Conhece o segundo amaciamento do motor de moto?

Processo de assentamento de peças deve ser repetido uma vez que o propulsor foi totalmente manuseado e 'desajustado'

Honda CG 160 2025 (30)
Cuidado com os primeiros 500 km (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 30/10/2025 às 15h00

Quem compra uma moto zero quilômetro, ou qualquer outro veículo, geralmente já ouviu falar do amaciar o motor. Esse processo que serve para acertar o motor deve ser respeitado nos primeiros quilômetros do modelo e, após isso, é só acelerar e ser feliz.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Porém existem situações em que o condutor necessitará de um segundo amaciamento no motor. Esse vem depois de uma retífica.

VEJA TAMBÉM:

Em uma recente entrevista com o especialista em preparação de motos, calibração de motores, instrutor e fundador da BH Motoracing, Sérgio Naves Melo, enquanto falávamos de retifica de motores, o segundo amaciamento chamou atenção.

O técnico reforçou a necessidade de amaciar o motor de uma motocicleta novamente, no caso, após uma retifica. Por mais que seja lógico, já que o motor está novo de novo, nem todos lembram desse período.

manutençaõ em motor de moto
A retifica pode ser parcial ou completa, mesmo assim os cuidados com o amaciamento devem acontecer (Foto: Shutterstock)

O que é amaciar o motor?

Quando um veículo novo começa a fazer suas primeiras viagens, o condutor deve respeitar com muita maestria os limites do propulsor do modelo. Os primeiros 500 km daquele motor em questão devem ser percorridos com exigências mínimas, onde o piloto não elevará o giro.

Variando de modelo para modelo, passar dos 50% ou 60% dos giros máximos do motor pode ser arriscado.

As fabricantes esclarecem

Segundo a Honda, no manual da sua moto mais vendida, a CG 160, nos primeiros 500 km o condutor deve:

  • Evitar acelerações bruscas;
  • Nunca forçar o motor com aceleração total em baixa rotação;
  • Nunca pilote  a motocicleta por longos períodos em velocidade constante;
  • Evite operar o motor em rotações muito baixas ou altas;
  • Acione os freios de modo suave para aumentar sua durabilidade e garantir sua eficiência futura;
  • Evite freadas bruscas.

É importante lembrar que, o intervalo de troca de óleo também é diferente pouco depois de amaciar. No modelo em questão, por exemplo, a primeira troca acontece com 1.000 km e as demais a cada 6.000 km.

Qual a importância?

O amaciamento do motor serve basicamente para “assentar” as peças móveis do conjunto. Mesmo que tenha acabado de sair de fábrica, para evitar as mínimas alterações por qualquer imprevisto, o período é necessário.

Outro motivo vem por uma necessidade de um “primeiro desgaste” interno, ajustando milimetricamente todo o conjunto.

E o segundo amaciamento?

O segundo amaciamento do motor da moto parte do mesmo princípio. Após a retífica, onde o conjunto foi todo desmontado, reformado e montado novamente, ou seja, está novo, todo o processo deve ser repetido. Melo alertou os pilotos.

Rodar com cuidado nas primeiras centenas de quilômetros e trocar o óleo com intervalos curtos evita desgastes prematuros e garante a vida longa do motor reconstruído.”

O que acontece se eu não amaciar o motor?

Exigir da moto sem que esteja tudo encaixado perfeitamente, pode gerar grandes problemas imediatos ou futuros para o propulsor.

Os maiores riscos são realmente levar a moto pela primeira ou segunda vez até uma retífica, serviço de manutenção complexo que pode custar alguns milhares de reais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário