Está quente não é?! Pois pilotar moto descalço tem consequências muito piores que multas
Usar sapatos e botas quando está quente pode ser um desconforto, mas a segurança é algo que não deve ser colocado em questão
Usar sapatos e botas quando está quente pode ser um desconforto, mas a segurança é algo que não deve ser colocado em questão
Sair conduzindo de camiseta e sem sapatos é um luxo limitado apenas a quem dirige veículos de quatro rodas ou mais. Para os motociclistas não importa o calor, estar com os equipamentos adequados é fundamental.
Na maioria das vezes as jaquetas são os itens de segurança mais lembrados, além do capacete, claro. Porém, o cuidado com os pés vai muito além de tomar uma multa por pilotar moto descalço ou com calçados inadequados.
VEJA TAMBÉM:
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não reprime o motociclista que tem a prática de pilotar moto descalço. Suas normas são destinadas a quem conduz o veículo com sapatos inadequados.
Art. 252. Dirigir o veículo:
IV – usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;
Infração – média;
Penalidade – multa.
Segundo o médico especialista do Departamento Científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dr. Aquilla dos Anjos Couto, pilotar descalço tem dois principais riscos, o chão quente e a exposição do pé.
Pilotar moto descalço é contraindicado, porque o chão pode estar quente. O motociclista não vai conseguir ficar e permanecer muito tempo com o pé no chão”, explica o médico
O especialista ainda alerta que o sapato é um tipo de equipamento de proteção individual (EPI) para motociclistas e que por isso deve estar sempre no pé do condutor.
O próprio sapato é conhecido como um item essencial e de proteção individual. Então, o ato de dirigir descalço diminui a chance de enroscar o chinelo no pedal, porém, se caso tiver qualquer coisa perto do asfalto ou do pedal, isso pode entrar diretamente no pé do condutor. Pedrinhas, tachinhas, galhos, qualquer coisa perto que seja cortante ou pontiagudo, pode sim atrapalhar e machucar”, completa.
Para quem vai contra a lei e pilota moto de chinelos, corre o risco de se enroscar nos pedais de troca de marcha e até ir ao chão facilmente.
Os chinelos, a partir do momento que na moto a passagem de marchas é feita jogando o pedal para cima e para baixo, pode enroscar. Isso além de prejudicar no reflexo para fazer uma próxima troca, pode influenciar no equilíbrio, porque geralmente quando se enrosca a pessoa quer tirar o enrosco. A perda de equilíbrio na moto pode ser fatal,” enfatiza o especialista.
Apesar de não ter pedal, a scooter por si só não fica parada sem um apoio. Então qualquer parada no semáforo, faixa, via que o motociclista precise parar ele vai ter que apoiar o pé no chão. Então com o chinelo pode acontecer um agarramento ou batida na lateral da moto e causar desequilíbrio. Sem os chinelos, objetos e o chão quente também podem comprometer a saúde e segurança do piloto”, finaliza Dr. Aquilla.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |