Top 7 melhores motos até 160 cm³ do mercado brasileiro
Quem se limita apenas a uma ou outra opção de fabricantes antigas pode perder as novidades que chegam no mercado
Quem se limita apenas a uma ou outra opção de fabricantes antigas pode perder as novidades que chegam no mercado
O brasileiro já está acostumado com as motos 150 ou 160 – já que são as mais comercializadas no país – por conta de seu preço e também utilidade no dia a dia. Porém estes modelos são encarados apenas como modelos básicos e sem requintes, coisa que o mercado nacional vem mudando nos últimos anos. Hoje existem sim motos pequenas que oferecem um pouquinho mais de sofisticação, tendo muitas entrando como boas ou até melhores opções de motos para se comprar.
VEJA TAMBÉM:
Começando por uma scooter – a única da lista – temos a Honda ADV. Este modelo de motorização 160 mais completo da marca japonesa foi atualizado para o ano de 2025 e é uma opção para quem quer um motor pequeno com muitos mimos e ainda uma pegada off-road que ajuda nos buracos brasileiros.
Lançada em 2021 ela acabou de chegar em sua segunda geração e ganhou mudanças significativas.
Com um motor maior ela está mais potente e entrega 156,9 cm³ de deslocamento, potência de 16 cv a 8.500 rpm e torque de 1,46 kgf.m a 6.500 rpm.
Sem mudanças alarmantes, o chassi da Honda ADV foi redesenhado para a versão 2025, junto de ajustes na suspensão.
O sistema de suspensões segue chamando atenção. Junto com a roda dianteira um pouco maior do que as outras scooters (14 polegadas), ela entrega 130 mm de curso na suspensão dianteira e um conjunto movido a gás atrás, facilitando o amortecimento.
Nos destaques de comodidades a pequena traz: para-brisas regulável, o novo formato do assento que resultou em menor distância deste em relação ao solo, aumento no tamanho do “bagageiro” sob o banco, novo painel LCD, atualizações na carenagem e USB para carregamento..
A FZ15 foi uma das motos do ano de 2022, quando foi lançada pela fabricante. O modelo chamou bastante atenção basicamente por ser uma 150 com características de 250.
Mesmo portando um motor monocilíndrico de 149 cm³ capaz de 12,2 cv de potência com gasolina, e 12,4 cv se abastecido com etanol, essa pequena conta com: ABS na dianteira e freio a disco na traseira, motor flex, suspensão monoshock, painel digital completo e um design que mudou o parâmetro para as 150 do país.
O modelo que é uma das melhores motos do Brasil também vem com o novo painel LCD blackout e ainda conta com uma função ECO e a Y-Connectd, que espelha o celular via bluetooth para Android e IOS para diversas aplicações.
O banco elevado e o pegador do garupa mais estiloso fecham o pacote de vantagens do modelo.
Também lançada em 2022, essa pequena chinesa se destaca por ser uma 160 com preços mais em conta do que suas concorrentes, sem perder em nada no conjunto – uma boa para quem quer fugir de Honda e Yamaha.
Na parte mecânica a DK 160 é composta por um motor de 162,4 cm³ de quatro tempos e refrigeração a ar. Sua potência máxima é de 15 cv a 8.000 rpm e o torque é de 1,43 kgfm a 6.500 rpm.
Vantagens do modelo que cada vez mais vende no Brasil são: tanque de 16,5 L, bagageiro para pequenos objetos, cavalete central e uma abertura do banco facilitada por uma trava que pode ser utilizada para pendurar objetos como o capacete.
A Bajaj Dominar 160 foi uma das três primeiras motos da indiana a chegar ao Brasil, em 2022. Mesmo ofuscada pelo sucesso da Dominar 400, ela também tem várias vantagens para o mercado nacional.
A Bajaj Dominar 160 é uma moto de baixa capacidade que traz algumas características de motocicletas 250. A começar pelo seu visual, o modelo realmente pode ser confundido com sua irmã maior e tem carenagens com pitadas de uma naked.
Além da estética, essa que é uma das melhores motos 160 do Brasil também se sobressai no quesito potência. Seu motor de 4 tempos – único refrigerado a óleo dentre as motos trazidos para o Brasil – de 160,3 cm³ é capaz de atingir até 17,2 cv de potência e 1,48 kgfm de torque.
No sistema de suspensão o destaque vai para o monoamortecedor traseiro, item que geralmente só é posto em modelos maiores, mas sustenta o motociclista da Bajaj Dominar 160.
Os freios também são diferenciados. A moto recebeu disco nas duas rodas, 230 mm na traseira e 260 mm na dianteira, além de um conjunto ABS atrás.
A Shineray Urban foi a precursora de uma nova cara para a marca chinesa que já foi muito mal falada no Brasil.
Essa que é uma das melhores motos 150 do Brasil começa com uma estética bem diferente do que a shineray apresenta. Como já afirmamos em seu lançamento, se não fosse pela cor azul o modelo se passaria facilmente por uma concorrente japonesa, a Honda ADV que tem visual bem parecido.
As maiores novidades para a Shineray Urban 150, em relação ao que a chinesa costuma apresentar, estão nas tecnologias dispostas no modelo.
A Urban 150 conta com:
A Honda NXR 160 Bros foi uma das maiores novidades da fabricante no anode 2024. Depois de uma “pressão” das novas fabricantes do mercado, a japonesa atualizou a sua trilheira.
A pequena se adequou ao mercado e passou a ter freios ABS, disco de feio na roda traseira, um novo painel mais tecnológico e completo, novas carenagens, luzes em LED e outros. Sem dúvidas ela passou a ser a trail 160 mais completa do mercado.
Quem também mudou no ano passado foi a Yamaha Factor, que agora chamada de Nova Factor foi reestilizada mas sem perder seu lugar de top 160 do mercado. Entrando no lugar da Factor 125, o modelo que está mais moderno e conta com uma nova identidade visual.
A Factor agora vem em LED, além de novas carenagens no tanque. Outra mudança foi a adoção de um spoiler de motor e um painel em LCD com fundo blackout com indicador de marcha engatada e função ECO para economia de combustível. Na motorização ela segue com a mesma base do antigo propulsor 149 cm³ de 12 cv e 1,3 kgfm, já usado na Factor.
Se continuar como a sua irmã mais velha ela é uma saída para quem quer um modelo mais em conta, mas sem perder com a qualidade japonesa, assistência técnica e mercado de revenda.
No fim destas listas de melhores motos temos a clássica CG 160 Titan, a variante top de linha da moto mais vendida do Brasil.
Atualizada para 2025 o modelo chegou em sua 10ª geração e com isso finalmente se adequou ao mercado em alguns pontos. Assim como a Bros, ela passou a contar com freios ABS na dianteira e um disco na traseira. Seu tanque também recebeu novas aletas e um envolvimento plastico para auxiliar na manutenção e evitar amassados, além do mesmo painel blackout mais completo e uma estrutura toda reajustada. Outro destaque é o farol que finalmente chegou em LED.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Estou precisando de uma moto que não precisa passar marcha,