Setor aproveita demanda aquecida, mas já projeta cautela para o segundo semestre diante do cenário econômico incerto
A produção de motos concentrada no Polo Industrial de Manaus manteve a tendência de crescimento em 2025. De janeiro a julho, foram produzidas 1.141.011 unidades, alta de 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares). O volume representa o melhor desempenho dos últimos 14 anos e figura como o terceiro maior da série histórica.
VEJA TAMBÉM:
Apesar do resultado positivo no acumulado, julho apresentou retração. No mês, as montadoras produziram 140.262 motocicletas, número 4,7% inferior ao registrado no mesmo mês de 2024 e 9% menor do que em junho deste ano. A queda já era esperada, pois as fabricantes haviam programado férias coletivas e interrupções na produção para manutenção das linhas industriais.
Segundo a Abraciclo, o movimento faz parte do planejamento habitual do setor e não indica enfraquecimento da demanda.
A indústria segue mantendo um ritmo consistente de produção para atender à demanda do mercado. No entanto, o segundo semestre pode ser bastante desafiador, devido ao cenário macroeconômico”, afirmou Marcos Bento, presidente da associação.
O bom desempenho acumulado da produção de motos é reflexo da demanda aquecida por motocicletas, impulsionada pelo uso crescente em serviços de entrega e pela procura do consumidor que busca um meio de transporte mais acessível e econômico.
Especialistas avaliam que, mesmo com as incertezas da economia, a indústria mantém estoques ajustados e pode fechar 2025 com resultados próximos dos melhores da história.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |