5 sinais de que a bateria da moto está acabando
Estes cinco alertas pode ser a diferença entre já estar pronto para tocar de bateria ou ser surpreendido na hora de sair para rodar
Estes cinco alertas pode ser a diferença entre já estar pronto para tocar de bateria ou ser surpreendido na hora de sair para rodar
Uma das piores surpresas no dia de um piloto é dar a partida na moto e não perceber nenhum “sinal de vida”. Ele confere os cabos de vela, descanso, interruptor de partida e está tudo em ordem. A única coisa que resta checar é a bateria e na hora de medir a carga. Bingo!
Porém, existem algumas formas de prever essa emboscada da bateria da moto. Pode variar de modelo para modelo, mas no geral a maioria das motocicletas costuma apresentar alguns sinais de que a bateria está acabando. Confira a lista:
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O primeiro sinal é o mais óbvio de todos, mas muitas vezes também o mais ignorado pelos pilotos. Quando se aperta o botão de partida e a moto demora para ligar, fica insistindo em forçar a bateria para ligar o motor, pode ser uma dica de que a bateria já está acabando.
Outro sintoma que indica que a bateria da moto está acabando também pode ser visto na partida. Quando uma bateria está saudável, basta girar a chave que o painel se acende e na hora de dar a partida ele permanece como antes. Caso o painel pisque, se pague e ligue novamente na hora da partida pode ser que a bateria não está com carga suficiente para ligar o motor e permanecer com as luzes acesas, então a bateria “tira” energia das luzes naquele momento para dar a partida.
A buzina fraca é outra suspeita de que a bateria da moto não está 100%. Ela é um ítem que depende diretamente da carga da bateria da moto para seu funcionamento, se a energia estiver fraca, a buzina também vai estar.
Da mesma forma que acontece quando o painel da moto falha, pode acontecer com as setas. Se elas apresentarem mal funcionamento, a bateria pode ser a responsável.
Esse barulho já vem quase junto da certeza de que a bateria já acabou por completo. Quando o piloto tenta dar a partida e um barulho, parecendo estalos sequenciais vindo do meio da moto (onde fica a bateria), aparece, pode ter certeza que não há praticamente mais carga nenhuma.
Saber essa diferença é fundamental. Quando a moto está parada por muitas semanas ou meses e o dono vai ligá-la, ela pode não funcionar. Mas isso não é o fim da bateria. O equipamento provavelmente só perdeu as forças porque estava conectado na moto sem receber estímulos por muito tempo.
Nestes casos basta dar uma carga na bateria que ela volta a funcionar normalmente. Se o veículo ficar parado por muito tempo é sempre bom desconectar a bateria, isso garante que essa descarga não aconteça.
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