Yamaha atualizou 7 de suas motos: confira as mudanças 

A maior novidade foi em um modelo elétrico, mas as suas principais de entrada também foram reformuladas e com direito a versões premium

Yamaha Lander 250 2025 (3)
A Lander 250 foi uma das que mudou (Foto: Yamaha | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 16/10/2024 às 15h00
Atualizado em 17/10/2024 às 13h16

Na última semana a Yamaha lançou a primeira scooter elétrica do Brasil – feita por uma das grandes gigantes japonesas, modelo este que promete mexer muito com o mercado atual. Junto disso ela também resolveu modernizar boa parte de sua paleta e mudou muito a aparência de seis de suas motos já existentes no mercado brasileiro, além de lançar uma nova variante.

  • A Factor 150, um de seus modelos mais vendidos, foi atualizada e ganhou uma versão premium, a DX.
  • A Fazer também ganhou um tapinha no seu visual, assim como a Lander 250.
  • Os scooters NMAX e XMAX seguiram a trilha, incorporando tecnologia e nova aparência.
  • As linhas MT, Crosser, Fluo, R e a Ténéré 700 ainda estão por vir, em uma segunda fornada de lançamentos.

VEJA TAMBÉM:

Nova Factor DX

A maior das sete novidades da japonesa sem dúvidas é a Yamaha Factor DX, que chega como uma versão mais requintada portando um farol em LED com DRL, rodas em liga leve, motor pintado em preto, spoiler e para-lamas na cor da moto, além das alças do garupa em alumínio. O modelo ainda conta com entrada USB dos tipos A e C e cavalete central.

A Yamaha não informou detalhes sobre mudanças no motor, mas o modelo é mais eficiente que o da clássica Factor e conta com até 12,0 cv a 7.250 rpm e 1,3 Kgfm a 6.000 rpm com etanol.

A suspensão dianteira tem 120 mm de curso e a traseira duplos amortecedores de 111 mm de curso. Os freios são combinados com disco de 245 mm de diâmetro na dianteira e a tambor na traseira.

Já presente no site da marca, a nova Yamaha Factor DX terá seus preços divulgados em janeiro de 2025, quando chegará às concessionárias.

Yamaha Factor

O modelo clássico da Factor 150 agora também conta com seu farol em led, além de novas carenagens do tanque. Outra mudança no visual foi a adoção de um spoiler de motor e um painel em LCD com fundo blackout com indicador de marcha engatada e função ECO para economia de combustível.

Yamaha FZ25

Já na FZ25 a maior novidade está na conectividade com o smartphone, já que seu novo painel LCD blackout, que estava 59% maior, parecia com os aparelhos. Por meio desta conexão o condutor consegue verificar no painel os status do celular.

Com o aplicativo, também é possível saber o local em que estacionou a moto, acompanhar o registro de consumo, receber alertas de manutenção e informações técnicas, além de salvar e compartilhar rotas preferidas.

Além disso, a 250 agora tem novas carenagens com entradas de ar e bloco do farol em LED. A tampa do motor, guidão e bloco são agora em preto fosco. Com o preço sugerido de R$23.590, a Yamaha FZ25 segue com as mesmas especificações mecânicas e consegue atingir até 21,3 cv a 8.000 rpm e um torque de 2,1 Kgfm a 6.000 rpm, acoplado a um câmbio de cinco velocidades.

FZ15

Já a irmã menor da 250 só terá seus preços revelados em 2025, como as novas Factors. Nela o visual também mudou e o novo painel em LCD blackout ainda conta com uma função ECO e a Y-Connectd, que espelha o celular via bluetooth para Android e IOS para diversas aplicações.

Yamaha Lander

A veterana Lander 250 mudou muito em seu visual e agora está bem mais futurista. Mais robusta, ela ganhou um novo bloco de farol em led, um para-lama dianteiro estilo bico de pato e novo protetor de escape. Também chegou com novas carenagens laterais, que proporcionam mais aderência às pernas.

O painel segue a nova configuração, em tela LCD blackout com conectividade ao smartphone e todas as informações disponíveis, além de tomada 12 V. O preço sugerido da nova Lander 250 Connected é de R$27.490.

Yamaha XMax

O scooter a combustão XMax 250 ABS Connected ganhou novo banco, mais estreito na dianteira para facilitar o apoio dos pés no chão, novo pára-lamas dianteiro, novas setas e novo formato do farol e lanterna (iluminação full LED).

O painel é o destaque. São duas telas. Uma de LCD e outra em TFT, com tomada USB, tipo C. Além da ampla conectividade ao celular, o GPS Garmin é integrado ao painel. O modelo ainda conta com um alerta de velocidade da via.

O motor de um cilindro com arrefecimento líquido, acoplado ao câmbio automático do tipo CVT fornece 22,8 cv a 7.000 rpm e um torque de 2,5 Kgfm a 5.500 rpm. O preço sugerido, sem frete, a partir de dezembro, quando vai estar nos concessionários é de R$ 34.990.

NMax

Por fim, o scooter NMax 160 ABS Connected 2025 tem preço sugerido de R$21.790. O modelo ganhou novo visual, com banco em dois níveis, novo pára-lama dianteiro, iluminação toda em LED com luz de posição, novas setas, farol e bolha do pára-brisa. O painel também tem ampla conectividade e os benefícios associados.

O destaque neste aqui é o motor. Com um cilindro e arrefecimento líquido ele tem tecnologia de ajuste variável das válvulas. As válvulas de admissão alteram o tempo de abertura conforme a solicitação de esforço do motor, proporcionando mais potência e torque para cada momento. Além disso, o NMax tem controle de tração e sistema Stop&Start.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José ormindo bispos dos santos 26 de outubro de 2024

Pra mim é das melhores moto 🛵

Avatar
Lázaro Ferreira 22 de outubro de 2024

Tenho uma Yamaha, não tenho o que reclamar.
Em relação a nova Lander, na minha opinião essa frente ficou feia demais, prefiro a frente do modelo atual 2024.
OBS : Essa é minha opinião.

Avatar
Roberto 19 de outubro de 2024

Yamaha já era não compro mais só se for das mais antigas até 2010 mais ou menos no caso da Lander

Avatar
Edilson Araujo 20 de outubro de 2024

Roberto, e qual marca você tem comprado agora?

Avatar
Roberto 20 de outubro de 2024

Estou pensando ou em voltar para a Lander mais antiga ou ir para a Royal

Avatar
Miguel 21 de outubro de 2024

Yamaha e honda estão muito relaxada, principalmente a honda que sabe que tem troxa que compra a moto dela. Que até a Yamaha tá trazendo um pouco de tecnologia nas motos dela

Avatar
Deixe um comentário