Correto é rodar com a moto sempre em dia e preservar a segurança de todos além do conjunto mecânico do veículo
Fim de ano é período que muitos aproveitam o verão brasileiro para pegar as estradas e viajar. A maioria vai de carro, mas tem também os que gostam de uma viagem de moto e assim como os veículos de quatro rodas, os de duas não precisam da famigerada “revisão de férias”, mas sim de alguns cuidados que envolvem piloto, garupa e também a motocicleta e carga.
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Antes das críticas, nosso Publisher Boris Feldman com seus mais de 50 anos de experiência no setor é o primeiro a concordar que não existe a revisão de férias, afinal o veículo deve estar dentro das revisões e manutenções o tempo todo. Deixar uma revisão para passar apenas para “acumulá-las” e trocar antes de pegar a estrada é risco à saúde e ao veículo.
O que o piloto ou motorista pode fazer é calcular que sua viagem irá ultrapassar o prazo da revisão e adiantar essa manutenção. Ele pode até mesmo realizar a revisão em uma oficina próxima ao destino (certifique-se de que é um local de confiança).
Fato é que nenhuma fabricante recomenda que as revisões esperem as férias. Porém principalmente para as motos existem alguns cuidados extras a serem tomados, mas não sobre revisão na moto, mas ajustes para a viagem.

Quando a moto viaja carregada — seja com malas, acessórios ou com garupa — o amortecedor traseiro precisa ser ajustado para compensar o aumento de peso.
A maioria das motos permite regular a pré-carga da mola, aumentando sua rigidez. Isso evita que a suspensão trabalhe “no fim do curso”, melhora a estabilidade em curvas e reduz o risco de oscilações em velocidades mais altas. O ajuste deve seguir as orientações do manual do proprietário.

A calibragem ideal muda quando a moto está com carga. Em alguns modelos, a recomendação é aumentar ligeiramente a pressão; em outros, a orientação é reduzir um pouco, conforme a capacidade de peso e o tipo de pneu.
O importante é seguir os valores indicados pelo fabricante para uso com garupa e bagagem. Pneus fora da pressão adequada podem superaquecer, desgastar de forma irregular e comprometer a condução, especialmente em longos trechos.

Organizar a bagagem é tão importante quanto ajustar a moto. O peso deve ser distribuído de forma equilibrada, evitando deixar uma lateral mais pesada que a outra. Itens mais robustos devem ficar em baús ou alforges bem fixados e o mais próximo possível do centro (centro de gravidade) da moto. Objetos soltos ou mal amarrados podem alterar o equilíbrio durante a pilotagem e se tornar perigosos em manobras rápidas, frenagens ou curvas.
Além destes ajustes, alguns equipamentos podem ser muito importantes para manter a segurança e conforto na viagem. Antenas corta pipa, parabrisas e bancos confortáveis são itens simples e baratos que vão garantir a segurança, melhorar a aerodinâmica e aliviar longas viagens, respectivamente.
Um kit revisão também pode ser algo crucial para uma viagem. Levar um um reparador de pneu tipo espaguete, um mini compressor ou bomba, uma chave 10 e uma chave Allen — que resolvem a maioria dos apertos simples — além de um alicate pequeno, alguns fusíveis extras, abraçadeiras, fita silver tape, lanterna e parafusos de reposição podem ser a diferença entre ficar na estrada ou seguir em frente.
Além do equipamento de proteção completo, com calça e luvas além das jaquetas e botas, não se esqueça de uma roupa térmica por baixo de tudo, tornando fácil passar por tempos frios ou quentes.
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