelos no antebraço e outras situações. Segundo o artigo, “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança” é infração leve de 3 pontos na carteira e multa de R$ 88,38.

Um chinelo no antebraço do motociclista não é algo que desvia a atenção, ou apresenta algum risco para a segurança, na maioria dos casos. Porém se de alguma forma estiver atrapalhando a condução e principalmente o manejo da moto, a multa pode ser aplicada.

Não corra riscos pilotando moto com chinelo

Em geral, o pé é a primeira parte do corpo que toca o solo. Sem a proteção adequada ele se torna passível de fraturas graves, luxações e até lacerações”, declarou o Dr. Fhilipe Xavier, em antiga entrevista ao AutoPapo.

Para evitar complicações na hora da condução, o mais correto é montar a motocicleta com um calçado adequado. Um sapato fechado é o mínimo, mas o melhor é uma bota que proteja com qualidade o pé e o tornozelo do tripulante.

Se algum chinelo estiver junto aos passageiros, o melhor é levá-lo em uma mochila ou no baú da motocicleta.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário