Yamaha atualizou 7 de suas motos: confira as mudanças
A maior novidade foi em um modelo elétrico, mas as suas principais de entrada também foram reformuladas e com direito a versões premium
A maior novidade foi em um modelo elétrico, mas as suas principais de entrada também foram reformuladas e com direito a versões premium
Na última semana a Yamaha lançou a primeira scooter elétrica do Brasil – feita por uma das grandes gigantes japonesas, modelo este que promete mexer muito com o mercado atual. Junto disso ela também resolveu modernizar boa parte de sua paleta e mudou muito a aparência de seis de suas motos já existentes no mercado brasileiro, além de lançar uma nova variante.
VEJA TAMBÉM:
A maior das sete novidades da japonesa sem dúvidas é a Yamaha Factor DX, que chega como uma versão mais requintada portando um farol em LED com DRL, rodas em liga leve, motor pintado em preto, spoiler e para-lamas na cor da moto, além das alças do garupa em alumínio. O modelo ainda conta com entrada USB dos tipos A e C e cavalete central.
A Yamaha não informou detalhes sobre mudanças no motor, mas o modelo é mais eficiente que o da clássica Factor e conta com até 12,0 cv a 7.250 rpm e 1,3 Kgfm a 6.000 rpm com etanol.
A suspensão dianteira tem 120 mm de curso e a traseira duplos amortecedores de 111 mm de curso. Os freios são combinados com disco de 245 mm de diâmetro na dianteira e a tambor na traseira.
Já presente no site da marca, a nova Yamaha Factor DX terá seus preços divulgados em janeiro de 2025, quando chegará às concessionárias.
O modelo clássico da Factor 150 agora também conta com seu farol em led, além de novas carenagens do tanque. Outra mudança no visual foi a adoção de um spoiler de motor e um painel em LCD com fundo blackout com indicador de marcha engatada e função ECO para economia de combustível.
Já na FZ25 a maior novidade está na conectividade com o smartphone, já que seu novo painel LCD blackout, que estava 59% maior, parecia com os aparelhos. Por meio desta conexão o condutor consegue verificar no painel os status do celular.
Com o aplicativo, também é possível saber o local em que estacionou a moto, acompanhar o registro de consumo, receber alertas de manutenção e informações técnicas, além de salvar e compartilhar rotas preferidas.
Além disso, a 250 agora tem novas carenagens com entradas de ar e bloco do farol em LED. A tampa do motor, guidão e bloco são agora em preto fosco. Com o preço sugerido de R$23.590, a Yamaha FZ25 segue com as mesmas especificações mecânicas e consegue atingir até 21,3 cv a 8.000 rpm e um torque de 2,1 Kgfm a 6.000 rpm, acoplado a um câmbio de cinco velocidades.
Já a irmã menor da 250 só terá seus preços revelados em 2025, como as novas Factors. Nela o visual também mudou e o novo painel em LCD blackout ainda conta com uma função ECO e a Y-Connectd, que espelha o celular via bluetooth para Android e IOS para diversas aplicações.
A veterana Lander 250 mudou muito em seu visual e agora está bem mais futurista. Mais robusta, ela ganhou um novo bloco de farol em led, um para-lama dianteiro estilo bico de pato e novo protetor de escape. Também chegou com novas carenagens laterais, que proporcionam mais aderência às pernas.
O painel segue a nova configuração, em tela LCD blackout com conectividade ao smartphone e todas as informações disponíveis, além de tomada 12 V. O preço sugerido da nova Lander 250 Connected é de R$27.490.
O scooter a combustão XMax 250 ABS Connected ganhou novo banco, mais estreito na dianteira para facilitar o apoio dos pés no chão, novo pára-lamas dianteiro, novas setas e novo formato do farol e lanterna (iluminação full LED).
O painel é o destaque. São duas telas. Uma de LCD e outra em TFT, com tomada USB, tipo C. Além da ampla conectividade ao celular, o GPS Garmin é integrado ao painel. O modelo ainda conta com um alerta de velocidade da via.
O motor de um cilindro com arrefecimento líquido, acoplado ao câmbio automático do tipo CVT fornece 22,8 cv a 7.000 rpm e um torque de 2,5 Kgfm a 5.500 rpm. O preço sugerido, sem frete, a partir de dezembro, quando vai estar nos concessionários é de R$ 34.990.
Por fim, o scooter NMax 160 ABS Connected 2025 tem preço sugerido de R$21.790. O modelo ganhou novo visual, com banco em dois níveis, novo pára-lama dianteiro, iluminação toda em LED com luz de posição, novas setas, farol e bolha do pára-brisa. O painel também tem ampla conectividade e os benefícios associados.
O destaque neste aqui é o motor. Com um cilindro e arrefecimento líquido ele tem tecnologia de ajuste variável das válvulas. As válvulas de admissão alteram o tempo de abertura conforme a solicitação de esforço do motor, proporcionando mais potência e torque para cada momento. Além disso, o NMax tem controle de tração e sistema Stop&Start.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pra mim é das melhores moto 🛵
Tenho uma Yamaha, não tenho o que reclamar.
Em relação a nova Lander, na minha opinião essa frente ficou feia demais, prefiro a frente do modelo atual 2024.
OBS : Essa é minha opinião.
Yamaha já era não compro mais só se for das mais antigas até 2010 mais ou menos no caso da Lander
Roberto, e qual marca você tem comprado agora?
Estou pensando ou em voltar para a Lander mais antiga ou ir para a Royal
Yamaha e honda estão muito relaxada, principalmente a honda que sabe que tem troxa que compra a moto dela. Que até a Yamaha tá trazendo um pouco de tecnologia nas motos dela