Honda XL 750 Transalp ou Yamaha Ténéré 700? Qual a melhor?

Nova integrante do segmento de duas rodas tem características mais rodoviárias; a 700 é bem voltada para o off-road

Honda XL750 Transalp x Yamaha Ténéré 700
As motocicletas são concorrentes mas tem suas particularidades (Fotomontagem: Gabriel Fernandes | AutoPapo)
Por Lucas Silvério
Publicado em 25/11/2025 às 15h00

A Honda XL 750 Transalp foi oficialmente anunciada pela fabricante na última segunda-feira (24). Pelo preço público sugerido de R$ 65.545 o modelo chega concorrendo na categoria das trilheiras intermediárias.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Até então, o brasileiro tinha uma queridinha na categoria, a novelesca Yamaha Ténéré 700. Porém a arquirrival que chega agora também era uma grande espera. Qual destas duas ganhara a batalha?

VEJA TAMBÉM:

Analisando pelo que mais chama atenção, quem sai na frente é a Honda XL 750 Transalp, uma vez que a Yamaha Ténéré 700 parte de R$ 72.990, ou seja, é R$ 7.445 mais cara.

A nova Transalp também é mais eficiente quando o assunto é motorização. Mesmo que ela tenha perdido mais de 20 cv de potência por causa das leis de emissão, o conjunto bicilíndrico de 755 cm³ atinge 69,3 cv de potência e torque de 7,04 kgf.m. Já a Ténéré é capaz de pouco menos: 68.9 cv e 6,6 kgf.m.

Quando o assunto desce para as suspensões e dimensões, o jogo vira. A Yamaha Ténéré 700 é bem focada para o fora de estrada e off-road e por isso seu conjunto que suporta impactos é bem eficiente.

A azulzinha teve seu quite revisado na última geração e entrega  garfos invertidos de 43 mm de diâmetro, com 210 mm de curso e ajuste completo para compressão, retorno e pré-carga.

Já na traseira ela possui um sistema de link progressivo com amortecedor de alumínio e reservatório de gás ajustável sem ferramentas.

A nova Honda também conta com garfos invertidos, porém um pouco menores. São 200 mm de curso.

A Yamaha Ténéré 700 também é maior e mais alta que a Transalp em todas as dimensões, inclusive na altura do banco (875 mm contra 855 mm) e do solo (240 mm contra 212 mm). Essas características reforçam o estilo off-road.

Falando em banco, a Ténéré perde para a Honda no quesito conforto, uma vez que ela tem o desenho do estofado mais reto e bem voltado para o fora de estrada. Já a XL 750 Transalp tem um  banco mais robusto, confortável e alto para o garupa.

Nas rodas e pneus as mesmas medidas: 90/90-21 na dianteira e 150/70-18. Ambas tem tamanho perfeito para trajetos longos e diferentes terrenos.

Na tecnologia a Yamaha volta a vencer. A Honda também traz um painel digital e completo, porém ainda sem possibilidade de conectividade com o celular, diferente da Ténéré que pode emparelhar com smartphones pelo aplicativo Y-Connect.

Ficha técnica: Honda XL 750 Transalp X Yamaha Ténéré 700

Especificação Honda XL 750 Transalp Yamaha Ténéré 700
Tipo de motor DOHC, 2 cilindros, 4 tempos, arref. líquido DOHC, 8v, 2 cilindros, 4 tempos, arref. líquido
Capacidade volumétrica 755 cm³ 689 cm³
Potência Máxima 69,3 cv a 7.000 rpm 68,9 cv a 9.000 rpm
Torque Máximo 7,04 kgf.m a 7.000 rpm 6,6 kgf.m a 6.500 rpm
Diâmetro x Curso 87,0 x 63,5 mm 80,0 x 68,6 mm
Taxa de Compressão 11,0:1 11,5:1
Injeção Eletrônica Eletrônica
Transmissão 6 marchas 6 marchas
Combustível Gasolina Gasolina
Partida Elétrica Elétrica
Tanque de combustível 16,6 L 16,2 L
Óleo do motor 3,9 L (3,4 L na troca com filtro) 2,6 L (2,3 L na troca com filtro)
Suspensão dianteira Garfo invertido / 200 mm Garfo invertido / 210 mm
Suspensão traseira Pro-Link / 190 mm Monocross com link / 200 mm
Freio dianteiro Disco duplo 310 mm Disco duplo 282 mm (ABS)
Freio traseiro Disco 256 mm Disco 245 mm (ABS)
Pneu dianteiro 90/90-21 90/90-21
Pneu traseiro 150/70-18 150/70-18
Chassi Diamond Frame Berço Duplo
Comprimento x Largura x Altura 2325 x 838 x 1452 mm 2370 x 935 x 1455 mm
Distância entre eixos 1561 mm 1595 mm
Altura mínima do solo 212 mm 240 mm
Altura do assento 855 mm 875 mm
Peso 193 kg (seco) 208 kg (líquido)

Qual a melhor?

Apontar qual das duas é a campeã seria no mínimo injusto. Mesmo se parecendo muito, cada uma delas tem seu objetivo maior.

A nova Honda XL 750 Transalp é um modelo mais misto e servirá bem no off-road e ainda melhor na estrada. Ela também é menor, mais fácil de montar e confortável tanto para o piloto, quanto para o garupa. Além de tudo ela é mais em conta.

Já a Yamaha Ténéré 700 é um modelo bem mais preparado para maiores aventuras e uma boa investida para quem quer encarar terrenos acidentados e trilhas intensas. Afinal, essa é a moto oficial da marca nos rallys mundo afora.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário