Royal Enfield Himalayan 450 eleita moto do ano para 2024, na Índia

O modelo ganhou como melhor lançamento e moto para o próximo ano, sendo avaliada por especialistas do setor no país

Royal Enfield Himalayan 450
O modelo é esperado para 2024, no Brasil (Foto: Royal Enfield | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 23/12/2023 às 11h02

A Royal Enfield começa o próximo ano já com um grande título com seu novo modelo. A Himalayan 450 conquistou o título de Indian Motorcycle of the Year (IMOTY) de 2024, estabelecendo-se como a moto do ano, na Índia.

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A Royal Enfield Himalayan 450 competiu contra modelos também bem elogiados como a Triumph Scrambler 400X e a KTM 390 Duke, que ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Para avaliar os modelos, jornalistas das principais revistas automóveis da Índia se reuniram e decidiram criar e conferir o prêmio de moto do ano da Índia.

Segundo o próprio prêmio, ele é um julgamento especializado e independente do melhor lançamento para o ano. Os membros do júri altamente experiente são responsáveis ​​por selecionar um único vencedor decisivo.

Critérios como preço, eficiência de combustível, estilo, conforto, segurança, desempenho, praticidade, inovação técnica, relação custo-benefício e adequação às condições de pilotagem indianas são fatores particularmente importantes na decisão do vencedor, que para 2024 foi a Royal Enfield Himalayan 450.

Royal Enfield Himalayan 450

A Royal Enfield Himalayan 450 é um modelo trail que foi lançado com várias versões e preços. Partindo de 269.000 rúpias (R$ 15.800 em conversão direta) a até 284.000 (R$ 16.600) rúpias, ela ainda não tem previsão para chegar ao Brasil, mas as expectativas apontam para sua vinda em 2024.

Versões da Royal Enfield Himalayan 450

  • Himalayan 450 Kaza Brown: 269.000 rúpias
  • Himalayan 450 Slate Poppy Blue: 274.000 rúpias
  • Himalayan 450 Slate Himalayan Salt: 274.000 rúpias
  • Himalayan 450 Kamet White: 279.000 rúpias
  • Himalayan 450 Hanle Black: 284.000 rúpias

A Himalayan 450 traz consigo um motor monocilíndrico com 452 cm³ capaz de 40,02 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 4,07 kgfm a 5.500 rpm. Ela opera com um câmbio de 6 marchas.

De acordo com a fabricante, a Royal Enfield Himalayan 450 apresenta uma média de consumo de 28,15 km/l, conforme avaliação no padrão WMTC (World Motorcycle Test Cycle).

Reconhecida como a moto mais tecnológica da Royal Enfield até o momento, a Himalayan 450 incorpora recursos como acelerador eletrônico, sistema de freios ABS, embreagem assistida e deslizante. Dois modos de pilotagem estão disponíveis: Performance e ECO, sendo este último focado na eficiência de combustível. Ambos os modos permitem desligar o ABS traseiro, oferecendo quatro combinações no total.

A geração atualizada da Himalayan apresenta um painel totalmente digital em formato redondo. Destacando-se, o dispositivo já inclui um sistema de navegação integrado desenvolvido em parceria com o Google.

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2 Comentários
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Jobson 25 de julho de 2024

Geraldo, se essa fosse bicilíndrica, seria perfeita, mas infelizmente também é monocilíndrica. No entanto, excelente moto e está no meu radar. A dúvida é entre ela e a Guerrilla…

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Geraldo Corrêa 15 de janeiro de 2024

Não seria bicilíndrico?. Monocilíndrico é a Ymalaian 411.

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