Yamaha Fazer 250 com geração no fim da vida: será que a próxima virá sem seu maior problema?

Os casos de trincas de chassi no modelo ainda não foram esclarecidos pela fabricante; riscos de uma nova geração com o mesmo problema preocupam

Trinca chassi yamaha Fazer 250
Modelo tem problemas no chassi desde 2017 (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 27/10/2025 às 17h00

A Yamaha Fazer 250 é uma das mais consagradas motos da japonesa aqui no Brasil. Fabricada desde 2005, hoje ela se encontra na sua 4ª geração (3ª segundo alguns), mantendo a fidelidade de quem procura uma japonesa confortável para o dia a dia, afinal é a maciez o seu diferencial na categoria.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Porém a versão já está chegando em seus momentos finais, uma vez que a última reformulação geral que recebeu foi em 2017 (3ª geração). Mesmo que 2021 (4ª geração) ela tenha sofrido pouquíssimas mudanças, já são 4 anos com a mesma versão e uma moto não costuma permanecer igual por muito mais que 5 anos.

Uma nova Fazer 250 deve chegar entre 2026 ou 2027, porém uma coisa é fundamental para que o nome dela não caia de vez na boca do povo: o fim do famoso problema da trinca no chassi.

VEJA TAMBÉM:

Quem não é tão assíduo no mundo das motos talvez não conheça tanto este grave desastre estrutural do modelo, afinal não é nada tão alarmante como a trinca do cabeçote das antigas 300 da Honda, porém essa aqui pode dar muito mais dor de cabeça.

Várias são as reclamações a respeito da trinca do chassi das FZ25, que podem ser encontradas no site de confiabilidade Reclame Aqui, ou ainda em vídeos nas redes sociais.

Ponto é que, mesmo sendo mais pontual do que a trinca no cabeçote das 300 da sua rival, esta não basta ser substituída. Ou o mecânico tem que fazer uma solda “improvisada”, ou o proprietário deverá iniciar um processo burocrático de troca de chassi (que é pedido direto de fábrica) e por isso tudo se complica mais.

Qual o problema da trinca no chassi da Yamaha Fazer 250?

O chassi da moto é estrutura metálica que sustenta as partes da moto, como se fosse o esqueleto dela. Para que uma moto possa rodar sem problemas e com segurança, é fundamental que esta peça (que deve durar por toda a vida útil da moto) esteja em bom estado.

Se uma moto apresenta trinca ou quebra no chassi, sua estrutura fica comprometida e corre o risco de alguma peça se soltar ou até de um empenamento ou quebra repentina durante a condução.

Como esse problema aparece an FZ25?

Mesmo que a Yamaha nunca tenha se manifestado a respeito do inconveniente, fica claro que um problema repetido é um defeito no projeto da moto.

Trinca chassi yamaha Fazer 250 (1)
O problema aparece bem próximo ao motor da moto (Foto: Internet | Reprodução)

Como o problema é sazonal, muitos apontam que se liga a mau uso do veículo ou sobrepeso. Empinar ou fazer manobras exigem mais da estrutura de um modelo e este como qualquer moto urbana não é preparado para isso. A FZ25 atual suporta no máximo 175 kg, considerando gasolina, óleo, bagagens e tripulantes.

Mecânicos ainda apontam a causa do problema derivado a retirada do berço metálico que envolvia os modelos até 2017 (2ª geração). As novas FZ25 tem o motor “solto” nesta parte.

Porém, nada é comprovado e a única coisa que pode ser feita é redobrar o cuidado e atenção.

Como solucionar este problema?

Uma das dicas para evitar as trincas do chassi da Fazer 250 é, além do cuidado na condução, é o cuidado na manutenção. Este modelo exigiria uma verificação frequente dos parafusos que fixam o motor no chassi, já que é lá onde a trinca ocorre.

Trinca chassi yamaha Fazer 250
Casos de quebras completas já foram relatados (Foto: Internet | Reprodução)

Reparadores também realizam a solda nesta parte, o que não é recomendado, pois é um paliativo nada garantido e que segue colocando em risco a vida do condutor.

A melhor saída é levar o modelo até uma loja autorizada e tentar solucionar o problema. Pode ser que seja necessário uma troca de chassi (o que é possível por meio de encomenda de uma peça nova, marcada pela fábrica exatamente como a danificada).

O que a Yamaha pode fazer?

Além de auxiliar os donos dos modelos atuais, espera-se que a Yamaha ajuste este problema na nova Fazer 250. Não há nenhuma declaração oficial de quando ela chegará ao mercado, porém não deve demorar muito.

* Apuramos a situação com a fabricante, porém não obtivemos resposta.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos William 28 de outubro de 2025

Tenho uma 2022. Na verdade, essa peça que trincou em algumas é o berço duplo, que é uma peça de fácil substituição pois não faz parte do chassis que é gravado. A peça pode ser encontrada no mercado livre por menos de 300,00 reais. A peça é realmente confeccionada em material muito leve e um pouco frágil. Por isso, é fundamental usar a moto de forma adequada, não colocar sobre peso e realizar as manutenções preventivas regularmente, para que seja realizados os reapertos dos parafusos de fixação do motor.

Avatar
Sandro Passerine Gimes 27 de outubro de 2025

Isso só tem acontecido em um determinado tipo de comprador / condutor destas motos: o grauzeiro* poi aqui na minha regiao há várias rodando e nenhum caso exeto esses caceteiros* nunca vi falar

Avatar
Deixe um comentário