Pneu da moto furou? Confira o que NÃO fazer caso isso aconteça
Muitos aderem a alguns recursos e manobras que, além de poder agravar o problema, são muito arriscados e contra a lei
Muitos aderem a alguns recursos e manobras que, além de poder agravar o problema, são muito arriscados e contra a lei
Quando o pneu da moto fura, infelizmente não dá para abrir o bagageiro e colocar o estepe. O condutor tem que achar um borracheiro, ir para a casa trocar, ou o que achar melhor. Porém muitos recorrem a alguns meios muito arriscados para levar a motocicleta do local até a manutenção, além de estarem sujeitos a agravar a situação. Confira o que não fazer quando estiver com o pneu da moto furado.
VEJA TAMBÉM:
Pode parecer óbvio que não se deve empinar a moto, principalmente quando o pneu da moto estiver furado, mas muitos recorrem a essa manobra arriscada e ilegal quando o pneu da frente fura.
Entretanto essa manobra vem junto de vários riscos. O primeiro é a exposição a acidentes pelo próprio fato da execução da manobra, que atrapalha a visão do condutor e também as manobras laterais, caso ele tenha que desviar de algo.
Outro ponto importante de enfatizar é que, caso o piloto tenha que baixar a moto neste estado, com o pneu furado aumenta-se as chances de perder a estabilidade quando o pneu furado da moto toca o chão, levando o condutor a uma queda.
Quando o pneu de trás fura, a história é quase o contrário. Para aliviar o peso da roda traseira e um possível rasgo no pneu, muitos condutores sentam no tanque ou até no guidão da moto. Esta medida também é muito arriscada e considerada uma infração apontada no mesmo artigo do CTB.
O centro de gravidade da moto estará todo alterado, dessa forma conduzi-la será mais difícil e os riscos de queda e acidentes são muito maiores.
Seguir normalmente na via também é muito arriscado para o piloto. Isso porque quando o pneu não tem ar a roda não adere de forma que deveria ao asfalto e assim as chances de perder o controle da moto aumentam e muito. Qualquer manobra fica muito pesada e arriscada.
Basicamente, duas são as opções quando isso acontece. Ou o condutor chama algum reboque ou veículo com caçamba que possa transportar a moto, ou ele pode empurrar a moto com o pneu furado até o local desejado. Mas é importante ficar atento ao trânsito local, pois empurrando a moto o piloto se torna apenas um pedestre com um grande peso nas mãos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quanto o pneu furado da frente não precisa sair ando só com a roda de traz basta andar mornalmente só não pode em impotece nem uma passar dos 20km , nas curvas tem que fazer a mais abertas possível não tem erro , porque na verdade quem manda é a roda de traz devido a tração.
Eu já atravecei a ponte rio e Niterói fui onde tinha que ir e voltei no borralheira para a troca da camera porque era garantia tinha sido colocado naquele dia.
O melhor é usa a VACINA DE PNEU .
Deve ser aplicada uma única vez preventivamente,
Ela veda o furo de dentro para fora, você nem fica sabendo que seu pneu furou. Não esvazia e deixa você numa roubada.
Vale a pena usar.