Uso de capacete reduz em até 70% a gravidade em acidentes de moto

No mês da conscientização sobre a segurança no trânsito, veja a importância de investir em itens de proteção que podem até salvar vidas

Uso de capacete reduz em até 70% a gravidade em acidentes de moto
Outros equipamentos também são importantes (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 19/05/2023 às 16h02
Atualizado em 22/05/2023 às 10h56

O movimento Maio Amarelo tem, este ano, o slogan “No trânsito, escolha vida”, que busca orientar condutores a adotarem comportamentos mais seguros e medidas preventivas para diminuir a exposição aos riscos.

Para quem anda de moto, uma das primeiras e mais importantes atitudes antes de sair acelerando é escolher o capacete ideal no tamanho e no formato da cabeça. Afinal, o equipamento é capaz de reduzir em até 40% as chances de morrer numa colisão e em até 70% de sofrer ferimentos graves na cabeça, segundo estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

VEJA TAMBÉM:

Por isso, sempre é importante estar atento com o uso do capacete. Ele deve ser bem ajustado e estar em bom estado de conservação.

  • Utilizar a viseira baixa é fundamental para a segurança e evitar acidentes. Se ela estiver levantada, fragmentos podem atingir e ferir o piloto, causando até a queda.
  • Estar com o capacete bem preso à cabeça também é necessário, caso contrário o equipamento pode se soltar e ser arremessado da cabeça do condutor.

O gerente regional da Honda Blokton (PR), Antônio Marcos Grigonis, salienta que:

O capacete é o principal item de segurança do motociclista. Precisa ficar bem firme no ajuste e compatível com o tamanho da cabeça do usuário. E ainda conter a certificação de segurança e qualidade obedecendo às normas do Inmetro”, pontua.

Além do bom uso do capacete, é importante destacar que ele deve ser substituído periodicamente, após um período de uso ou em caso de impacto, mesmo que não apresente danos visíveis. “A validade de um capacete é de até cinco anos”, observa o profissional da Blokton Londrina.

Uso do capacete e de outros equipamentos

Grigonis observa que a moto é um veículo rápido e de fácil acesso a alguns locais, o que estimula alguns condutores a abusarem na utilização cotidiana. “Excedem na velocidade e fazem ultrapassagens arriscadas. Isso exige uma maior atenção por parte dos que estão expostos diariamente nas vias urbanas e rodoviárias, inclusive outros motociclistas”, frisa.

Os pés, assim como as mãos, por exemplo, são partes vulneráveis quando se pilota. Portanto, trocar o calçado convencional por um especial para motociclista é uma boa medida, bem como vestir luvas apropriadas, em couro ou nylon.

Opte por botas fechadas que darão segurança aos pés e tornozelos e mais estabilidade na condução. Prefira modelos com solado antiderrapante e sem cadarços, o que elimina o risco de desamarrar e enroscar no pedal. Já luvas adequadas são aquelas que melhoram a aderência aos comandos da moto, evitando que as mãos deslizem pela manopla e pelo acelerador e acabem resultando em acidentes”, aconselha Leise Braga, gerente Blokton em Curitiba.

Roupas específicas para motociclistas

Outra recomendação é vestir roupas adequadas para pilotagem. O ideal para quem curte pegar a estrada nos fins de semana ou fazer trajetos mais longos no dia a dia é vestir calças confeccionadas com materiais indicados para o segmento duas rodas e resistentes à abrasão, como o couro ou tecidos sintéticos, além de jaquetas específicas, protegendo cotovelos, ombros, peito e costas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tobias 19 de maio de 2023

O que reduz gravidade de acidente é prudência.

Avatar
Deixe um comentário