Por que a antiga Honda Hornet saiu de linha?

A ‘vezpa’ de 600 cm³ da japonesa deixou um legado no mercado brasileiro e 10 anos após o seu fim o modelo ainda é um dos mais desejados do país

honda hornet 600 25 2011
O modelo esteve no mercado brasileiro por 10 anos (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 06/12/2024 às 13h00

A Honda Hornet deixou o mercado brasileiro no fim de 2014, dando lugar a sua irmã mais moderna CB 650F, uma substituição que não agradou muito os fãs de naked intermediárias. Muitos ainda ficam intrigados e até revoltados com a postura da japonesa pela retirada do modelo, mas fato é que há um motivo e que foi bem sensato na época.

VEJA TAMBÉM:

A Hornet ficou no Brasil por 10 anos. Sua chegada em 2004 veio alguns anos após a estreia mundial em 1998. Na época o modelo carburado foi desenvolvido para o mercado Europeu.

honda hornet 600 1 primeira geracao
A primeira geração da Hornet tinha o clássico farol redondo (Foto: Honda | Divulgação)

Em solo tropical ela manteve as características superesportivas, – mesmo sendo uma naked –  com o motor herdado da CBR 600RR (ajustado para as ruas) capaz de até 96,5 cv a 12 mil rpm.

Em 2008 o modelo recebeu atualizações estéticas, ganhando uma bolha frontal que a caracterizaria, além de um sistema de freios combinados (CBS) junto do ABS, dentre outras melhorias. Ela também foi a primeira motocicleta Honda do Brasil equipada com injeção eletrônica. Em 2012 a vespa recebeu sua última geração.

  • O ano de 2009 marcou recorde de produção do modelo. Foram 7.271 unidades feitas na planta de Manaus, um número alto para uma moto intermediária.
honda hornet 600 9 2007
A segunda geração da vespa recebeu atualização muito características (Foto: Honda | Divulgação)

Porém, mesmo após recordes de produção, seguidos de queda, o modelo deixou o Brasil. Alguns ainda pensam que foi apenas um “tiro no pé” da montadora na tentativa de atualizar o line up e colocando a nova 650 no lugar, porém o realmente acabou com a Hornet foram as leis de emissão.

honda hornet 600 21 2011
A rabeta e a frente foram as mudanças mais expressivas da ultima geração da Hornet (Foto: Honda | Divulgação)

O Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) já estava instaurado no país e com o avanço das medidas de contenção de poluentes ficou inviável da marca manter a Hornet. Para isso, ela teria que mexer na motorização do modelo ou arranjar outra solução para que ela poluísse menos.

Em uma antiga entrevista com a Honda, o AutoPapo teve a posição da marca com o acontecimento da época.

Na ocasião, em 2014, o modelo foi descontinuado por conta das exigências mais rígidas com relação ao Programa de Controle da Poluição do ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot 4), sendo necessário adequar o lineup ofertado ao mercado no período,” afirmou a Honda.

Nova Honda Hornet

Para a alegria do povo, a Hornet voltou ao mercado mundial em 2022. Atualizada com as leis de emissão, ela não agradou a todos, já que deixou para traz o motor quatro cilindros e passou a portar um bicilíndrico. Desde então o Brasil espera uma nova vespa, mas ainda sem nenhuma previsão da japonesa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel 10 de dezembro de 2024

Baita moto. Pena que é impossivel de se ter uma nesse pais de bandidos sem ser roubada. Acho nque por isso saiu de linha

Avatar
Kaléu Patrocínio 10 de dezembro de 2024

Poderia fazer um modelo 2025 no mesmo modelo!

Avatar
Deixe um comentário