Trocar óleo de moto a cada 1.000 km é jogar dinheiro fora

Há muitas décadas as fabricantes já aumentaram o prazo entre as trocas, mas esse mito de quarto dígitos permanece

oleo de motor de moto
É gastar 5 ou 6 vezes mais sem necessidade (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 17/04/2024 às 09h02
Atualizado em 18/04/2024 às 13h54

Sem dúvidas a principal prevenção para o motor de uma moto é a troca do óleo e filtros nos períodos corretos, pois é isso que garante que todas as peças estão bem lubrificadas e não se desgastem de forma indevida. Porém, essa simples manutenção ainda consegue ser complicada por aqueles que ainda acreditam na famosa “troca de óleo de moto a cada 1.000 km”.

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filtro de ar moto
É importante trocar os filtros da moto também de acordo com o manual (Foto: Shutterstock)

A indústria de duas rodas se modernizou

Motos antigas como as pequenas Honda CG 125 de antes dos anos 2000 tinham sim especificações para a troca do óleo do motor a cada 1.000 km – está era 1.500, para ser mais específico -, porém o avanço na tecnologia dos motores e principalmente nos óleos lubrificantes garantem que essa manutenção seja mais espaçada.

  • Essas motos usavam óleos lubrificantes minerais e hoje já é mais comum que os fabricantes exijam do tipo sintético ou semissintético, que contém menos impurezas e com isso prolongam a janela entre as trocas.

A Lubrax é uma fabricante de óleos que, assim como as demais, explica a diferença entre estes tipos de lubrificantes.

A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, logo, há maior controle em sua fabricação. Isso permite que o produto final seja mais puro. Os óleos semissintéticos ou de base sintética têm mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.”, garante a Lubrax em resposta às dúvidas mais comuns de seu site.

  • Com essas modificações que ocorreram nas últimas décadas, as trocas de óleo de moto a cada 1.000 km passaram a ser mais espaçadas. Hoje na maioria dos modelos menores é comum que essas preventivas sejam a cada 5.000 km ou 6.000 km.
Óleo moto carro
É comum que o óleo da moto fique preto, mas sem perder a viscosidade ou ter impurezas espeças (Foto: Shutterstock)

Troca de óleo de moto varia de acordo com o manual

Mesmo que agora as janelas de manutenção preventiva do motor sejam mais espaçadas, cada modelo tem claro no manual do proprietário quais devem ser os cuidados específicos dele. Estes devem ser respeitados para garantir o melhor desempenho e durabilidade da moto.

  • É no manual do proprietário que está com exatidão quando deve ocorrer as trocas de óleo.

Geralmente a primeira substituição do lubrificante acontece nos primeiros quilômetros (1.000 km)  rodados e a partir da segunda uma troca mais espaçada.

A troca de óleo muda quando há uso severo

Para os pilotos que rodam em condições atípicas, como estradas muito sujas – onde as poeiras podem adentrar o motor e contaminar o lubrificante com mais facilidade – ou percorrem muitas ou poucas distâncias, a troca de óleo do motor de moto pode sim ser menos espaçada.

Quem pilota centenas de quilômetros todos os dias, ou tão pouco que a moto ao menos esquenta, pode sim diminuir a quilometragem entre as trocas, mas certamente recorrer a trocar a cada 1.000 km é uma medida extrema.

*O uso severo pode ser caracterizado pelo uso demasiado da motocicleta, ou também pelo baixo uso, por exemplo quando o condutor anda pouco com ela, fazendo que ela só trabalhe fria e nunca atinja a temperatura ideal de funcionamento.

Aferição óleo de moto
O nível do óleo da motoro deve ser verificado diariamente (Foto: Shutterstock)

Verificação do nível do óleo de moto

Independente do espaçamento entre as trocas de óleo da moto, o condutor deve sempre verificar o nível para garantir que está tudo nos conformes. Caso ele esteja baixo por motivos de queima (que é comum quando moderada) e ainda não esteja na hora de trocar, o indicado é completar o lubrificante até que ele atinja o nível correto.

Além do nível, também deve ser olhado a condição do óleo do motor. Este item queima e se desgasta, por isso é comum que ele escureça, porém caso ele esteja muito mais viscoso que o normal e com sujeiras impregnadas, é recomendável a troca imediata e até uma inspeção do que pode estar acontecendo com a moto.

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60 Comentários
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JOSE 27 de abril de 2024

Acredita mesmo no cara que quer que a sua motocicleta dure pouco pra tu ter que comprar outra.

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Fabio 29 de maio de 2024

Então gaste seu dinheiro com mil, já que o manual está errado e você certo!

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Jose 30 de maio de 2024

Bom, o dinheiro, como dissestes, é meu. Te assevero que, todo e qualquer problema em decorrência e trocas equivocadas, somente irão aparecer ao término da garantia. Mas tem gente que acredita em político, então acreditar em manual é galho fraco.

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Vinicius 23 de abril de 2024

O Brasileiro é um ser que não tem nem como estudar, é só seguir rigorosamente o manual do fabricante e parar de criar polêmica com coisas toscas.

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Fabio 29 de maio de 2024

Exatamente, perfeito comentário!

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Glauco Carrazzoni 21 de abril de 2024

Através da pilotagem você acaba sentindo que o óleo bateu, o motor perde força o barulho é diferente, óleo ruim não dura 1000 km, óleo bom no máximo 1200, 1300, isso com filtros novos, tenho dó da moto dessa piazada que roda sem filtro de ar, e com escape aberto, o óleo deve durar 500 km em uma moto assim , o que o fabricante diz e a realidade são bem diferentes uma da outra, se trocasse o óleo a cada 3 ou 4 mil km, não teria óleo no motor.

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Rafael Santos 28 de abril de 2024

Sempre troquei conforme o manual, 4000km na start, na pcx 6000 se não me engano, nunca tive problemas, sem completando o nível se necessário, vendi a start com 70mil km, motor zero, a pcx com 48000 motor zerado também, isso de 1000 km e coisa do brasileiro msm

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Glauco Carrazzoni 29 de abril de 2024

Pode ser que o óleo da minha moto não dure muito por causa do tempo de pilotagem diária são aproximadamente 12 horas com o motor ligado, e 300 a 400 km rodando .

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Fabio Pereira 29 de maio de 2024

Já tive 8 motos sempre troquei com 3 mil o óleo nunca sumiu do motor, é mágica é…

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Josivan 21 de abril de 2024

Tenho uma cg 125 KS 2014 e troco sempre com 1500 sempre desce 800 ou 700 mls óbvio e nunca tive problemas com isso

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Renan klemczuk 20 de abril de 2024

Isso depende do uso de máquina,.em situações severas o lubrificante obviamente vai saturar antes, claro que em condições apropriadas.como.bom uso do equipamento, combustível de boa qualidade, pouca carga aplicada ao motor, ar de qualidade, temperatura dentro do padrão vai aguentar muito mais tempo,mas sempre é bom escutar o especialista técnico de cada operação.

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Maximiliano 20 de abril de 2024

Tenho uma cb300 troco mil em mil continuo ou posso passar um pouco deus abençoe a todos

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Ricardo Neves 20 de abril de 2024

Tive diversas honda de modelos variados. Trocava de 1000km em 1000, as motos nunca passava de 30mil km sem dar problema no motor. Ora era corrente comando, vareta válvula tinta, rolamento comando. Etc. Hj tenho uma Yamaha que só troco de 3 a 4mil km. A moto já está com 136.000km rodados e nunca abri o motor pra nada.
Resumindo… Honda nunca mais. ..

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Skinred 23 de abril de 2024

Óleo Yamalub da Yamaha é semissintético por isso dura mais. Isso confere com o texto da reportagem. Motos grandes já usam o óleo sintético por isso as trocas são bem espaçadas!!

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Sandro Marcos 19 de abril de 2024

Tenho uma FZ15 2022/23
Fiz a primeira troca com 1000 e depois com 5000 e abaixou 200 ml mais depois da terceira troca eu troco com 3000 e uso o motul pesar do yamalub ser bom também.
Agora quem é das antigas sabe que até óleo de carro nois usava nas varetadas, kkkk

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Skinred 23 de abril de 2024

Óleo de carro pode usar “sem dúvida” em motos!! Apenas como “quebra-galho”. Óleo de moto tem aditivo de embreagem, coisa que o de carro não tem. Se usava o 20W50 SF ou SG de carro em moto. O que não pode é faltar óleo.

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Marco Antônio Cardoso de Araújo 19 de abril de 2024

Faço trocas especificadas pelo fabricante de 4 em 4 mil, óleo hoje custa média de 25/30,00 e só fazer as contas em 100mil kms o q e mais em conta os poucos kms a mais q essa moto possa rodar ou a manutenção.

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Yuri 19 de abril de 2024

Conheci uma pessoa que tinha uma Honda Hornet 600cc ganhada pelo pai dele 0-km, e dizia que trocava o óleo do motor acima da quilometragem recomendada. Detalhe ele fazia viagens pelo Estado de São Paulo e andava sempre em alta velocidade, acima de 200 km/h. Coitado de quem comprou a moto dele…

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Skinred 23 de abril de 2024

Se usava “óleo sintético” na Hornet não terá problemas! Esse óleo é usado em competições!! Como essa moto roda bem o motor tá sempre limpo graças a ótima lubrificação o motor dura bem mais.

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Yuri 29 de abril de 2024

Na verdade o correto é mandar fazer uma análise em laboratório do óleo lubrificante quando se deseja passar do prazo recomendado pelo fabricante da motocicleta. O achismo pode sair muito carro.

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Mota 19 de abril de 2024

Não prefiro continuar trocando com 900 km mesmo

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Alessandro 20 de abril de 2024

É. Tem gente que tem chance de ser mais inteligente e prefere ficar na burrice

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Valentino 19 de abril de 2024

Lendo isso me lembrei que quando me formei engenheiro mecânico fui na ideia de um professor da minha faculdade que disse que fez um curso de lubrificação e que o óleo do carro durava o dobro do que o manual do proprietário recomendava. Minha cobaia foi meu primeiro carro que já tinha 190.000 km rodados… o resultado foi que o manual recomendava 10.000 km a troca, e as bronzinas estragaram com o óleo com 6.000 km rodados.
E o carro deste mesmo professor tinha quebrado a correia dentada, então era um sinal de que eu não devia ter escutado este professor. O carro era um Gol 1.8-L ano 1990 – óleo 20W-50 – mineral – com 18 anos de uso.
O mecânico me disse:
“Não faça isso com seu motor! Aqui é São Paulo-SP, trânsito intenso, esse óleo mineral é de 3.000 km no máximo”.
Lição dada, lição apreendida! Agora eu sigo a risca o que diz o manual do proprietário. Tenho um Onix 1.4-L ano 2019 e meu uso é severo, então troco óleo a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º (0W-20 – API SN – Dexos 1 – base sintética).

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Emerson 19 de abril de 2024

Olha se levar em consideração que um óleo de uma moto em que a embreagem é dentro do motor …é bom trocar de mil em mil …porém a troca de óleo pode variar uma scuter que é sistema CVT que não gera sujeira claramente pode andar 2 a 3 mil km …não aconselho ninguém a ficar andando com o mesmo óleo em motos comuns mais de 1300.km ..vai ter desgaste de corrente de comando … diminuir tempo de vida do cilindro e pistão e até mesmo não terá a limpeza da embreagem …pois é meus amigos fica a dica não cai nessa não desmonto muito motor e troco muito óleo a maioria mesmo trocando com mil sempre está abaixo do nível ….se for pesquisar a fundo mesmo motor a combustão sempre tem perca de óleo na explosão junto com combustível só fica imperceptível pois é muito pouco óleo que passa para a câmera de combustão ……e vale lembrar que é 1000 por litro de óleo …ou seja uma moto que vai 1.500 litros vai rodar tranquilo 1500km .1700.ate 2 mil km já que possuem filtro de óleo até radiador de óleo …
Essa dica não é pra seguir se quiser andar 5 mil .6 mil
Vc pode mais tem que ter dinheiro pra ficar fazendo motor
Kkk…

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Alessandro 20 de abril de 2024

Tem nada a ver. Eu tenho uma Yamaha fazer 150 e só troco a cada 5000km. Vou trabalhar todos os dias e ainda ando pela cidade tbm quando não é percurso do trabalho. Peguei 0 km em 2014. A moto está com 57mil km e nunca deu trabalho. É jogar dinheiro fora sim.

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Sérgio Arthur 19 de abril de 2024

Tinha uma Titan 160 que eu trocava de 1000 em 1000, hoje tenho uma Twister 250 que eu troco quando chega entre 3000 e 4000, nunca tive nenhum problema com isso e o nível do óleo não baixa nem nada ?

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Sylvio Neves 18 de abril de 2024

Troco a cada mil e observo que o óleo perde a viscosidade e ainda fica contaminado pelo cheiro do álcool presente na gasolina. Não tem como nos basearmos em padrões Técnicos dos fabricantes. Por isso sigo minha regra, troco a cada mil km.

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Lucas 18 de abril de 2024

Obrigado pela dica, mas vou seguir trocando no intervalo de 1000km nas minhas motos. Tenho amigos que motos novas estouraram motor por seguir esses 5k km aí do manual… Muita Balela

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Kauê 19 de abril de 2024

É isso ai mano,uma coisa é certa troca de mil em mil só vai gerar um pequeno custo para te previnir de um grande prejuízo com motor,troca de mil em mil nunca vai estragar o motor

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Pedro Augusto Jung 18 de abril de 2024

O correto é seguir o plano de manutenção. Agora duvidar de um engenheiro que planejou o motor e seu funcionamento é botar em risco o seu veículo.

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José Carlos 18 de abril de 2024

Tenho uma 160honda troco o óleo a cada 1300km não confio no manual técnico tenho motos a 40anos nunca tive problema com motor

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André lima 18 de abril de 2024

Eu vou a cada 1000. E quando lembro mesmo .

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Marcelo 18 de abril de 2024

Depende do tipo de motor e de óleo, Eu tive uma sundown 125 que com 1000 kms o óleo já estava destruído… fazia muita diferença a troca. Hojw tenho uma haojue 150 e troca com 3000 tranquilo… se passar vc nem percebe. Mas é óleo sintetico e motor mais moderno.

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Alex 18 de abril de 2024

Só troco o óleo da minha moto a cada 5 mil km, mas sempre estou de olho no nível.

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David Mariano sanches 18 de abril de 2024

Eu já rodei moto com 2 mil kM sem trocar o óleo não tive pobrema algum acho que realmente se o óleo não tive desgastado não tem pobrema algum eu agredido que pode rodar 2mi a 4 mil
kM sem pobrema com óleo de marca boa

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Jesse 18 de abril de 2024

Da até nojo de ver uma matéria dessa,como trocar óleo mineral que usa nas maiorias dessas motos e rodar até 5000 km…e ainda devido altas rotações ela Tb baixa oleo…esqueceram de citar aí que depois dois 5000 km si tiver baixo e só completar…vão pesquisar pra não falar tanta besteira ..af que odio

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Lucas 18 de abril de 2024

Tenho uma 160 2022 comprei nova lá me falaram pra primeira troca com 1000 depois com 6000 sempre tive motos todas troco com mil essa160 me animou trocar com 6000 fiz a primeira com mil a segunda seria com 6000 não andei 3000 já não marcava óleo mais na vareta observem a moto tava com aproximadamente 4000 km rodada depois disso só troco com 1000 hj a moto está chegando nos 50 mil não baixa uma gota de óleo faço rigorosamente a troca aos 1000 única manutenção dela óleo freio pneu até a relação da moto já passou dos 23 mil km trabalho de boy então essas histórias de pesquisador e técnico estudiosos só teoria acredita quem quiser eu não caio em conto do vigário kkkk

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Jonathan 18 de abril de 2024

a minha crosser eu troco cada 3mil(no MANUAL diz 5) e nao baixa sequer 10ml de oleo(deve ter muito desgaste né)

Vamos fazer uma continha aqui:

Se o meu motor durasse 130mil kM trocando 1000 em mil eu gastaria 130 trocas de oleo, oleo yamalube e filtro custam 60$, logo custaria: 7.800

Se o motor da minha moto durasse 90 mil trocando de 3000 em 3000 KM eu gastaria apenas 30 trocas, me custando apenas: 1.800

6 mil reais pagam dois motores novos, agora me respondam, vale a pena trocar de mil em mil para o motor “durar mais”?

Ps: o meu não baixa nem 10ml de oleo, vai durer 100k no mínimo do minimo

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Celerudo 18 de abril de 2024

Galera, vcs tem que entender que o óleo ele evapora e também perde componentes químicos, a questão é que se o Brasil fosse um país de clima mais frio até concordaria com a matéria, a vdd que no Brasil assim como muitas opiniões aí são baseados nos métodos empíricos que cada um teve experiência, mas o melhor óleo a se usar pra quem quer rodar um pouco a mais é o Motul, ai sim vc pode rodar um pouco a mais, mas qdo se trata de óleo mesmo recomendado pelos fabricantes, e que neste cálculo é pra quem anda normal com a moto no clima médio por volta de 22°… Então essa matéria não é muito válida pra nós brasileiros que o clima é quente, salvo quem mora no Rio Gde Sul, onde o clima não deixa o motor esquentar tanto.

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Vinícius Aparecido dos Santos 18 de abril de 2024

Em meio as dúvidas é bom trocar o óleo pelo especificado mas tb não deixar que o mesmo falte.

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Lenor 19 de abril de 2024

Segui o manual e o cara da concessionária frisou muito que pode com cinco, óleo da recomendado pelo fabricante, foi o motor pô saco com 39mkm, fiqi falando sozinho, garantia, se foda foi vc que comprou ela conosco, , pra pegar outra da marca era uma condição, não quis mais, aí foi pago um preço quase simbólico, nunca mais quero essa merda, da te vontade de dizer o nome do fabricante, nunca vi descontar tanta coisa pra vender uma moto na concessionária, voltei na marca que gosto e troco com 2mil, TB óleo da marca.

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Valdir Romão 18 de abril de 2024

Na minha visao, depende do uso da moto. A fábrica faz os devidos testes de campo e sabe quais os parâmetros minimosx e máximos. O intervalo de segurança estatístico é coisa seríssima quando falamos de mecânica e vamos combinar…. qual fabricante seria louco de especificar num manual a troca no intervalo errado? E a garantia? Tem
entregador em SP ou BH que roda 8k no mês…., troca óleo todo mês…., e ainda leva a moto na garantia se der ‘ruim” em qualque coisinha, pois é um direito dele. Resumindo: depende do uso.

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Davi Tibúrcio 20 de abril de 2024

Eu troco da minha fazer 250 (20) a cada 2.000km ou no máximo 2.500 rodados…. Não estou despediçando dinheiro e nem arriscando demais trocando com km no limite do recomendado. Acho seguro e econômico, considerando que tbm sempre verifico nível e viscosidade.

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SILVANO 18 de abril de 2024

Na boa esse post é de um mecânico sem vergonha, daquele q só olha para o dinheiro e não para o bom senso, sou mecânico de motos e quadriciclos posso afirmar q é tolice não trocar o óleo nos km recomendado, pois além de tudo o motor trabalha muito mais q o recomendado, porque na fábrica é testado em bancada e na rua em condições severas e piora pois na rua há 2 tipos distintos a ser comparado, se vc pegar uma moto e rodar numa rodovia fazendo uma viagem de 1000 km, vc vai usar majoritariamente 4ª e 5ª marcha , e no uso urbano é trânsito semáforo lomba etc… Então é muito diferente, a q vc faz a viagem pode ir e voltar sem problema pode fazer 2000 km ( claro q observando o nível do óleo), já a outra o óleo já estará deteriorado favorecendo desgaste por atrito, agora se a pessoa gosta de gastar dinheiro a toa troca a cada 10.000 de uma vez nos mecânicos amamos isso kkkkkkkk valeu forte abraço!!!

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Thiago 18 de abril de 2024

Qual foi pessoal , o negócio é o nível , pode rodar o quanto for( óbvio que há consequências a longo prazo) mas o negócio é não deixar faltar óleo !!!

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Jeunon 17 de abril de 2024

Pode até fazer com quilometragem maior,mas não pode deixar de verificar o nível do óleo. Mesmo em movas novas e possível baixar óleo.

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João Paulo 17 de abril de 2024

As motos da Motum é trocado a cada 5 mil km rodados e anda bem em .

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Silvano 18 de abril de 2024

Parabéns continue, faz diferente troca a cada 10.000 ela vai andar melhor ainda…….

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Iran 17 de abril de 2024

Eu vou pelo manual da moto

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Sandro Roberto Tatsch 17 de abril de 2024

Na minha cidade uma Biz, após as revisão dos 3.000 Km rodou até os 7.000 Km por que a dona não sabia que tinha que trocar o óleo e fundiu o motor.
Tenho relato de um mecânico que esqueceu de trocar o óleo e com 4.000 km começou a bater o motor por falta de óleo.

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Denilson 18 de abril de 2024

Mecânico? Kkkkkk piada só pode ser

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Francisco 17 de abril de 2024

É de burrice mesmo que ele está falando. Se o manual está especificado qual é a km, e as pessoas fazem outra, é burrice.
Concordo.

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Jorge 17 de abril de 2024

Melhor gastar 30,00 com um litro de óleo, de que gastar muito mais com o motor.

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Antonio walmon de siqueira 18 de abril de 2024

Troco a cada 1.000km, é uma regra, independente do óleo, a viscosidade do óleo vai se perdendo antes mesmo dos mil km, e o atrito das peças deixa o óleo com limas de aço microscopicamente, não dá pra ver ao olho nu, isso faz com que desgaste as peças, camisa , etc fiquem no óleo, a moto agradece um óleo novo. Gastar com óleo não é desperdício, é saúde para o bolso.

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Sebastian 17 de abril de 2024

Prefiro jogar o dinheiro, do que a moto fora…melhor prevenir…?‍♂️

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@rafamotovlog83 18 de abril de 2024

TENHO UMA CG MOTOR VARETADO , SÓ COLOCO OLEO DA FRITURA DA FRIGIDEIRA QUANDO FRITO PEIXE,Porque CONTEM OMEGA 3 E ANTIOXIDANTES, NUNCA FOI TROCADO SOMENTE COMPLETADO COM O MESMO , ALEM DA DURABILIDADE A MOTO FICA MAIS ECONOMICA DEVIDO AO BAIXO ATRITO DO PISTAO COM A BIELA, ….COMBUSTIVEL SO COMPLETO COM ÁLCOOL 70 % , ALEM DA ALTA POTENCIA E PERFORMANCE O SISTEMA IMUNO MECÂNICO FICA PROTEGIDO , EVITANDO A CONTAMINAÇÃO DE FUNGOS VIRUS E ,BACTERIAS , PROPORCIONANDO UMA VIDA UTIL MAIOR A MOTO ,E AGREGANDO VALOR EMBARCADO AO SISTEMA ELETRONICO DA MOTO E VALORIZANDO SEU PREÇO DE VENDA NUM FUTURO UTÓPICO INEVITÁVEL, ….

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Vebiyo 18 de abril de 2024

Troque pelo oleo de girassol, é mais saudável. Uma dica é colocar uma aspirina para evitar virus e resfriados.

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Tarugo de souza 17 de abril de 2024

Depende da moto é sim correto a troca a cada mil km,pra você falar t3m 1ue saber,tem entendimento de campo.comentar sem saber é pura burrice

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João Paulo 18 de abril de 2024

A minha primeira Titan 160 fui de acordo com o manual, e com 7 mil km, acabou a embreagem da moto. Deu uma dor de cabeça pra garantia cobrir. Hoje no máximo, 2,5 ou 3 mil, já troco o óleo

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Waldir Guelber 19 de abril de 2024

Faço aquilo que está escrito no manual pelos engenheiros.

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