Suzuki GSX-S1000GX: um monstro da tecnologia

Lançada durante o Festival Interlagos 2025, a variante promete chegar para comercialização nas lojas a partir de junho

Suzuki GSX S1000GX
A variante atinge 152 cv de potência e 10,8 kgfm de torque (Foto: Suzuki | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 09/06/2025 às 08h00
Atualizado em 13/06/2025 às 07h16

A Suzuki oficializou no Brasil o lançamento da GSX-S1000GX, nova crossover da marca que chega como o modelo mais tecnológico já oferecido pela montadora no país. Apresentada ao público durante o Festival Interlagos 2025, a moto se destacou como uma variante focada para longas viagens.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Suzuki GSX S1000GX (3)
  • Preço sugerido da Suzuki GSX-S1000GX: R$ 98.800.
  • O modelo começa a ser disponibilizado nas concessionárias da marca em junho.

Classificada como uma Supreme Sport Crossover, a GSX-S1000GX combina o desempenho de uma superbike com o conforto de uma touring, sendo a primeira moto da Suzuki a incorporar a Suspensão Eletrônica Avançada (SAES). Um sistema semi-ativo que ajusta automaticamente o amortecimento e a pré-carga conforme a velocidade, o tipo de superfície e a frenagem, utilizando dados da Unidade de Medição Inercial (IMU).

Outro destaque tecnológico é o Suzuki Road Adaptive Stabilization (SRAS), que detecta irregularidades na estrada e adapta a suspensão em tempo real, elevando o nível de estabilidade e conforto. A motocicleta também conta com o Suzuki Drive Mode Selector Alpha (SDMS-α), que oferece três modos de condução pré-configurados e um personalizável, além de integrar controle de potência, tração e amortecimento.

Suzuki GSX S1000GX (1)

Entre outros recursos tecnológicos, o controle de torque em curvas (Roll Torque Control), que modula a entrega de torque durante inclinações para evitar derrapagens. O pacote eletrônico inclui ainda sistema de freios Motion Track Brake System, com atuação eficaz do ABS mesmo durante curvas, e quick shifter bidirecional, que permite trocas de marcha sem uso da embreagem nas subidas e reduções.

A GSX-S1000GX é equipada com motor de 999 cm³ derivado da esportiva GSX-R1000, ajustado para entregar 152 cv de potência e 10,8 kgfm de torque de forma mais linear e amigável para o uso em diferentes cenários. A ciclística foi pensada para proporcionar uma pilotagem confortável: guidão mais largo e recuado, assento espesso e ergonômico, pedaleiras reposicionadas e curso de suspensão ampliado em comparação à GSX-S1000GT (mais 3 cm na dianteira e 2 cm na traseira).

Suzuki GSX S1000GX (2)

O painel TFT de 6,5 polegadas com conectividade via o app Suzuki mySPIN oferece integração com smartphone, navegação, música e chamadas. Há também controle de cruzeiro inteligente, que segue ativo mesmo durante trocas com o quickshifter.

V-Strom 800 renovada

V Strom 800 DE

Além da GX, a Suzuki apresentou uma nova versão da V-Strom 800, agora equipada com rodas de liga leve. Voltada para o uso no asfalto e em viagens de longa distância, a moto complementa a linha que já contava com a versão DE, de apelo mais off-road. Com motor bicilíndrico de 776 cm³, a nova configuração da Big Trail será vendida a partir de agosto, nas cores azul, preta e verde, com preço sugerido de R$ 63.800 (sem frete).

  • A expectativa do Grupo J.Toledo/JTZ, representante das marcas Suzuki, Haojue, Zontes, Kymco e Hisun no Brasil, é encerrar 2025 com crescimento recorde. Segundo o diretor comercial Ricardo Kato, os primeiros cinco meses do ano indicam alta de 45% nos emplacamentos em relação ao mesmo período de 2024 — um desempenho bem acima da média do setor, estimada em 11%.
  • A diretora executiva do grupo, Carolina Toledo, reforçou que o lançamento da GSX-S1000GX e da V-Strom 800 de liga leve marca a superação da meta anunciada em 2024.

Prometemos dez lançamentos e já entregamos onze. E ainda vem mais novidade até o fim do ano”, afirmou.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário