Triumph Scrambler 400 XC: inglesa mira em trilheira e erra alvo

Versão de nome estendido da clássica de entrada da marca inglesa recebeu aprimoramento nas rodas pneus e acessórios

Triumph Scrambler 400 XC (2)
Modelo é feito na base de sua irmã Scrambler 400 X (Foto: Triumph | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 14/07/2025 às 19h00

A Triumph anunciou a nova Scrambler 400 XC, variante trilheira de sua clássica de entrada. Agora com ajustes nas rodas, pneus e acessórios o modelo está aprimorado para encarar terrenos acidentados – ao contrário da versão 400 X. A inglesa promete que a nova moto chegará à rede global de concessionárias a partir de setembro de 2025.

VEJA TAMBÉM:

Triumph Scrambler 400 XC (4)

Desenvolvida com base na Scrambler 400 X, a versão XC vem equipada com rodas raiadas de cadarço lateral e aros de alumínio leves. Embora estas mudanças que permitem um uso off-road mais aprimorado, os pneus são os mesmos Metzeler Karoo Street da 400 X e seguem sendo voltados para o asfalto, indo na contramão da nova proposta.

As rodas da Triumph Scrambler 400 XC têm 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, além de freios ABS (com opção de desligamento na traseira).

O visual segue a linguagem clássica da marca, com tanque esculpido, assento bipartido em preto e o característico silenciador elevado. O para-lama dianteiro é o ultimo dos grandes diferenciais, possibilitando melhor eficiência na hora de aparar detritos projetados pela roda dianteira.

O conjunto é complementado por protetores de cárter em alumínio, barras de motor e acabamento refinado em detalhes como os garfos anodizados em dourado e o braço oscilante em alumínio fundido.

Mecânica e tecnologia da Triumph Scrambler 400 XC 

MAntendo as configuraçõe da 400 X, ela porta um motor monocilíndrico da série TR, com 398 cm³ e arrefecimento líquido capaz dea 40 cv a 8.000 rpm e 3,7 kgfm de torque a 6.500 rpm. A alimentação é gerenciada por acelerador eletrônico ride-by-wire, garantindo resposta progressiva e previsível.

Triumph Scrambler 400 XC (9)

Na parte ciclística, a Scrambler 400 XC adota suspensão dianteira invertida de 43 mm e monoamortecedor traseiro piggy-back, ambos com curso de 150 mm, oferecendo conforto e controle em diferentes terrenos. A frenagem conta com disco dianteiro de 320 mm e pinça radial de quatro pistões.

O painel de instrumentos é misto e traz visor LCD com tacômetro digital, indicador de marcha e autonomia restante, além de ponteiros indicando velocidades, gosto do motor e qualquer outra informação fundamental ao piloto. Um botão de rolagem no guidão facilita a navegação, e uma porta USB-C permite recarregar dispositivos durante a pilotagem.

  • Mesmo que o modelo tenha sido prometido para o mundo em setembro, a Triumph Brasil ainda não confirmou nada a respeito da chegada do modelo no país.
Triumph Scrambler 400 XC (7)

Mais sobre a nova Triumph Scrambler 400 XC 

Inspirada nas lendárias Scramblers 900 e 1200, a nova 400 XC foi projetada em Hinckley, no Reino Unido, e carrega traços do legado da Triumph nas trilhas desde os anos 1950. A ergonomia foi pensada para o uso misto, com guidão largo, pedaleiras de alta aderência e posição confortável para pilotagem em pé, características fundamentais em percursos irregulares.

De fábrica, o modelo traz trava de direção e imobilizador eletrônico com chip integrado à chave. A iluminação também reforça a identidade Triumph: farol com DRL em LED, lanterna com assinatura luminosa da marca e piscas compactos e modernos.

Triumph Scrambler 400 XC (8)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário