Indianas chegaram ao mercado brasileiro com propostas bem diferentes embora as semelhanças na fabricação e preços
A Royal Enfield Guerrilla 450 teve o início de suas vendas anunciado há pouco, ainda em setembro de 2025. O modelo chegou com grandes expectativas, afinal tem mesmo motor e chassi que sua irmã de fabricante Himalayan. Mesmo com estas semelhanças, quem pilota uma e outra tem diferentes percepções e sabe que são motos para funções completamente diferentes.
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Mesmo que as Royal Enfield Himalayan 450 e Guerrilla 450 tenham a mesma base estrutural e o propulsor monocilíndrico de 452 cm³, 40 cv e 4 kgfm, a pilotagem causa sensações distintas.
A principal dissociação começa na parte visível – já que o desenho roadster da Guerrilha é outro em comparação a trilheira Himalayan – e se estende até as dimensões.
A Royal Enfield Guerrilla 450 é menor que a Hmilayam em todos os aspectos. Comprimento, altura, largura, peso, capacidade de carga e até tanque de combustível são mais singelos que sua irmã maior.
Essa diferença possibilita uma condução muito mais ágil e leve, principalmente pela altura da moto e do banco que ficam realmente bem próximas ao chão para a categoria.
Especificação | Himalayan | Guerrilla |
---|---|---|
Entre eixos | 1510 mm | 1440 mm |
Altura mínima do solo | 230 mm | 169 mm |
Comprimento total | 2245 mm | 2145 mm |
Largura total | 852 mm | 833 mm |
Altura total | 1316 mm | 1125 mm |
Altura do assento | 805 mm – 245 mm | 780 mm |
Peso a seco | 181 kg | 173 kg |
Peso em ordem de marcha | 196 kg | 184 kg |
Carga útil | 198 kg | 191 kg |
Capacidade do tanque | 17 litros | 11 litros |
Detalhe importante no peso dos modelos: são ao menos 10 kg de diferença que aumentam quando as motos estão 100% abastecidas.
As suspensões, freios e rodas seguem a mesma lógica. Por ser menor e ter proposta voltada para asfalto, a Guerrilla tem também as suspensões mais curtas. Infelizmente a Royal Endfield não teve a mesma generosidade em deixar o garfo invertido na variante (como é lá Himalayan) e apostou em um conjunto convencional para esta.
Nas rodas, a grande diferença está na dianteira, que assim como a traseira tem raio de 17 polegadas. A trilheira tem a frontal com 21, obviamente para rodar melhor no fora de estrada.
As diferenças ficam de lado no quesito tecnologia e conectividade. As irmãs Royal Enfield Himalayan 450 e Guerrilla 450 se encontram. Além de serem full LED, elas são as únicas da indiana que contam com o novo painel TFT de 4 polegadas e conectividade com smartphone.
No fim das contas é aquela resposta que nosso querido publisher Boris Feldman adora: Depende!
Os modelos compartilham a mesma base e se diferenciam praticamente na proposta. Quem quer um modelo com desempenho bem voltado para a cidade, trânsito urbano e até arriscar uma viagem de fim de semana pode ir feliz na Guerrilla.
O piloto que prefere uma moto mais multifuncional, que encare estrada, mas também o off-road terá de optar pela Himalayan. A única ressalva está nos preços, já que a trilheira é um pouquinho mais salgada que a roadster.
A Royal Enfield Guerrilla 450 varia entre R$ 28.990 e R$ 29.490 e a Himalayan vai de R$ 29.990 até R$ 31.990.
Ficha técnica
Motor | Himalayan | Guerrilla |
---|---|---|
Tipo | Refrigeração líquida, um cilindro, DOHC, 4 válvulas | Refrigeração líquida, um cilindro, DOHC, 4 válvulas |
Diâmetro x curso (mm) | 84 mm x 81.5 mm | 84 mm x 81.5 mm |
Deslocamento | 452 cc | 452 cc |
Taxa de compressão | 11.5:1 | 11.5:1 |
Potência máxima | 40 cv @ 8000 rpm | 40 cv @ 8000 rpm |
Torque máximo | 4 kgf.m @ 5500 rpm | 4 kgf.m @ 5500 rpm |
RPM em marcha lenta | 1300 | 1300 |
Sistema de partida | Elétrica | Elétrica |
Lubrificação | Cárter semi-seco | Cárter semi-seco |
Óleo do motor | 10W40 API SN, JASO MA2, semissintético | 10W40 API SN, JASO MA2, semissintético |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo | Multidisco banhada a óleo |
Caixa de câmbio | 6 marchas | 6 marchas |
Alimentação | Injeção eletrônica de combustível | Injeção eletrônica de combustível |
Corpo do acelerador | 42 mm, acelerador eletrônico | 42 mm, acelerador eletrônico |
Chassi | Himalayan | Guerrilla |
---|---|---|
Material | Aço, quadro tubular de espinha dupla | Aço, quadro tubular de espinha dupla |
Suspensão dianteira | Garfo invertido de 43 mm de diâmetro e 200 mm de curso | Garfo simples de 43 mm e 140 mm de curso |
Suspensão traseira | mono-shock de 200 mm de curso | mono-shock de 150 mm de curso |
Pneus e Freios | Himalayan | Guerrilla |
---|---|---|
Pneus dianteiros | 90/90-21" | 120/70 R17 |
Pneus traseiros | 140/80 R17 | 160/60 R17 |
Freios dianteiros | Disco hidráulico, ventilado, de 320 mm com pinça de dois pistões | Freio a disco hidráulico, discos ventilados de 310 mm, pinça de pistão duplo |
Freios traseiros | Disco hidráulico, ventilado, de 270 mm com pinça de pistão simples | Freio a disco hidráulico, discos ventilados de 270 mm, pinça de pistão simples |
ABS | Dois canais, desligável | ABS duplo canal |
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