5 sinais de que a bateria da moto está acabando

Estes cinco alertas pode ser a diferença entre já estar pronto para tocar de bateria ou ser surpreendido na hora de sair para rodar

bateria moto
Não confunda o fim da bateria com a descarga (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 30/10/2023 às 09h02
Atualizado em 30/10/2023 às 10h10

Uma das piores surpresas no dia de um piloto é dar a partida na moto e não perceber nenhum “sinal de vida”. Ele confere os cabos de vela, descanso, interruptor de partida e está tudo em ordem. A única coisa que resta checar é a bateria e na hora de medir a carga. Bingo!

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Porém, existem algumas formas de prever essa emboscada da bateria da moto. Pode variar de modelo para modelo, mas no geral a maioria das motocicletas costuma apresentar alguns sinais de que a bateria está acabando. Confira a lista:

VEJA TAMBÉM:

1. Dificuldades ao ligar

Partida elétrica moto
Foto: Shutterstock

O primeiro sinal é o mais óbvio de todos, mas muitas vezes também o mais ignorado pelos pilotos. Quando se aperta o botão de partida e a moto demora para ligar, fica insistindo em forçar a bateria para ligar o motor, pode ser uma dica de que a bateria já está acabando.

2. Luzes do painel piscando na partida

Luzes do painel da moto - painel Honda CB 300F
Foto: Honda | Divulgação

Outro sintoma que indica que a bateria da moto está acabando também pode ser visto na partida. Quando uma bateria está saudável, basta girar a chave que o painel se acende e na hora de dar a partida ele permanece como antes. Caso o painel pisque, se pague e ligue novamente na hora da partida pode ser que a bateria não está com carga suficiente para ligar o motor e permanecer com as luzes acesas, então a bateria “tira” energia das luzes naquele momento para dar a partida.

3. Buzina fraca

buzina moto
Foto: Shutterstock

A buzina fraca é outra suspeita de que a bateria da moto não está 100%. Ela é um ítem que depende diretamente da carga da bateria da moto para seu funcionamento, se a energia estiver fraca, a buzina também vai estar.

4. Setas falhando

Honda CB 1000R Black Edition
Foto: Honda | Divulgação

Da mesma forma que acontece quando o painel da moto falha, pode acontecer com as setas. Se elas apresentarem mal funcionamento, a bateria pode ser a responsável.

5. Barulho vindo do meio da moto

Esse barulho já vem quase junto da certeza de que a bateria já acabou por completo. Quando o piloto tenta dar a partida e um barulho, parecendo estalos sequenciais vindo do meio da moto (onde fica a bateria), aparece, pode ter certeza que não há praticamente mais carga nenhuma.

Não confunda: moto parada descarrega, mas não acaba com a bateria

Saber essa diferença é fundamental. Quando a moto está parada por muitas semanas ou meses e o dono vai ligá-la, ela pode não funcionar. Mas isso não é o fim da bateria. O equipamento provavelmente só perdeu as forças porque estava conectado na moto sem receber estímulos por muito tempo.

Nestes casos basta dar uma carga na bateria que ela volta a funcionar normalmente. Se o veículo ficar parado por muito tempo é sempre bom desconectar a bateria, isso garante que essa descarga não aconteça.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário