Rolezinho de Natal: multas para pilotos podem passar dos R$ 3.000
Quem empina moto e realiza manobras arriscadas em veículos inadequados pode tê-los apreendidos, além de uma chuva de multas
Quem empina moto e realiza manobras arriscadas em veículos inadequados pode tê-los apreendidos, além de uma chuva de multas
Motociclistas realizando manobras arriscadas, cortando giro e pilotando de maneira inadequada marcaram a noite de Natal em várias cidades do Brasil. Chamados de ‘Rolezinho de Natal’ essa atividade que gerou várias ocorrências às polícias militares em vários estados entre a noite do dia 24 e a madrugada do dia 25, é uma prática insegura que pode comprometer a saúde dos envolvidos e, além disso, pesar no bolso do condutor.
VEJA TAMBÉM:
O que veio a grande mídia neste início de semana foram os vários relatos a respeito de motociclistas que importunam a vizinhança ao realizarem manobras em motocicletas e fazendo barulhos altos. Em algumas cidades o número de condutores aglomerados passou das centenas.
Segundo A Polícia Militar de Minas Gerais, 2.000 chamados policiais foram registrados no período e motocicletas foram apreendidas em operações realizadas às pressas.
Em São Paulo capital, a marginal Pinheiros foi bloqueada, 60 motos foram apreendidas e 58 condutores foram multados e tiveram a CNH suspensa.
Várias operações foram realizadas em diversas regiões do país.
Esta prática que já é de conhecimento popular e não acontece com exclusividade do natal, infringe vários parágrafos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma vez que os pilotos realizam manobras consideradas perigosas, transitam sem equipamentos adequados e também fazem modificações inadequadas.
Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor:
Art. 230. Conduzir o veículo:
Art. 174. Promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via:
É importante saber que cada uma dessas infrações sujeitas durante um rolezinho corresponde a uma multa que, além de somar pontos e debitar no prontuário do condutor, também apreende os veículos. Desta forma, além do valor das multas, o condutor terá de arcar com as despesas para regularizar o veículo para poder retirá-lo do pátio que também tem cobrança diária.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os “pilotos” dos rolezinhos são os que mais morrem no trânsito. Multas para eles não servem de nada, pois a maioria não tem habilitação ou está vencida, nem a moto tem licenciamento regular.