XRE 300 Sahara ou XRE 300: qual a melhor opção?
A crossover da nova Sahara chegou ao mercado com algumas melhorias motoras e tecnológicas, mas não foi a todos que ela agradou
A crossover da nova Sahara chegou ao mercado com algumas melhorias motoras e tecnológicas, mas não foi a todos que ela agradou
A XRE 300 Sahara foi o grande lançamento da japonesa no Brasil em 2023. Com muito suspense e dúvidas o novo modelo chegou sendo um crossover com modificações interessantes em relação a clássica XRE 300. Mas será que estas mudanças valem a pena?
VEJA TAMBÉM:
Começando logo pelos preços, a diferença entre um modelo e outros é bem significativa. Segundo a tabela Fipe, com dados referente ao mês de fevereiro de 2024, uma Honda XRE 300 ano 2023 – já as zero-quilômetro são apenas as encontradas paradas nas lojas – sai por R$ 27.378. Em comparação a Sahara 300 novinha custa R$ 33.627.
Mesmo que a Sahara tenha sido inspirada em sua antiga e na XRE 300, ela sofreu melhorias em sua mecânica e tecnologias.
A começar pelo motor, que deriva da nova CB 30F Twister, porém atualizado e passando a ter 25,2 cv de potência a 7.500 rpm (0,5 cv a mais que a Twister) e 2,74 kgm de torque (0,14 a mais que a 300F). A mudança foi na saída do antigo DOHC, com comando de válvulas duplo no cabeçote, proporcionando a entrada do OHC, com comando simples no cabeçote. Outra melhoria foi no câmbio que passou a ter seis velocidades ao invés de apenas cinco.
Mesmo com a atualização, a potência e força são menores do que os da antiga XRE 300, que conta com 25,6 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e 2,80 kgfm de torque a 6.000 rpm.
Apesar dessa perda na eficiência, essa atualização no motor foi muito importante para a Honda XRE 300 Sahara, já que a antiga XRE 300 possuía uma má fama em seu cabeçote mesmo depois da atualização de 2015. Além disso, o novo câmbio funciona como um overdrive na última marcha, o que suaviza a condução e pode reduzir o consumo.
Os chassis também mudaram. A Honda optou em trazer uma estrutura inspirada em seu modelo próprio para trilhas, a CRF 250F, e também atualizou a balança.
Para finalizar as mudanças, A XRE 300 Sahara inclui, como parte do pacote, uma entrada USB-C localizada no guidão, juntamente com um novo painel totalmente digital. Ela também chegou com suas luzes full LED. Adicionalmente, a moto apresenta o sistema ESS (Emergency Stop Signal) para situações de emergência.
Este ponto foi um dos mais questionados pelos consumidores e principalmente pelos apaixonados. Muitos não aplaudiram a saída do “bico” que ficava logo abaixo do farol da motocicleta, mas foram surpreendidos pelos detalhes mais modelos ao redor das carenagens.
Outra mudança significativa na XRE 300 Sahara, que vai além da estética, está no protetor de cárter de série, além de protetor de motor e para-brisas como opcional nas versões Adventure e Rally.
Como sempre, a resposta é: depende! Analisando as melhorias que o modelo sofreu, se torna tentadora para quem curte a trail da Honda adquirir um modelo mais novo. E para este caso vale sim a pena. Porém, isso é para quem está disposto a desembolsar ao menos R$ 6.245 reais a mais, diferença entre uma e outra considerando os valores da Fipe.
Além disso, vale prestar atenção nas condições que está a sua XRE 300. Se ela estiver em boas condições e o motor não for uma dor de cabeça, economizar esse dinheiro pode também ser uma boa, pois no fim das contas existem melhorias consideráveis, mas continua sendo praticamente o mesmo desempenho de uma Honda 300.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pra que duas xre 300,cinceramente não entendo.
Não existe XRE 300 Sahara
Ou é XRE ou é Sahara
Nenhuma das duas com esse valor absurdo da pra andar de z ninja 400 e g310
Sieu podesse eu com praria XRE 300
XRE 300 meu sonho XRE 300 não tem outra igual
FICOU horrorosa acabei de comprar agora não dia 12/01/2023 uma XRE 300 com 5 km na loja zerinho vendi a minha 2019 mais não vou comprar esse novo modelo é a mesma semelhança que um tucano sem o bico ficou feio,