Fabricantes que se apresentaram após o almoço do evento trouxeram produtos de marcas inéditas no mercado brasileiro
Após os lançamentos ocorridos na manhã de quarta-feira (28) e a apresentação da japonesa Honda no início da tarde, durante o Festival Interlagos 2025, foi a vez das italianas Moto Morini e Ducati, além das chinesas Shineray e CFMoto, revelarem suas novas motos. Todas as marcas trouxeram diversos modelos, além de algumas estarem estreando no país.
VEJA TAMBÉM:
A centenária Moto Morini deu início à sua operação no Brasil com três modelos já aguardados: a crossover X-Cape 650, a naked Seiemezzo 650 (nas versões Street e Scrambler) e a custom Calibro 700.
A X-Cape 650, principal aposta da marca, vem equipada com motor bicilíndrico de 649 cm³, potência de 60 cv e foco em uso misto – estrada e off-road. Destaque para o painel TFT de 7 polegadas, freios Brembo e suspensões Marzocchi ajustáveis.
Já a Seiemezzo 650 traz a mesma base mecânica, mas com pegadas distintas: a versão Street tem visual urbano e esportivo, enquanto a Scrambler aposta em guidão elevado e pneus mistos para uso mais versátil. Ambas compartilham suspensão KYB e painel TFT colorido.
Fechando o line-up, a Calibro 700 estreia no segmento custom com motor de 693 cm³ e 70 cv. São duas versões: a Bagger, com malas integradas e para-brisa, voltada para viagens; e a Custom, com estética clássica, banco baixo e linhas minimalistas. Ambas trazem ABS da Bosch e suspensão dianteira invertida.
Preços das novidades Morini:
As três variantes já estão em comercialização no Brasil.
Outro destaque é o projeto Compromisso Brasil, que envolve nacionalização de componentes, rede estruturada de pós-venda e investimento estimado em R$ 250 milhões até 2026. A primeira loja oficial será inaugurada em Santo André (SP) em junho, com expansão para outras capitais nos meses seguintes.
Além das três novidades, as gigantes X-Cape 1200 e a Alltrhike 450 foram prometidas para o meio de 2026.
A X-Cape 1200 marca a estreia da marca no segmento maxitrail. Com motor V2 de 1187 cm³, ela entrega 125 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Vem equipada com assistente de trocas, modos de condução, radar de ponto cego, câmera frontal, painel TFT de 7”, aquecimento nos bancos e manoplas, além de freios Brembo e ABS em curvas. O tanque de 23 litros reforça sua vocação para longas viagens.
Já a Alltrhike 450 estreia como a primeira trail de média cilindrada da marca, focada em versatilidade e custo-benefício. Com motor bicilíndrico de 450 cm³ (44 cv), tem peso seco de 170 kg, rodas raiadas (21”/17”), suspensões KYB de longo curso, painel com navegação integrada e ABS com opção de desativação. A altura do assento (847 mm) e o pacote de equipamentos a tornam ideal para iniciantes no segmento.
A Ducati apresentou no evento a nova Multistrada V4S 2025, que estreia com atualização no motor, desativação prolongada para economia de combustível (redução de até 6%) e manutenção programada e garantida. É também o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil com menu em português.
Entre as novidades estão suspensão Skyhook EVO, sistema de rebaixamento automático para facilitar manobras e novas estratégias eletrônicas de frenagem, reunidas no Ducati Vehicle Observer. O modelo deve chegar ao mercado brasileiro em setembro.
A Ducati também revelou um novo plano de consórcio próprio, o Consórcio Ducati, em parceria com a Volkswagen Financial Services e a Embracon. Com taxas a partir de 0,16% ao mês e prazos de até 100 meses, o plano está disponível no site da marca e no estande do evento.
Outro serviço anunciado foi a Manutenção Transparente, sistema digital que detalha os serviços programados, preços e prazos diretamente pelo aplicativo My Ducati App. A funcionalidade estará ativa na rede autorizada da marca no segundo semestre.
Edição limitada: Streetfighter V4 Lamborghini está em exibição
Além de tudo, a superexclusiva Ducati Streetfighter V4 Lamborghini, lançada em 2022 com apenas 630 unidades no mundo, é uma das atrações no box da marca. Com componentes de fibra de carbono, pintura exclusiva Verde Citrea/Arancio Dac e escape Akrapovič em titânio, o modelo número 394 está em exibição durante todos os dias do festival.
A chinesa Shineray chegou com foco em sua nova “submarca” premium, a SBM (Shineray Brasil Motos), no Festival Interlagos 2025. Composta por seis modelos, a marca busca oferecer opções com bom custo-benefício e três anos de garantia, com lançamentos previstos para o segundo semestre de 2025.
Modelos da linha SBM:
Além da linha SBM, a Shineray exibiu no evento a SHI 250 e as novas linhas Custom: Iron, Titanium e Denver. A marca também apresentou a “Garagem BYTM”, projeto em parceria com a BYTM para customização de modelos Shineray.
CFMoto
Por fim, a chinesa CFMoto fez sua estreia no mercado brasileiro de motocicletas, apresentando diversos modelos no Festival Interlagos 2025. Entre eles, destaca-se a trail 450 da marca, jpa esperada por aqui e confirmada para o país.
As demais variantes incluem a naked 300NK, a esportiva 250SR, a custom 150SC e a scrambler 450CL. As motos serão montadas em Manaus pelo Grupo Unique, que já representa a marca no segmento de quadriciclos e UTVs no Brasil.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |