As duas japonesas ‘se enfrentam’ diretamente nas ruas brasileiras, mas esse páreo tem uma campeã consecutiva há muitos anos
O mercado de motocicletas tem crescido nos últimos anos, no Brasil. Entretanto, o aumento nas vendas não modificou o cenário nacional que tem a Honda como marca mais vendida por aqui há muitos anos.
Tendo números avassaladores, a Honda CG se mantém no mercado desde 1976 e já viu nascer e morrer vários modelos de várias marcas que tentaram emplacar no Brasil, mas sem convencer os fiéis consumidores da japonesa. Em meio a essas concorrentes, uma que se mantém viva há 10 anos é a Yamaha Fazer 150, também japonesa, ela é a principal concorrente da mais vendida do Brasil, mas também está muito atrás nas vendas, se comparada.
VEJA TAMBÉM:
Em números concretos, em 2022 a Honda CG 160 emplacou 383.016 unidades enquanto a Yamaha Fazer 150, 21.897 motos. Há quem diga que estes números não são justos, pois na soma da Honda estão quatro diferentes versões da CG dentre os números – Start, Cargo, Fan e Titan, mas mesmo se forem somadas todas 150 da Yamaha estes valores não se equiparam e totalizam 67.033 unidades.
Em 2023, os números seguem pelo mesmo caminho, onde a Honda tem, até novembro, 382.070 emplacamentos, e a Yamaha 30.649.
Antes de analisar cada um dos modelos é importante entender que, como já dito, a Honda tem seu lugar no coração dos clientes da marca que confiam em seus modelos. A CG está no mercado desde 1976, já a Fazer 150 chegou em 2013. Os clientes das terras tupiniquins têm essa fascinação pela mais antiga.
. | Fazer | Titan |
---|---|---|
Preço | 16.690 | 16.760 |
Motor | 149 cm³ | 162,7 cm³ |
Potência gasolina | 12,2 cv (7.500 rpm) | 14,9 cv a 8.000 rpm |
Potência etanol | 12,4 cv (7.500 rpm) | 15,1 cv a 8.000 rpm |
Torque gasolina | 1,3 kgfm (5.500 rpm) | 1,40 kgfm a 7.000 rpm |
Torque etanol | 1,3 kgfm (5.500 rpm) | 1,54 kgfm a 7.000 rpm |
Transmissão | 5 velocidades | 5 velocidades |
Curso da suspensão dianteira | 120 mm | 135 mm |
Curso da suspensão traseira | 92 mm | 106 mm |
Pneu Dianteiro | 80/100-18 | 80/100 -18 |
Pneu Traseiro | 100/80-18 | 100/80 -18 |
Freio Dianteiro/Diâmetro | Disco / 245 mm | Disco / 240 mm |
Freio Traseiro/Diâmetro | Tambor / 130 mm | Tambor / 130 mm |
Tipo de freio | UBS | CBS |
Chassis | Diamante | Diamante |
Tanque | 15,2 l | 16,1 l |
Peso | 130 kg (com gasolina e óleos) | 117 kg (seca) / 130 kg (com gasolina e óleos) |
Comprimento x Largura x Altura | 2015 mm X 735 mm X 1055 mm | 2032 x 745 x 1087 mm |
Altura mínima do solo | 160 mm | 170 mm |
Distância entre eixos | 1330 mm | 1315 mm |
Altura do assento | 785 mm | 790 mm |
Painel | Analógico / digital | Digital (sem indicador de marchas) |
Luzes | Analógicas | Analógicas (sem lampejador) |
Descansos | Lateral e central | Lateral |
Comparamos os dois modelos top de linha das categorias para saber qual realmente tem as melhores especificações técnicas e também melhores benefícios.
Começando pelo topo da tabela, a Yamaha ganha no preço. Pelo que é sugerido pelas montadoras, a Fazer é R$ 70 reais mais em conta que a Titan, mas este preço é bem relativo e na prática não significa muito se pensarmos em quanto elas variam de concessionária para concessionária.
Já na motorização, a Honda tem um propulsor maior, que somado a suas demais especificações também resulta em mais torque e potência. Mesmo sendo duas pequenas, essa diferença nestes números garante melhor retomada e também melhor aceleração, o que pode fazer diferença na agilidade do condutor nas ruas.
A transmissão de ambas podem ser parabenizadas, pois portam cinco velocidades e se tornam eficientes para estes modelos de baixa capacidade.
Os pneus da Yamaha Fazer 150 e da Honda CG 160 Titan também têm as mesmas condições médicas e calçam rodas de 18 polegadas. Mas é na suspensão que dá pra ver a superioridade na hora de pilotar a Titan. A Honda tem ambas as suspensões com cursos bem maiores, o que torna a condução mais agradável e resistente a irregularidades da pista.
Nos freios quem ganha é a Fazer. Embora sejam praticamente iguais, a Yamaha conta com 0,05 mm a mais no disco dianteiro da sua roda.
Indo para as partes de dimensões e capacidades, quem volta a liderar é a Honda CG 160 Titan. Embora a Yamaha Fazer 150 seja mais curta e estreita, a distância entre eixos da Titan é menor, o que proporciona maior agilidade em meio a obstáculos, quando é necessário virar a moto em espaços muito curtos. A altura entre o solo e a moto também é maior e o tanque comporta quase 1 litro a mais de combustível. Falando em combustível, o consumo vai depender de cada condutor, mas as duas passam facilmente dos 40 km/l.
A Yamaha parece até tentar se equiparar ao modelo que é mais ágil e em melhor desempenho nas pistas, oferecendo alguns detalhes a mais em comparação a sua rival como o cavalete central e o painel com indicador de marchas, mas ao mesmo tempo se faz um pouco ultrapassada e mantém um painel misto com indicador de velocidade no ponteiro.
No quesito Valor de revisão a Yamaha segue da mesma forma. Seus planos tem preço fixo e são mais em conta do que a Honda, porém tem de ser feitos em períodos mais curtos.
Enquanto a Honda CG 160 Titan tem sua primeira revisão com 1.000 km e as demais a cada 6.000, a Yamaha Fazer 150 tem a primeira também com 1.000 e as demais a cada 5.000. Isso resulta em, por exemplo, uma revisão a mais da Fazer quando as duas estiverem com os mesmos 20.000 km.
A Yamaha se comporta melhor em alguns detalhes pensados para o consumidor, como o painel completo, descanso lateral e também o preço. Entretanto pensando em um geral a Honda se sobressai.
A Titan, quando comparada a Fazer 150 tem uma motorização claramente superior. Suas dimensões a fazem ter um comportamento melhor nas pistas e seguram melhor os impactos das estradas, além de passar melhor por obstáculos altos. O piloto que for passar mais tempo nas ruas e necessitar de maior agilidade, desempenho e até ir com menos frequência às revisões e nos postos, pode apostar na mais antiga do mercado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Eu tenho uma fazer 250 ….
Não troca pôr nem uma da Honda… Moto dura
Os motor bate logo com 70 mil Km…??
O negócio é que todo buraco de tatu tem uma revenda Honda e Yamaha não faz questão de fazer parceria
Porque Honda é Honda simplesmente isso.
Esqueceu de falar que a Yamaha é muito mais confiável principalmente o motor