Óleo do motor de moto se completa sim! Mas quando?

Realizar a manutenção correta e indicada pelo manual pode evitar que o piloto gaste dinheiro antes da hora e mais vezes

verificacao oleo de moto
Deve-se seguir o manual para saber quando completar e trocar o óleo (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 23/04/2024 às 10h02

O manual de instruções de toda motocicleta alerta da importância de verificar o nível do óleo do motor sempre que for sair para rodar. O piloto deve então fazer os processos corretos de inspeção e averiguar se o lubrificante está entre as margens mínima e máxima. Porém, uma dúvida que surge na cabeça de alguns é: “o que fazer quando o lubrificante estiver abaixo do mínimo, trocar ou completar?”

VEJA TAMBÉM:

Óleo moto carro
A troca de óleo do motor é uma manutenção crítica que deve ser feita sempre que especificada no manual (Foto: Shutterstock)

Há quem acredite que quando o óleo do motor da moto está baixo é sinal de que está na hora de trocar, pois já está deteriorado. Mas essa é uma crença que geralmente vem de condutores que trocam o óleo muito cedo, a cada 1.000 km ou 1.500 km – um costume do século passado que está mais que ultrapassado.

  • Hoje a troca de óleo ocorre a cada 5.000 km, 6.000 km, mais ou menos, dependendo do modelo. Por isso o óleo desses não dá nem tempo do lubrificante baixar.

Óleo do motor de moto baixa!

As próprias montadoras apontam que é comum que o óleo de motor da moto seja consumido com o tempo. Mas tudo isso não é de preocupação, pois é um processo comum ao passar de alguns quilômetros.

  • Os manuais indicam que caso o nível do óleo esteja abaixo, deve-se completar até chegar a data da troca do lubrificante.
Não trocar filtro de ar e de óleo é economia de palito
Não se esqueça de trocar o filtros quando chegar a hora (Foto: Shutterstock)

Porém, é importante ficar atento a quantidade que o óleo do motor da moto está baixando. Embora não haja nenhum número certo de quanto o lubrificante pode variar, pode-se tomar por base o que o nosso querido Boris Feldman aponta para os carros. Ele afirma que baixar até 1 litro a cada 5.000 km é saudável. Isso representa uma baixa de até 25% do óleo lubrificante de um veículo de quatro rodas, o que para uma moto pequena é cerca de 300 ml.

Troque quando necessário

Além de trocar o óleo do motor da moto quando o manual indica, ele também deve ser substituído, e não completado, quando o lubrificante não estiver mais com a viscosidade adequada.

Chegando perto da data de troca é normal que ele esteja escuro, sujo e um pouco mais viscoso. Porém quando a textura está muito espessa e diferente de quando ele está novo, é um sinal de trocar e também verificar o que pode ter de errado com a moto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gusmar 19 de setembro de 2024

Seguir MANUAL, sempre, o resto é “ACHOMETRO”.

Avatar
Valentino 23 de abril de 2024

Esse papo de viscosidade mais grosso e tal é perda de tempo… viscosidade se mede com viscosímetro e não com a ponta dos dedos. Deu o intervalo especificado no manual do proprietário troque o óleo, simples assim.

Avatar
Deixe um comentário