Por que a antiga Honda Hornet saiu de linha?
A ‘vezpa’ de 600 cm³ da japonesa deixou um legado no mercado brasileiro e 10 anos após o seu fim o modelo ainda é um dos mais desejados do país
A ‘vezpa’ de 600 cm³ da japonesa deixou um legado no mercado brasileiro e 10 anos após o seu fim o modelo ainda é um dos mais desejados do país
A Honda Hornet deixou o mercado brasileiro no fim de 2014, dando lugar a sua irmã mais moderna CB 650F, uma substituição que não agradou muito os fãs de naked intermediárias. Muitos ainda ficam intrigados e até revoltados com a postura da japonesa pela retirada do modelo, mas fato é que há um motivo e que foi bem sensato na época.
VEJA TAMBÉM:
A Hornet ficou no Brasil por 10 anos. Sua chegada em 2004 veio alguns anos após a estreia mundial em 1998. Na época o modelo carburado foi desenvolvido para o mercado Europeu.
Em solo tropical ela manteve as características superesportivas, – mesmo sendo uma naked – com o motor herdado da CBR 600RR (ajustado para as ruas) capaz de até 96,5 cv a 12 mil rpm.
Em 2008 o modelo recebeu atualizações estéticas, ganhando uma bolha frontal que a caracterizaria, além de um sistema de freios combinados (CBS) junto do ABS, dentre outras melhorias. Ela também foi a primeira motocicleta Honda do Brasil equipada com injeção eletrônica. Em 2012 a vespa recebeu sua última geração.
Porém, mesmo após recordes de produção, seguidos de queda, o modelo deixou o Brasil. Alguns ainda pensam que foi apenas um “tiro no pé” da montadora na tentativa de atualizar o line up e colocando a nova 650 no lugar, porém o realmente acabou com a Hornet foram as leis de emissão.
O Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) já estava instaurado no país e com o avanço das medidas de contenção de poluentes ficou inviável da marca manter a Hornet. Para isso, ela teria que mexer na motorização do modelo ou arranjar outra solução para que ela poluísse menos.
Em uma antiga entrevista com a Honda, o AutoPapo teve a posição da marca com o acontecimento da época.
Na ocasião, em 2014, o modelo foi descontinuado por conta das exigências mais rígidas com relação ao Programa de Controle da Poluição do ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot 4), sendo necessário adequar o lineup ofertado ao mercado no período,” afirmou a Honda.
Para a alegria do povo, a Hornet voltou ao mercado mundial em 2022. Atualizada com as leis de emissão, ela não agradou a todos, já que deixou para traz o motor quatro cilindros e passou a portar um bicilíndrico. Desde então o Brasil espera uma nova vespa, mas ainda sem nenhuma previsão da japonesa.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Baita moto. Pena que é impossivel de se ter uma nesse pais de bandidos sem ser roubada. Acho nque por isso saiu de linha
Poderia fazer um modelo 2025 no mesmo modelo!