Royal Enfield Bear 650: nova moto indiana que virá para o Brasil

O modelo acaba de ser lançado no mercado mundial e mesmo na base da Interceptor chega muito mais tecnológica e eficiente

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O modelo também está mais forte (Foto: Royal Enfield | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 29/10/2024 às 12h15

A Royal Enfield Bear 650 foi lançada no mercado mundial na última segunda-feira (28), ampliando o mercado da indiana mundo afora. Com mais torque, tecnologia e estrutura que as suas irmãs mais velhas de motor intermediário, a nova scrambler já foi prometida para o Brasil e espera-se que ela chegue em 2025, junto com a já prometida Shotgun.

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A nova moto da marca foi inspirada no desempenho que a Royal Enfield teve com um de seus modelos, sob o comando de Eddie Mulder, durante a Big Bear Run de 1964, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América. A garra do piloto em continuar e vencer a corrida após cair de um desfiladeiro enquanto ainda estava na 13ª posição e ter danificado a moto levou a indiana a resgatar essa memória e trazer o novo modelo 64 anos depois.

Chegando ao século 21 é claro que ela seria mais tecnologia, e neste quesito a Royal Enfield realmente resolveu caprichar. Assim como as últimas e mais modernas motos da marca, como a Gerrilla 450, a Bear 650  conta com uma iluminação full LED – novidade para o Brasil – e também um amplo painel digital com capacidade de integração com o smartphone, deixando para traz os ponteiros auzilidados de um mostrador de rotas secundário. Há também uma entrada USB-C.

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Feita na base da Interceptor 650 e com algumas atualizações, a nova Royal Enfield Bear 650 está com seu chassi mais reforçado e também novas suspensões. Detalhe para a dianteira, que chega invertida, com curso maior (130 mm) e também mais larga (47 mm). Na traseira ela também ganhou curso (115 mm).

O motor bicilíndrico que a indiana já usa em suas motos 650, também foi reajustado para a ber. Agora o conjunto de 648 cm³ é capaz de uma potência de até 47 cv a 7.250 rpm e 5,7 kgfm de torque, sendo assim 0,4 cv mais potente que sua irmã Interceptor. Este aumento na potência também foi auxiliado pelo escape de apenas uma saída (duplo na Interceptor) e também pela perda de 3 kg no conjunto da moto, que agora pesa 214 kg.

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Claro que a marca não deixaria de lado um de seus pontos fortes, a variação de cores, que nesta 5 transita entre o Boardwalk White (branco), Petrol Green (verde petróleo), Wild Honey (branco amarelo e azul), Golden Shadow (preto e cinza com garfos dourados) e uma edição especial chamada Two Four Nine (creme com chassi verde), em homenagem ao icônico

número (249) de corrida vencedor de Eddie.

Ainda não há uma data certa de quando a Royal Enfield Bear 650 chegará no Brasil, ou quanto custará. Nos Estados Unidos ela parte de US$ 6.849, cerca de R$ 39 mil em conversão direta. Em comparação a interceptor custa R$ 31.900, no Brasil, e é bem provável que a “Ursa” chegue com valor mais elevado por aqui.

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